Como fazer apostilamento de documento português estando no Brasil?
Bom dia! Necessito de ajuda para pensar uma situação de retificação de documento. Minha mãe, está com processo de cidadania como filha maior (1C). Observamos que a data de nascimento colocada na certidão de casamento do meu avô português com minha avõ brasileira está incorreta - foi colocada uma data de nascimento de um documento de entrada de estrangeiro no Brasil e não a data que está no assento de batismo dele, que usamos como prova de que ele proveio de Portugal. Entrei em contato com o cartório brasileiro aonde está registrada a certidão de casamento pedindo a retificação da data de nascimento. Eles exigem que o assento de batismo português, o qual consegui digitalmente, através do Arquivo da Ilha da Madeira, seja apostilado em Portugal para que assim tenha valor genuíno. Estou no Brasil, é possível uma amiga fazer esse apostilamento sem a presença de algum familiar do meu avô? Aonde que ela precisa se dirigir para fazer o apostilamento (ela reside numa freguesia próxima a Porto). Agradeço se puderem me ajudar.
Comentários
@PH_Camacho ha uma discussao aberta sobre como apostilar documentos em Portugal: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p18
@PH_Camacho , o apostilamento é feito na Procuradoria Geral em Portugal. Em dezembro enviei pra lá, paguei 10.20 euros. Quando o documento chegar de Portugal, não esqueça de Registrar ele em cartório de Registro de títulos e notas, não é qualquer cartório que faz esse registro. Semana passada fiz o meu e paguei 155,32 reais. Boa sorte