Negativa da Conservatória de Nazaré sobre registro de nascimento

Bom dia pessoal! Estive em contato com esse Fórum em 2022, quando vocês me orientaram sobre grafia de nomes. Este ano, resolvi retomar o pedido de certidões para dar inicio ao processo de cidadania. Ocorre que entrei pelo Registro online para solicitar a certidão de nascimento da minha avó, cujos documentos que tenho, (livro do registro de embarque e documento no Brasil RNE registro de estrangeiros), ,consta o nascimento em Praia de Nazaré, o embarque para o Brasil em 1921 consta ultima moradia Concelho Alcobaça, Freguesia de Pataias. Efetuei o pagamento da taxa de 10 euros e como estava demorando, entrei em contato por email, me informaram que tinham encaminhado o pedido para a conservatória de Nazare, que inclusive somente depois da cobrança do Registro civil (pois já tinha enviado email pra eles sem resposta), me responderam não ter localizado o assento e que aguardava novas informações.. Enviei os documentos citados acima e me responderam no mesmo dia que só tinham os livros a partir de 1919(ano em que ela nasceu), e me orientaram a solicitar para o Registro Distrital de Leiria. Enviei email pra eles (mail@adlra.dglab.gov.pt) , faz 10 dias, não sei se não vão responder ou o tempo é por conta da demanda. Dois familiares tiraram a cidadania cerca de 5 anos atrás e como o casamento da minha avó (Laura Jorge), filha de( Jose Bento Jorge, localizei um pedido de passaporte em janeiro de 1921 como Jose Jorge ou Jose Bento Jorge), ocorreu no Brasil, com cidadão brasileiro, tiveram que fazer a transcrição do casamento em Portugal(não sei se esta informação poderia ajudar o Registro online a encontrar, talvez por ser mais recente).Agradeço se puder me orientar em mais esta situação.

Comentários

• @SueliLuisGasques para comunicar com a arquivo distrital faça atraves do sistema CRAV. Vou lhe mandar um tutorial de como pedir certidão so para ter uma base, adapte o que for preciso Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) . Voce até pode pedir diretamente a certidão do nascimento, mas você pode pedir apenas a "pesquisa" (só a informação) ou a reprodução digital (que é uma copia escaneada do registro - sem valor legal) apenas para ver se está la mesmo.

• Boa tarde Alan. O ano de nascimento é 1919, posterior à lei sobre obrigatoriedade de registro civil, mesmo assim devo solicitar ao CRAV?

• @SueliLuisGasques o CRAV é o portal de serviços dos arquivos distritais onde se podem pedir documentos ali arquivados (não só batismos como coloquei no guia pois é o que normalmente precisamos). Se está no arquivo distrital vc pode pedir através dele.

• Obrigada pela sua resposta. Vou tentar esse caminho.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.