Quanto tempo o processo levara?

Ola! tudo bem com vocês? Espero que sim :)

Sou descendente de italiano e de português. Porém, devido a cidadania portuguesa ser mais em conta e o processo mais simples, estava pensando em optar por ela. Mas tenho uma duvida.

Como a minha avó é a neta de português, eu sei que preciso fazer o processo dela primeiro. Sei também, que o processo leva em media 3 anos e alguns meses. E que depois disso preciso fazer o processo pra minha mãe e depois pra mim. A minha duvida é, quanto tempo vai levar ate eu ter o meu passaporte em mãos? Tenho a intenção de morar fora, e não quero esperar mais do que 3 anos pra isso. Por isso estou em duvida se faço o processo da cidadania portuguesa ou se invisto na italiana, que mesmo mais cara, levaria 3 anos para sair e é direto para mim… Me ajudem por favor :D obrigado!!!

Comentários

• @RichardNunes até chegar em vc se não precisar de nenhuma transcrição ou retificação,hj em dia está levando em torno de6 anos,mas esse tempo vem aumentando.

• @RichardNunes uma forma usual para acelerar os processos é a apensação de processos, no entanto alguns colegas relataram problemas recentemente, leia o post: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos

• @RichardNunes

ter outra nacionalidade não é condição para “morar fora”. E ter a nacionalidade também não é garantia de que terá sucesso na empreitada.

em todo caso, por ascendência portuguesa sua nacionalidade portuguesa vai levar cerca de 6 anos, considerando os prazos atuais. Tem algumas reformas em curso, acredito que a situação melhore, talvez leve 5 anos.

há soluções mais rápidas que a nacionalidade. Pode buscar um emprego e ir com visto de trabalho, ou pode casar com uma estrangeira e ir como cônjuge.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.