Alguém me ajuda achar documentos?

Olá pessoal, TD jóia?

Meu avô é português.

Preciso da certidão de batismo ou nascimento dele né? Nasceu em 1876 (então não tem na via online)

Poderiam me ajuda encontrar?

Achei esse passaporte dele.

ALBERTO CARREIRA, Batizado em

25 de maio de 1876Monte Redondo, Leiria, Leiria, Portugal.

Uma dúvida: após conseguir a informação de que ele foi batizado tal dia em determinada igreja, tenho que mandar a certidão para solicitar a nacionalidade ou posso apenas informar aonde encontra tal registro nos arquivos portugueses?

Aí eu junto certidão de nascimento atualizada inteiro teor com protocolo de haia meu até o meu avô?

Taxa de 175 euros.

Não precisa de tradução né?

Fico muito grato se puderem me ajudar ...

Abraços

Comentários

• @joohncastro

Você precisa localizar o registro de batismo dele. Provavelmente deve encontrar aqui no Tombo: https://tombo.pt/

Tendo localizado o registro, você deve entrar no site do CRAV e pedir uma cópia. É essa cópia que você vai mandar com o processo. Veja aqui como pedir a cópia: [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa

Tendo o documento do seu avô, deve seguir as instruções para fazer o seu pedido de nacionalidade como neto: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa

• @joohncastro Você encontra no Tombo - http://tombo.pt/ . Registro n. 61 do livro de Batismo (anos 1868-1877) de Monte Redondo, Leiria. Arquivo m0144.

• @joohncastro

oiee, tudo bem? dei uma olhada nos arquivos de leiria aqui e encontrei um batismo que bate com o que você passou, inclusive a data, nome e localidade! acredito que seja esse mesmo, vou mandar aqui junto com o link do livro em que encontrei e o do site geral!

na foto o do seu avô é o do canto inferior esquerdo! já no livro em si, é a imagem que termina com 144!

espero que você consiga fazer o processo! se precisar de ajuda p achar outro doc pode chamar que tento ajudar como puder :)

• Deus abençoe vcs imensamente!!!

• Bom dia pessoal.

Minha avó (neta de português) irá pedir nacionalidade.

Solicitamos na CRAV a certidão narrativa de batismo do avô dela nascido em 1876. Acharam e enviaram por correios. Pagamos 22 euros.

Assim que chegar vamos atrás das certidões:

- Nascimento do filho do português, fotocópia da certidão, se ilegível pedir interior teor digitada. + Apostila haia.

- Nascimento de nascimento da neta (minha avó), fotocópia da certidão, se ilegível pedir interior teor digitada. + Apostila haia

- RG da minha vó cópia colorida autenticada em cartório. (Precisa apostilar?)

- certidão antecedentes criminais da minha avó (polícia civil e federal? Precisa apostilar?)

- requerimento 1D (sem apostilar, assinatura com reconhecimento por autenticidade)

- pagar a taxa de 175 EUR e enviar (porto ou Lisboa.. porto é mais rápido ne)?

Além dessas dúvidas acima. Pergunto:

1) a certidão de nascimento do filho do português eu vi uma foto que o declarante do Nascimento dele, não foi nem o pai nem a mãe, foi um terceiro. Algum problema?

2) Precisa apostilar casamento de alguém deles? (Português, filho, neto)? Tendo em vista que eu tenho interesse em pedir também pela linha avó (neta de português)?

3) As certidões de nascimento é do estado de SP. posso pegar essas certidões e enviar para outro estado fazer apostila haia por ser mais barato?.

Agradeço de antemão a ajuda dos colegas mais experientes !

Att.

• @joohncastro

Pergunta 1: sim, é um problema. Mas tem uma solução na maioria dos casos. O PT casou antes do nascimento dessa criança? Se afirmativo, você terá que transcrever o casamento do PT com essa pessoa e resolve a questão. Essa é a mais simples de todas. Se ele não tiver casado, mencione isso e depois se orienta qual o caminho a seguir nessa situação.

Pergunta 2: Vai depender de onde fará a transcrição do casamento (pergunta 1), pois os requisitos variam de lugar para lugar. Em que estado do BR mora (ou em que país, se for fora do BR)?

Se quiser ir se familiarizando com o tema. tem muitos tópicos sobre transcrição:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento

Pergunta 3: Sim. Muita gente apostila em SC ou DF pela diferença de preços. Ainda não vi as tabelas de 2025 para cada estado, mas imagino que SP continue entre os mais caros.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.