Tempo processo cidadania (filho)

Olá! Qual seria o prazo realista desde a atribuição do processo até sair o assento de nascimento?

Comentários

• @Juliocesar_

O que vc quer dizer com “atribuição do processo”? Seria a entrega da documentação na conservatória?

Os prazos dependem de quatro variáveis principais: qual o tipo de processo (filho, neto etc), se o requerente é maior ou menor de idade, onde o processo está (CRC-Lisboa, ACP) e se haverá alguma exigência ou não.

Sem saber qual seu caso não dá nem para estimar.

• Foi enviado pro acp porto

43 anos

O processo foi aberto pela conservatória no dia 15 de outubro de 2024

• @Juliocesar_

Continuo sem saber qual seu caso... Filho (art 1c), Neto(art 1d), tempo de residência, cônjuge?

Como pode ver nas tabelas que o redstorm compartilhou acima, há uma grande diferença a depender o tipo de pedido. De qualquer forma, Com essas tabelas você pode consultar você mesmo o seu caso e ter uma idéia 😉

Observe que não há garantia de prazo, é apenas uma estimativa com base nos processos aprovados recentemente.

• Filho - 1c

poderia me ajudar a entender essa tabela acima?

• @Juliocesar_ seu processo é 1C via transcrição, maior de idade. Em janeiro/2025 estavam analisando os processos de fevereiro/2024 (para ACP).

Recentemente meu tio fez o mesmo processo que o seu, levou 10 meses até a emissão do assento.

• @Juliocesar_

Baseado no que vc informou, seu processo de filho (1c) está no ACP, deu entrada 15 de outubro de 2024. Estou entendendo que entregou a declaração de nacionalidade (formulário 1c), portanto seu processo é por transcrição.

Segundo a tabela de status divulgada pelo Redstorm para o ACP (em fundo preto), em janeiro/2025 estavam decidindo processos de filhos maiores por transcrição que entraram na segunda quinzena de fev/2024 (portanto 11 meses antes). Se continuarem nesse ritmo e seu processo estiver completo e sem nenhum problema na documentação, provavelmente você terá seu processo aprovado por volta de setembro de 2025. Esses prazos podem variar bastante, mas essa é a melhor estimativa com base nas informações atuais.

• Pessoal, o processo da minha sobrinha, menor de idade, aparece como “Submetido” em 17-04-2023. Depois "Em análise" em 24-01-2025. E agora está em "Para decisão" desde a mesma data 24-01-2025. Qual seria um prazo realista para a entrega da documentação na conservatória? Obrigado!

• @ecoutinho o processo da minha sobrinha, menor de idade, aparece como “Submetido” em 17-04-2023. Depois "Em análise" em 24-01-2025. E agora está em "Para decisão" desde a mesma data 24-01-2025. Qual seria um prazo realista para a entrega da documentação na conservatória?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.