Pais nao casados e registro após 1 ano de nascida
Boa noite , gostaria de saber se ainda não estao aceitando cidadania para filhos de pais nao casados e registrados com mais de 1 ano do nascimento?
Aqui no Brasil era xomum na década de 70 isso ainda acontecer, meu pai nao wra ainda desquitado da promeira esposa, entao nao poderia registras os filhos, só registrou pq um amigo virou tabeliao.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Natalia9763
Mas o registro foi feito com que idade da criança? Foi ainda na menoridade?
@CarlosASP sim na menoridade, nasceu em abril de 1974 e foi registrada em agosto de 1975.
@Natalia9763
O fato em si de ele não ser casado com a mãe da criança não é impeditivo.
O pai PT foi o declarante do nascimento da criança (ou seja, ele que foi cartório registrar a criança em 1975, disse que era o pai e assinou o livro de registro)?
Se ocorreu tudo isso, entendo que ele reconheceu a filha ainda na menoridade. A assinatura dele no registro de nascimento de 1975 seria a prova disso.
Imagino que irão perguntar a razão do registro ter sido feito depois de um ano; mas, aparentemente, é meio "só para constar" e em geral acabam aprovando. Diga a verdade e explique o que se passou na época. Pode dar uma lida aqui também. Mas espere para ver se essa questão será mencionada pelo conservador que vai analisar o processo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25906/guia-justificativa-de-registro-tardio
Mas, se o registro foi feito por outra pessoa (o tal amigo tabelião, talvez?), sem o PT reconhecer que era o pai e assinar o livro, aí tudo mudaria de figura.
@CarlosASP o pai no caso nao é português,a descemdência portuguesa é materna. A avó materna é portuguesa, a mãe brasileira., pai brasileiro.
@Natalia9763
o pai no caso nao é português,a descemdência portuguesa é materna. A avó materna é portuguesa, a mãe brasileira., pai brasileiro.
Isso muda tudo. Se o plano for o neto pedir cidadania diretamente, essa discussão sobre quem foi o declarante não faz sentido para o neto, apenas para o filho do português.
Para evitar mal entendido, poderia explicar quem é o portuuguês, se o filho e o neto do português estão vivos e quem vai pedir cidadania?
@CarlosASP o pai no caso nao é português,a descemdência portuguesa é materna. A avó materna é portuguesa, a mãe brasileira., pai brasileiro.
Oi carlos vamos lá, minha avó esta tirando cidadania como neta de Português, pela nova lei ela recebe com originária.
Depois que sair a dela quero tirar para minha mãe filha dela e depois para mim.
Recebi a informação que como meus pais nao eram casados quando eu nasci e fui registrada com mais de 1 ano de nascida, e nasci em 1974, teria que comprovar que sou filha da minha mãe, meu pai ja é falecido.
Mas ao mesmo tempo li que eles negam a cidadania nesse caso, isso procede?