Cartão de Cidadão e Passaporte diretamente em Lisboa

Em fevereiro/2025 a minha esposa terá uma semana em Lisboa para emitir o primeiro Cartão de Cidadão (CC) e Passaporte Eletronico Português (PEP). Hoje ela só tem o Assento de Nascimento português.

Eu sugeri que ela vá ao Campus de Justiça em Lisboa e faça tudo por lá. Pela minha pesquisa, o pedido de extrema urgência para o CC custa 53 euros, e fica pronto no mesmo dia ou dia seguinte, e o pedido de urgência para o PEP custa 100 euros e fica pronto no mesmo dia ou no dia seguinte, para retirada no Aeroporte de Lisboa.

Eu retirei o meu CC no início de 2022 no Campus da Justiça, mas fiz o pedido em outro local (Alcochete), e não fiz o passaporte, então não me lembro tão bem do processo, mas, tenho a impressão de que já é possível solicitar CC e PEP no mesmo pedido, mas não tenho certeza.

Outra coisa, ela só precisa apresentar o Assento de Nascimento português, o passaporte brasileiro, e pagar a taxa, para pedir o CC, e apresentar o CC e pagar a taxa para pedir o PEP, correto?

E, pelo que entendi, no Campus de Justiça não é possível fazer o agendamento online (https://agendamentos.mne.gov.pt/) como em outros lugares menores, certo?

Alguém que fez o processo recentemente poderia confirmar essas informações?

Seguem as informações que levantei:

Cartão de Cidadão | Justiça.gov.pt [https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao]

• Pedido normal presencial para maiores de 25 anos: 18 euros
  • Pedido urgente para maiores de 25 anos (3 dias úteis): 33 euros
  • Pedido extremamente urgente para maiores de 25 anos, (com levantamento apenas no balcão do Campus de Justiça de Lisboa e na Loja de Cidadão do Porto no próprio dia do pedido ou no dia seguinte): 53 euros

Passaporte eletrónico | Justiça.gov.pt [https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Passaporte-eletronico]

• Pedido normal (5 dias úteis): 65 euros
  • Pedido expresso (2 dias úteis, se o pedido for feito até às 17h): 85 euros
  • Pedido urgente (1 dia útil, se o pedido for feito até às 11h): 95 euros
  • Pedido urgente com entrega no próprio dia no Aeroporto de Lisboa, a partir das 17h15 (se o pedido for feito até às 11h em qualquer balcão): 100 euros

Departamento de Identificação Civil - Campus de Justiça (Parque das Nações) [https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Departamento-de-Identificacao-Civil-Campus-de-Justica-Parque-das-Nacoes]

• Morada: Avenida D. João II, 1.08.01, Edifício J, 4º e 5º piso, 1990-097 Lisboa
  • Dias úteis: 09h00 - 19h00

Comentários

• Na verdade o agendamento acho que seria por esse site: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/, o Camppus de Justiça (DIC Lisboa) aparece na lista, mas não tem horários, realmente parece que não dá pra agendar lá.

• @PedroGaspar

dá uma olhada nos meus comentários nessa página em conversa com o federicogga:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-lei-37-81-atualizada-2020-22-processos-e-acompanhamento/p773

Se referem ao começo de 2024.

Se for o primeiro PEP dela, eles vão pedir para ver o passaporte BR dela também.

• Legal @CarlosASP, obrigado pela dica do passaporte BR!

Mas você não sabe dizer se já é possível assinalar que quer CC e PEP no mesmo pedido no Campus de Justiça, né?

• @PedroGaspar

Como mencionado nos comentários, no começo de 2024 não era possível.

• Ah, me desculpe @CarlosASP, eu só tinha visto a sua primeira mensagem (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/361275/#Comment_361275), não tinha reparado que tnha outra na sequência! Agora li, obrigado.

• Olá @PedroGaspar , conseguiram tirar o CC e o PEP em Lisboa? Precisou de quanto tempo no fim? Precisou agendar?

Obrigado!

• @Hebert Militão, minha esposa acabou não indo naquela época, vai no fim de semana agora e fará esses trâmites no começo da semana que vem, a partir de 12/maio. Tentarei relatar por aqui como aconteceu, depois que ela for.

• Obrigado pelo retorno @PedroGaspar !

Em setembro estarei em Lisboa. Comonela vai iniciar os trâmites semana que vem ela agendou algo ou vai diretamente?

Valeu!

• Ela vai direto no Campus de Justiça, parece que lá não tem como agendar, pelo menos no site de agendamento nunca tem horário lá.

• Pois é, também notei que não aparece disponibilidade para reserva.

Se puderes mandar o relato de como foi o processo serei bastante grato!

Obrigado!

• Olá @PedroGaspar ,

Sua esposa conseguiu fazer os documentos em Portugal?

• editado June 9

Olá @Hebert Militão, me desculpe, na correria acabei esquecendo de vir contar como aconteceu. Ela conseguiu os documentos sim, teve só um contratempo, que nos deixou um pouco apreensivos, já que ela só tinha 4 dias úteis, mas acabou dando tudo certo.

Ela chegou em Lisboa num domingo (11/05) de madrugada e já ia embora na sexta-feira seguinte (16/05) à tarde, então o plano que eu tracei foi o seguinte: Na segunda (12/05) ela chegaria por volta das 06h no Campus de Justiça para pegar um bom lugar na fila, solicitaria o Cartão de CIdadão com extrema urgência, e pegaria no mesmo dia. Na terça (13/05) então ela faria a mesma coisa com o passaporte, e ainda teria 2 dias inteiros livres.

Ela fez isso, chegou na segunda por volta das 06h no Campus de Justiça. Eu alertei para ela tomar cuidado para não entrar na fila errada, porque eu mesmo já tinha feito isso, e ela de fato entrou primeiro na fila do passaporte, mas se informou e foi para fila certa, então já fica a primeira dica. Já havia gente na fila de pedido de CC nesse horário, mas ela conseguiu um bom lugar. Tudo estava correndo bem, mas, na hora de pagar veio o imprevisto. Ela levou o cartão Wise para usar na viagem, mas a atendente disse que lá no Campus de Justiça eles não aceitam cartão internacional, apenas cartão nacional ou dinheiro. E, embora eu tenha dito para ela levar dinheiro em espécie também, ela se esqueceu disso e não levou dinheiro suficiente. Conclusão, teve que voltar para o local onde estava hospedada para pegar o dinheiro, nisso gastou meia hora para ir e meia hora para voltar, e, só depois de pagar a taxa de 53 EUR é que o pedido do CC foi finalizado. Então, embora ela tenha concluído por volta das 11h, já não deu tempo de pegar no mesmo dia, o CC dela só ficou pronto para retirada às 17h do dia seguinte, terça-feira dia 13/05. Nisso ela já perdeu um dia e ficamos apreensivos de dar alguma outra coisa errada. Então a segunda dica, levem sempre dinheiro em espécie e saibam que cartões internacionais não são aceitos (eu não sabia).

O passaporte ficou para quarta-feira (14/05) então. Ela chegou novamente por volta das 06h no Campus de Justiça, dessa vez ela foi uma das primeiras da fila. Mas, nesse dia deu tudo certo, ela levou dinheiro suficiente em espécie, pagou a taxa de 100 EUR, e, por volta das 17h ela foi ao aeroporto e conseguiu retirar o passaporte com sucesso.

Embora o plano funcione, se correr tudo bem (pagando a taxa de extrema urgência, realmente fica pronto no mesmo dia, se você pedir cedo, caso contrário fica pronto no dia seguinte), foi bem arriscado... Porque, 2 semanas antes ocorreu aquele apagão geral em Portugal, que, se tivesse ocorrido enquanto ela estava lá, teria complicado bastante o planejamento, talvez ela nem tivesse conseguido os documentos em tempo hábil. E, meu pai leu uma notícia que dizia que na sexta-feira dia 16/05, que era o dia que ela estava indo embora, aconteceria uma greve de serviços públicos em Portugal. Então, ficamos ali no fio da navalha! Entretanto, tivemos sorte e deu tudo certo!

• @PedroGaspar obrigado pelo relato completo :)

• De nada!

• @PedroGaspar

Obrigado pelo relato.

Eu sempre gosto de ressaltar que é bom ter uma margem de tempo para possíveis imprevistos em uma viagem a PT apenas para tirar CC e/ou passaporte. Não se pode contar que sempre tudo vá dar 100% certo.

Pessoalmente, acho a coisa de ter de chegar tão cedo no Campus da Justiça para pegar lugar na fila inconveniente. Há outros locais em Lisboa onde se pode fazer a mesma coisa (a primeira etapa para fazer o pedido de um CC e/ou PEP).

Não posso garantir que sempre será assim, mas eu cheguei na Loja do Cidadão em Saldanha pouco antes de ela abrir. Havia sim já uma grande fila única, mas muita gente estava lá para outros assuntos sem ser do IRN. Quando a Loja abriu às 9, as pessoas foram rapidamente encaminhadas para os diversos serviços (assuntos tributários, permissão para dirigir etc), recebi a minha senha para o guichê do IRN e esperei sentado lá dentro. Antes das 11:00, já tinha sido atendido. A retirada do CC ("levantar" em PT), por ter pedido com extrema urgência, foi no Campus de Justiça.

Além de Saldanha, tem também a Loja do Cidadão em Laranjeiras. Ambas são relativamente próximas ao metrô de Lisboa - que também chega no aeroporto, se for o caso de depois retirar o PEP.

Vale lembrar que o pagamento só em euros mesmo, a não ser que a pessoa tenha um cartão de débito do sistema Multibanco em PT. E leve o seu passaporte BR como documento de identificação, tanto no pedido do CC como do PEP.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.