Nacionalidade
Dei entrada no processo de nacionalidade do meu filho em 26/05/22, até agora não tenho notícias sobre o andamento do processo dele sendo que dei entrada na nacionalidade da minha filha em 2024 em 50 dias já saiu a nacionalidade dela. Para mim isso é um absurdo porque desde ontem estou ligando no IRN de Lisboa fica mais de uma hora no telefone e nenhum atendente para atender fica na espera de 5 minutos etc sendo que vc fica uma hora no telefone. Já mandei vários email também para registos.centrais@irn.mj.pt várias vezes e nem responde os email. Gente como pode ter um trabalho tão demorado assim decepcionante da parte de vcs. Preciso de uma resposta porque isso está atrapalhando os estudos acadêmicos do meu filho. Tenho urgência no caso. Peço compreensão e ajuda pelo amor de Deus.
Comentários
@Adrianasousa
Lamento que você esteja passando por essa situação, mas precisa entender que o fórum não tem nenhuma ligação com qualquer órgão do governo português.
Mas eu participo do fórum desde 2021 e já vi muita coisa acontecer por aqui, então vamos olhar a sua mensagem ponto a ponto:
Dei entrada no processo de nacionalidade do meu filho em 26/05/22, até agora não tenho notícias sobre o andamento do processo dele
O que você quer dizer com "não tenho notícias sobre o andamento do processo"? Não recebeu a chave de acompanhamento? Ou você deu entrada no processo por meio de um consulado português no Brasil? Ou para qual conservatória você enviou o processo?
sendo que dei entrada na nacionalidade da minha filha em 2024 em 50 dias já saiu a nacionalidade dela.
se sua filha é menor de idade, é normal que o processo tenha sido concluído rapidamente. Se sua filha é maior de idade, ela deu muita sorte, pois processos de filhos maiores de idade tem levado entre 12 e 18 meses, na média.
Para mim isso é um absurdo porque desde ontem estou ligando no IRN de Lisboa fica mais de uma hora no telefone e nenhum atendente para atender fica na espera de 5 minutos etc sendo que vc fica uma hora no telefone.
Aqui você precisa fazer uma gestão de expectativas. Acabamos de voltar de um feriado (natal e ano novo). Obviamente há milhares e milhares de pessoas com vontade de saber o que está acontecendo com seus processos. É absolutamente normal que as linhas fiquem congestionadas. Mas para ser realista: é comum ter que ligar 5 , 10 , 15 vezes até conseguir ser atendido. É um atendimento de qualidade? Não. Mas é o que tem e não vai mudar tão cedo. Ligue pelo Skype (veja no link abaixo as dicas), deixe no viva-voz e vai preparar o almoço, vai preparar o jantar, assistir um filme... e uma hora eles atendem. Essa é a realidade e "se desesperar" não vai ajudar.
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
Já mandei vários email também para registos.centrais@irn.mj.pt várias vezes e nem responde os email.
O atendimento por email não é o atendimento prioritário. Ligue para a Linha Registos, conforme indicado no link acima.
Gente como pode ter um trabalho tão demorado assim decepcionante da parte de vcs.
De novo, ressalto que o fórum não tem ligação com o governo português. Ou seja não há nada "decepcionante" da nossa parte!
Preciso de uma resposta porque isso está atrapalhando os estudos acadêmicos do meu filho. Tenho urgência no caso. Peço compreensão e ajuda pelo amor de Deus.
Não há muito o que ajudar. Você precisa ligar na Linha Registos e insistir.
Eu notei que o atendimento da Linha de Registos está "diferente". Estou tentando ligar já alguns dias e fiquei na espera em 2 ocasiões até cair a chamada (exatos 66 minutos). Como o IRN está em greve, talvez o call center da Linha de Registos esteja em greve também.
@Adrianasousa ,onde vc deu entrada?se foi em Lisboa ainda estão analisando dezembro de 2021,não há o que fazer,infelizmente.
@eduardo_augusto @Guedes agradeço muito pela respostas de vcs.
então dei entrada no consulado geral de São Paulo, no caso da minha filha foi isso mesmo consegui dar entrada um mês antes de ela completar 18 anos. Porém do meu filho, conversando com o pessoal do consulado de Sp eles consultaram e disseram que o caso do meu filho está no final que faltava somente o consul assinar. Mas o que me entristece é a falta de comunicação e respostas da parte do Cônsul de Lisboa porque o pessoal de São Paulo disse que eles não podem fazer mais nada, porque o processo dele se encontra no IRN de Lisboa. Pelo prazo já se estendeu mais de 24 meses. Vou tentar na segunda-feira ligar lá novamente, estou ligando pelo Skype. Eu sei que o fórum não tem ligação com Cônsul. Precisava de uma ajuda como poderia pela espero de alguns que passaram por isso que pudessem me ajudar de alguma forma se é necessário colocar um advogado em Portugal que pudesse me ajudar com o processo do meu filho. Obrigada 🙏🏻
@Adrianasousa
conversando com o pessoal do consulado de Sp eles consultaram e disseram que o caso do meu filho está no final que faltava somente o consul assinar. Mas o que me entristece é a falta de comunicação e respostas da parte do Cônsul de Lisboa porque o pessoal de São Paulo disse que eles não podem fazer mais nada, porque o processo dele se encontra no IRN de Lisboa.
Está confuso isso. Falta o Cônsul assinar, ou o processo está em Lisboa? Ou o processo foi para Lisboa e depois volta para o Brasil? Ligue novamente para entender melhor o que aconteceu.
Fica uma lição para os "próximos processos" da família: façam tudo sempre direto por Portugal, é mais rápido e o acompanhamento online bem mais simples.