Documentos para pedido de cidadania para minha esposa
Olá,
Sou cidadão português e resido fora de Portugal.
Já completei o meu registo de casamento e agora está registado em Portugal.
Isso mostra que estamos casados há mais de 6 anos, na verdade mais de 30...
Dado que alguns dos documentos necessários para o registo de casamento também são necessários para o pedido de cidadania (com base no facto de ela ser casada comigo há mais de 6 anos), gostaria de perguntar se posso evitar o envio desses documentos para o serviço de pedido de cidadania portuguesa, como parte do pedido de cidadania para a minha esposa - porque o registo de casamento já foi aprovado - o que significa que o governo português já possui esses mesmos documentos, e os aprovou como válidos.
Isso me ajudará muito a organizar o pedido de cidadania e reduzirá meus custos.
Pelo que sei – os documentos correspondentes são:
1. Uma cópia da minha certidão de nascimento portuguesa
2. Certidão de nascimento estrangeira da minha esposa – traduzida para o português, verificada e assinada por notário e com apostila
3. Certidão de passaporte estrangeiro da minha esposa – traduzida para o português, verificada e assinada por notário e com apostila
4. Certidão estrangeira da minha esposa mudando o nome de família para o meu após nossa cerimônia de casamento – traduzida para o português, verificada e assinada por notário e com apostila
Então, acho que precisarei enviar como parte do pedido de cidadania dela - apenas os dois documentos a seguir:
1. O formulário de pedido de cidadania, preenchido em português e assinado por nós
2. Certidão de registo criminal da minha esposa (quanto tempo é necessário para que seja válida?) – traduzida para português, verificada e assinada por notário e com apostila
Estou correto no que escrevi acima? Esses são os únicos dois documentos que preciso enviar para solicitar a cidadania para minha esposa, com base em nosso casamento há mais de 6 anos, e os documentos que o governo já recebeu de nós para o registro de casamento?
Muito obrigado!
Comentários
@portugalman8 na minha opinião você deve mandar toda a documentação exigida no processo ainda que no momento da transcrição do casamento eventualmente tenha apresentado outra via do mesmo documento. Mesmo sendo tudo direcionado ao “governo português” há de se considerar que é um órgão diferente que analisará o pedido de nacionalidade, eles tem milhares de processos a analisar e muito provavelmente não irão parar tudo para procurar os seus documentos em um processo arquivado em outra conservatória (ainda que o façam isso pode atrasar o já demorado trâmite desse tipo de processo). Sugiro que siga a lista de documentos do site (obs adapte a situação do país onde vive, pode ter pequenas variações): Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3
Thank you @AlanNogueira !