José Pires 1909

Olá, meu avô era portugues, nascido em janeiro de 1909, consegui o atestado de óbito dele mas não a certidão, fiz uma solicitaçao para o crav mas gostaria de saber se por fora conseguiria algo

tenho os seguintes dados; Esposa Maria Gonçalves Pires

Pais

Domingos Pires

Maria Ribeiro, tiveram mais dois filhos Daniel e Cézar

Ele nasceu em São Martinho de Anta, Trás-os-montes e faleceu no Brasil

Consigo mais alguma informação através disso? Desde ja muito brigada

Comentários

  • @That


    Olá, meu avô era portugues, nascido em janeiro de 1909, consegui o atestado de óbito dele mas não a certidão, fiz uma solicitaçao para o crav mas gostaria de saber se por fora conseguiria algo


    que "certidao" voce esta procurando?

    Se for a de obito, como ele faleceu no Brasil, nao adianta pedir no CRAV.

    Se for a de nascimento, em Portugal, você pode por conta propria folhear os registros online e tentar localizar: PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-049_m0001.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq esse link tem os registros de 1904 a 1911. Vai virando as páginas até chegar em 1909 e aí tem que ler um por um até encontrar.

    observe que esses sao os registros de batismo. o batismo pode acontecer alguns dias, ou até meses depois do nascimento.

  • @That

    Assento 19, ano 1908, freguesia São Martinho de Antas, concelho Sabrosa, distrito Vila Real:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1078961 tif 122

  • Pedi pelo crav, eles me enviaram um orçamento para enviar a certidão de nascimento, é possível que eu consiga dar entrada na cidadania sem ser pelo crav? apenas procurando os registros online? Se eu achar, quais os proximos passos?

    Fiquei com medo de pelo crav acabar chegando uma certidão diferente, pelo nome dele ser bem comum

  • Muito obrigada pelas informações Gulherme e Eduardo

    Esse link que me enviou, parece ser dele mesmo, tenho que imprimir?

  • Tem a possiblidade de ser ele, mesmo ele tendo nascido em 1909?



  • editado January 30

    @That

    Pedido de passaporte de Domingos Pires (viúvo) com os filhos. O de 13 anos é o Daniel e não David como transcrito pelo ADVilaReal. José tinha 5 anos, portanto nasceu em 1908.

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1071352

    "Esse link que me enviou, parece ser dele mesmo, tenho que imprimir?"

    Não. Precisa solicitar no CRAV.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

  • Olá, estou investigando se Julia está em minha arvore, provavelmente está mas não consegui encontrar o documento dela na torre de tombo de vila real


  • @That com a indicacao dada acima voce pode solicitar a certidao do seu avo Domingos no CRAV, nao é necessario anexar documentos de mais parentes/colaterais (como dessa Sra Julia) no seu processo de nacionalidade, apenas um portugues e os demais documentos dos descendentes, veja a lista de netos (art 1 D) em ˜guias e informacoes uteis~ aqui do forum (na barra verde acima). Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.