Sou filho de mãe naturalizada através do meu vô. Qual forma é a melhor de obter a cidadania?

Olá pessoal,

Realizei o processo de cidadania da minha mãe através do meu avô que é português e queria iniciar o meu processo de cidadania, mas não sei qual a forma ideal.

Sendo maior de idade, não posso obter através da declaração de interesse de minha mãe, portanto, é melhor que eu faça através do meu avô ou há alguma forma de fazer pela minha mãe? Se sim, será necessário transcrever o casamento dela com meu pai? No caso, são divorciados, não sei como isso poderia ser feito, por conta do divórcio e de minha mãe ser naturalizada e não portuguesa de origem.

Comentários

• @dac

acho que você está confundindo um pouco as coisas.

se o seu avô era português e transmitiu a nacionalidade para a filha (que é a sua mãe), então foi um processo pelo artigo 1C. Significa que a nacionalidade dela retroage ao nascimento.

portanto, basta você pedir a sua nacionalidade, como filho de uma mulher portuguesa.

veja aqui a lista dos documentos, é bastante simples.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• @dac

Realizei o processo de cidadania da minha mãe através do meu avô que é português e queria iniciar o meu processo de cidadania, mas não sei qual a forma ideal.

Agora que sua mãe é portuguesa, vc pede sua cidadania como filho (art 1c). Provavelmente terá que transcrever antes o casamento dela com seu pai, dependendo de quem declarou seu nascimento.

Sendo maior de idade, não posso obter através da declaração de interesse de minha mãe, portanto, é melhor que eu faça através do meu avô ou há alguma forma de fazer pela minha mãe? Se sim, será necessário transcrever o casamento dela com meu pai?

A premissa está errada. Você ser maior de idade não impede que você solicite nacionalidade como filho. Use o guia no link abaixo para maiores informações.

No caso, são divorciados, não sei como isso poderia ser feito, por conta do divórcio e de minha mãe ser naturalizada e não portuguesa de origem.

Mais premissas erradas. Se sua mãe obteve cidadania por ser neta de um português, ela não é naturalizada. Ela obteve nacionalidade portuguesa por atribuição, e portanto é uma portuguesa originária (como qualquer português nascido em Lisboa ou no Porto). Seus pais serem divorciados não impede seu pedido de nacionalidade. Leia os guias abaixo com atenção e se ainda tiver dúvidas, pergunte.

Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.