Mudança de status de processo

Ola pessoal boa tarde, sou neta de português porem dei a entrada para aquisição de cidadania depois q meu pai ja esta com assento, então configura como aquisição pai para filha, dei entrada no processo em novembro de 2023 em Faro, eu não tive nenhuma atualização até o mês de outubro desse ano 2024, entao tive a atualização q o processo estaria na fase de conclusão porem nao recebi nenhum email, um mes depois eu atualizo novamente e o processo voltou para o primeiro estágio 🙃 atualmente moro na Irlanda e preciso do meu visto com urgência, eu ligo em faro, lisboa e sempre estao com a linha cheia, mando email e ninguém me responde, o que eu posso fazer para saber a situação do meu processo?

Comentários

• Só para conhecimento, @Roseazevedo, muitos processos no início da plataforma apresentavam esse status de "em conclusão" de forma errônea, por bug da plataforma mesmo. Acredito que o seu processo nunca chegou a sair do status de "submetido".

Sinceramente, não sei como está o volume de processos na CRC de Faro, mas dificilmente vejo processos de filhos maiores sendo concluídos antes de 12 meses, costumam finalizar em cerca de 18 meses em conservatórias menos sobrecarregadas, então ainda está "dentro da normalidade". Mas, como o @Redstorm recomendou, tenta ligar na linha de registos para ver maiores informações do seu processo! :)

• editado December 23

@Redstorm @Roseazevedo

Ola pessoal boa tarde, sou neta de português porem dei a entrada para aquisição de cidadania depois q meu pai ja esta com assento, então configura como aquisição pai para filha,

Ser neta de português nesse caso não faz nenhuma diferença. Você é filha de português e é só isso que importa. Outra coisa, seu processo não é de aquisição, mas sim de atribuição. Evite falar que é neta ou de que está adquirindo a nacionalidade portuguesa, especialmente em comunicações com Portugal, para não dificultar o entendimento de quem estiver do outro lado da linha.

A conservatória do registro civil de Faro tem 1 conservador. Se esse conservador ficar doente ou se for uma mulher e entrar em licença maternidade, ou qualquer outra situação que a impeça de continuar suas atividades, fica tudo parado até o dia que alguém se digne a transferir os processos para outra conservatória. ou então, fica tudo parado mesmo, esperando o retorno do profissional.

Por isso aqui no fórum sempre recomendamos enviar os processos 1C para o Arquivo Central do Porto (ACP). Atualmente a ACP está concluindo processos entre novembro/2023 e janeiro/2024, segundo nossa planilha de acompanhamento. Não há informações sobre a conservatória do Faro. Só mesmo ligando para a Linha Registos (recomendado), ou enviando um e-mail para perguntar.

Filhos (Mod 1C) - Planilha Cidadania Portuguesa

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

eu ligo em faro, lisboa e sempre estao com a linha cheia, mando email e ninguém me responde, o que eu posso fazer para saber a situação do meu processo?

A única outra forma é ir em uma Conservatória, mas entendo que essa não é uma opção para você. Não adianta ligar para Faro ou para Lisboa. Você tem que ligar para a Linha Registos - instruções no link acima.

• @Roseazevedo

apenas um complemento do que eu escrevi ontem. Precisa saber na verdade como seu pai se tornou português. O processo dele, imagino, foi por atribuição, certo?

• @eduardo_augusto obrigada pela ajuda

sim, por atribuição do meu avô para o meu pai.

e eu conseguiria mudar meu processo para Porto?

Eu comprei passagem para ir a Faro verificar em janeiro, espero que o erro seja para bom e que esteja proximo de finalizar 🥲

Mas caso não esteja, consigo entrar com pedido de urgência?

obrigada a todos

• @Roseazevedo

olha, a menos que vc tenha um plano de fazer turismo por lá, minha sugestão é vc cancelar essa sua viagem. Grande chance de vc chegar em Faro e apenas ouvir de um funcionário, possível de maneira bem curta, que seu processo será analisado quando possível.

ligue para a linha registo. Tente se informar por lá primeiro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.