Qual a melhor opção: Reagrupamento familiar?
Jacqueline Thompson
Member
Pessoal,
Já tenho a minha cidadania, cartão cidadão, passaporte tudo que tenho direito. Estou planejando morar em Portugal em 2025. A minha questão é em relação ao meu companheiro e nossa filha adolescente.
Vamos as dados:
- Não sou casada no civil, só tenho união estável. Estamos juntos há 20 anos.
- Minha filha já tem 14 anos e é do meu companheiro.
- O processo de cidadania da mãe dele está no status "Para decisão" - ela está tirando pelo avô dela (bisavô do meu companheiro)
Minha dúvida é: o que seria melhor?
- Dar entrada no processo de cidadania da minha filha agora mesmo
- Se sair a cidadania da minha sogra, dar entrada no processo de cidadania do meu marido por ela antes de ir.
- E peço o reagrupamento familiar quando chegar lá.
ou
- Não faço nada agora. Vou pra Portugal e lá solicito o reagrupamento familiar de filho e companheiro?
Outra dúvida é:
- Devo casar no civil aqui no Brasil?
- ou caso em Portugal,
- ou se não precisa para o caso de reagrupamento familiar?
Alguém pode me dar uma luz, estou meio perdida.
Obrigada!!!! ♥
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Eu acho que a cidadania da minha sogra está pra sair a qualquer momento, mas isso é só um achismo, claro.
@Jacqueline Thompson ,
O que você mesma escreveu como primeiro opção seria o melhor a fazer, ou seja:
Você não explicou se tem uma união estável registrada, mas se sim será muito mais simples pedir cartão de residência para o seu marido, enquanto a cidadania dele por atribuição não sai. Ele pode ir como turista e chegando lá fazer um agendamento na AIMA para solicitar o cartão de residência após os 90 dias do visto de turista. Veja no link abaixo como fazer. Quanto a casamento isso ajudaria para obter o cartão de residência, se vocês não tem uma união estável registrada. Seria melhor se casar no Brasil e já levar a certidão de casamento de cópia repográfica e apostilada.
Mas com relação a sua filha, quanto antes você pedir a nacionalidade dela melhor e é gratuíta. Seria um trabalho e custo desnecessário solicitar cartão de residência para ela, quando é possível que ela consiga a nacionalidade portuguesa em questão de meses por ser melhor de idade. Não sei quando em 2025 vocês pretendem ir para Portugal, mas caso a nacionalidade dela não tenha saído ela terá que ir como turista e tanto ela como seu marido precisariam de passagem de ida e volta. (ouvi dizer que o consulado poderia dar um documento nestes casos isentando os familiares de comprar a passagem de volta, não sei se procede ou não, seria o caso de se informar).
Outra coisa, mesmo que a nacionalidade de sua sogra não saia antes de vocês irem para Portugal, o seu marido pode da mesma forma ir para Portugal e lá ficar com autorização de residência e assim que puder, dar entrada na nacionalidade dele por lá mesmo. Neste caso prepare os documentos necessários no Brasil e já leve tudo para o processo dele.
Links:
Atribuição menos de idade: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c
Cartão de residência: https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue
@texaslady muito obrigada pelos esclarecimentos. De fato, temos união estável registrada aqui no Brasil. Então nesse caso, acredita que seja melhor casar aqui e já levar a certidão de casamento?
pra mim é o que faz sentido:
Obrigada!
@Jacqueline Thompson ,
sim acho que esta seria a melhor forma. Só lembrando que a união estável pode ser transformada em casamento. Leia no link abaixo. Parece que se o cartório usar a data retroativa da união estável para o casamento seria o ideal, e parece que alguns não usam. Por isso é melhor consultar um cartório e fazer todas as perguntas, e checar também os custos tanto para esta conversão quanto para um casamento com cerimônia.
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/como-requerer-a-conversao-de-uniao-estavel-em-casamento/1347611994