Certidão de batismo - CRAV
Ola!
Estou iniciando o processo de pedido da certidão de batismo de meu Bisavô através do CRAV.
Qual a melhor opção?
Analógica (suporte em papel) - Envio por correio postal ou
Digital - Descarregar a partir da web.
Essa digital é tentadora pedir pelo custo e rapidez de receber logo o documento, acredito eu; mas não sei se ira ter um certificado de validade (?) eu leio que boa parte pede suporte em papel e envio pelo correio.
Alguma opinião, qual a forma mais "correta" atualmente?
Obrigado pela atenção !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Rvasc
Siga o guia: Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
@AlanNogueira Obrigado!!
@AlanNogueira ou alguém, por gentileza... saberiam me informar se eu fiz o pedido certo? eu não to vendo a opção Narrativa no serviço. Eu acabei fazendo o pedido através da referencia/cota, achando que em algum momento nas janelas iam aparecer as informações ( narrativa e etc...) do guia de como pedir acima, mas pra minha surpresa após eu clicar pra prosseguir ja foi solicitado esse pedido da certidão. Eu acabei colocando a maioria das informações do meu Bisavô na parte opcional...E a resposta para eu aceitar o orçamento veio bem rápido, em cerca de 1h. Sera que isso que eu fiz so seria a imagem certificada do doc. sem a transcrição?
O processo correto teria que ter a palavra Narrativa no Serviço?
Pra ser "mais seguro " fiz outro pedido seguindo piamente o guia acima, mas a resposta ate o momento não chegou e fiz cerca de 5h atras. Li que algumas pessoas do forum relatam espera de ate 10 dias, é isso mesmo?
Obrigado!
@Rvasc nao dá pra saber exatamente o que você pediu nesse print, parece ser certidão reprográfica, que alguns já disseram aqui no fórum que também é aceita nos processos. Porém o que a maioria manda em seus processos é a narrativa, por isso coloquei essa observação no guia do CRAV aqui do fórum, inclusive destacando essa situação de que esse formato é o mais usado. Apesar de ser o “autor” do guia, que fiz para facilitar a vida das pessoas que como eu tiveram muitas dúvidas ao pedir a certidão dos meus antepassados, o guia só contém a sugestão do formato, a sugestão da forma de envio, etc… apenas sugestões sem caráter oficial e sem nenhuma responsabilidade da minha parte, é apenas um indicativo na intenção de ajudar - contudo, cada um decide pedir da forma que desejar pois cada um é responsável por seu próprio processo e decisões. Dito isso, reitero o conselho, que você pode seguir ou não (afinal conselho se fosse bom ninguém dava, vendia kkkk): siga o guia :-)
@AlanNogueira muito obrigado pela sua ajuda e opinião mais uma vez!! valeu ;-)
Ola a todos!
Estou tentando achar no Family Search a Certidão de Nascimento de meu Avô Alcindo Gomes Ferreira, nascido em Afuá, PA em 17/09/1911. Filho de Manoel José Ferreira e Maria Gomes Ferreira.
Alguém poderia ajudar? ja coloquei varias opções de procura, mas não aparece a certidão de nascimento ou batismo, somente a Óbito de Alcindo (1977, Belem-PA).
To chegando a conclusão que possa não ter esse arquivo de nascimento ou batismo no Family Search. Mas se alguém tiver alguma sorte ou tiver outro meio de procura, agradeceria muito.
*Na certidões de óbito e Casamento de meu Bisavô Português o primeiro nome de meu avô ta Alcinio. Não sabemos se meu avô Alcindo em algum momento "colocou" o D no nome. Pois todos os documentos que temos dele ta Alcindo. Mas também inclui o nome alternativo Alcinio na procura do Family Search. Espero que isso não seja um problema (?) no processo se realmete houve essa troca de i pelo d.
Duvida, plano B:
** Como Afuá, PA é na ilha de Marajó e lugar bem remoto, achei alguém num grupo do Facebook morador de Afuá, que se prontificou ajudar. Ja tem 3 semanas que essa pessoa disse que o cartorário iniciou o processo de procura mas não recebi cobrança $ pelo serviço da procura pelo cartorário e nem mesmo pagamento por algum outro tipo de serviço. Segundo essa pessoa que esta ajudando disse que sabia aonde estavam os "livrões antigos" e que o provável Cartório Coelho aonde meu avô aparentemente foi registrado foi fechado (?).
Sou muito agradecido dessa pessoa ter se prontificado em nos ajudar. Mas alguém teria alguma opinião de algum outro canal de opções de como obter essa certidão de nascimento tão antiga e num lugar do Brasil tão remoto? (e-protocolo? outos?). Pois a questão de não ter um Plano B esta me incomodando.
Obrigado pelo seu tempo!
@Rvasc já tentou contato direto com o cartório de Afuá-PA? Acredito que o caminho natural seria este :-)
@AlanNogueira Obrigado mais uma vez Alan, sempre aqui ajudando, valeu :)
Esse Cartório Coelho que meu avô aparentemente foi registrado ( a certidão de casamento que temos dele é desse cartório) mandei email e ligamos no único numero que achamos no google, mas não atendem nem por reza....vai ve que o cartório não ta mais ativo. Mas vou tentar outros cartórios da região que possam estar ativos la em Afuà e saibam aonde estão esses documentos, valeu pela dica Alan! ...eu moro fora do Brasil então fica tudo mais difícil...mas não impossível :)
Obrigado!!
@Rvasc talvez vc esteja com d add os atualizados, inclusive o nome do cartório… Registro Civil desta cidade é este:
@AlanNogueira Obrigado Alan pelas informações!
vou entrar em contato com esse cartório Brazão! ja consegui adicionar eles no meu Whatssapp e eles aparentemente tem um website que da pra interagir. Ajudou muito..pois eu ja tinha visto esse cartório mas você ampliou minha perceptação de que esse cartório possa ter a guarda desses registros... Com tanta informação que to aprendendo nesse processo a minha visão periferica ficou afunilada e não tinha pensado nessa possibilidade.
Show! Obrigado :)
@AlanNogueira mais uma duvida ...você acha que isso seria um problema se eventualmente encontrarmos essa inconsistência abaixo?
Na certidões de Óbito e Casamento de meu Bisavô Português o nome de meu Avô ta ALCINIO.
Não sabemos se meu avô AlCINDO em algum momento "trocou" o I pelo D no primeiro nome?
Todos os documentos que temos dele ( casamento, RG e certificado de reservista) e inclusive os documentos de minha mãe o nome de meu Avô ta ALCINDO.
Pelo jeito só vou descobrir essa verdade quando tivermos a certidão reprográfica na mão. Mas agradeceria sua opinião :)
Obrigado!