Dúvida sobre processo de naturalização meu e da minha família
Olá, pessoal! Como estão?
Descobri há uns anos que haveria uma possibilidade de me tornar cidadão português e só agora tive tempo para verificar as burocracias certinho. A minha situação é a seguinte:
O meu bisavô era português e se casou com a minha bisavó brasileira, no Brasil. Consegui entrar em contato com o Arquivo Distrital do Porto para encontrar a certidão de batismo dele e já a possuo digitalizada com a autenticidade do órgão público. Também tenho em mãos a certidão de casamento deles, assim como o óbito de ambos.
E aí eu fiquei com algumas dúvidas depois de pesquisar bastante aqui no fórum. A minha bisavó se chamava Judith, mas na identidade da minha avó e na certidão de nascimento da minha avó, consta como "Judithe". Enquanto na certidão de casamento do meu bisavô com a minha bisavó consta como "Judith", sendo que ela não chegou a fazer alteração de nome por conta do casório. Isso pode ser um impeditivo? Eu preciso retificar isso ou não?
A minha outra dúvida é sobre a certidão de nascimento da minha avó e a necessidade de transcrever o casamento do meu bisavô com a minha bisavó. O meu bisavô é o declarante na certidão de nascimento da minha avó, sendo feito o registro um dia após seu nascimento. Vi em algumas discussões aqui que com essas características, não seria necessário fazer a transcrição do casamento e nem do óbito e gostaria de confirmar com vocês isso.
A família do meu bisavô morava em Castelões de Cepeda, atual Paredes em Porto. Eu precisaria solicitar essa documentação impressa para recebê-la no Brasil e depois encaminhá-la para o Arquivo Central do Porto? Literalmente, tirando a documentação do local de onde ela deve ficar para fazer um bate e volta no Brasil? Se for necessário fazer isso, como eu posso fazer esse procedimento?
A minha avó não alterou o nome a vida toda, sempre foi o mesmo desde o nascimento. Portanto, no meu caso, basta reunir os seguintes documentos para começar o processo?
- Certidão de batismo do meu bisavô em papel, inteiro teor e com a apostila de Haia
- Certidão de nascimento da minha avó em papel, inteiro teor e com a apostila de Haia
- Formulário 1C (https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410)
- Pagamento da taxa de 175 euros (https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C)
Caso seja necessário apenas isso, por onde e como eu faço para dar entrada no processo? Ainda estou um pouco perdido sobre como iniciar de fato tudo isso.
Vou deixar a árvore genealógica da minha família aqui para facilitar a compreensão do caso.
Bisavós maternos: Guilherme Ferreira Loureiro (português) e Judith Alves da Silva (brasileira), que passou a se chamar Judith da Silva Loureiro, após o casamento.
Avós maternos: Maria Iracema Ferreira Loureiro (brasileira, filha e descendente viva de Guilherme) e Rui de Jesus Almeida e Oliveira (brasileiro).
Mãe: Lúcia Loureiro (brasileira, neta e descendente viva de Guilherme) Pai: Joubert D'Aguiar (brasileiro)
Filho: Igor Loureiro D'Aguiar (brasileiro)
Agradeço a atenção desde já.
Comentários
@igor_loureiro ,
Na minha opinião a divergência no nome de sua bisavó de Judith para Judithe, constante da certidão de nascimento e RG de sua avó não será problema. Mas vamos ver se outros foristas pensam diferente.
Uma vez que seu bisavô foi o declarante do nascimento de sua avó na menoridade, não é necessária a transcrição de casamento.
Para uma lista completa de documentos sigua o guia abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
A família do meu bisavô morava em Castelões de Cepeda, atual Paredes em Porto. Eu precisaria solicitar essa documentação impressa para recebê-la no Brasil e depois encaminhá-la para o Arquivo Central do Porto? Literalmente, tirando a documentação do local de onde ela deve ficar para fazer um bate e volta no Brasil? Se for necessário fazer isso, como eu posso fazer esse procedimento?
Não entendi muito bem de que documentação você fala aqui, mas de Portugal tudo que você precisa é do assento de seu bisavô. Evite mandar documentos em excesso, siga a lista do link acima e tudo dará certo.