Divergencia entre certidoes
Estou indo para portugal no prox mes, sou cidadao portugues, darei entrada na cidadania para minha esposa.
estou com todas as certidões apostiadas. Porem hoje verifiquei que a certidao reprografica está diferente de todos os documentos dela.
na certidao inteiro teor e reprografica esta “Carla Fernandes Silva” mas na certidao sinples da epoca e o RG, cpf, passapoete, cert casamento esta “Carla Fernandes da Silva” ( a diferença e o “da”) que na reprografica nao consta.
sera que aceitam n conservatória ou terei que retificar todas as certidões antes? Que nao daria tempo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Thiagopereira
Estou indo para portugal no prox mes, sou cidadao portugues, darei entrada na cidadania para minha esposa.
Não há vantagem nenhuma em entregar os documentos direto na conservatória. para não perder tempo em fila, recomendamos sempre mandar pelos correios ou DHL. A única grande vantagem de entregar na conservatória é que você já sai com o processo numerado.
na certidao inteiro teor e reprografica esta “Carla Fernandes Silva” mas na certidao sinples da epoca e o RG, cpf, passapoete, cert casamento esta “Carla Fernandes da Silva” ( a diferença e o “da”) que na reprografica nao consta.
certidão simples da época --> ignore, não é documento necessário, deixe guardado na gaveta
cpf --> ignore, não é documento necessário, deixe guardado na gaveta
passaporte ou RG --> só precisa escolher e enviar 1 deles. o RG deve ser recente (menos de 10 anos). se for usar o passaporte, confira se tem o nome dos pais (nem todos tem)
diferença entre certidão inteiro teor e reprográfica e certidão de casamento --> a partícula de ligação "da" geralmente é ignorada e nunca li nenhum relato aqui no fórum de problema com isso. pode seguir com o processo da sua esposa!
atenção: nessa lista de documentos, está faltando um bem importante, entre outros: a certidão portuguesa de casamento, que você recebe quando faz a transcrição do casamento. Estou assumindo que vocês se casaram no Brasil. Se o casamento foi em Portugal, não tem problema.
confira a documentação com o nosso guia: Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3 — Fórum Cidadania Portuguesa
atenção: nessa lista de documentos, está faltando um bem importante, entre outros: a certidão portuguesa de casamento, que você recebe quando faz a transcrição do casamento. Estou assumindo que vocês se casaram no Brasil. Se o casamento foi em Portugal, não tem problema.@eduardo_augusto
não somos casado temos união estável registrado em cartório brasileiro desde 2015 .
na relação de documentos no consulado não informava a necessidade de fazer a transcrição da união estável em Portugal.
O Rg foi emitido em 2015 acredito que ainda está válido menos de 10 anos
@Thiagopereira
aí complicou ainda mais!
se você vai fazer o processo em Portugal, esqueça a lista da conservatória.
Siga a lista que temos aqui: Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3 — Fórum Cidadania Portuguesa
Se vocês não são casados, mas tem união estável, antes de poder entrar com o pedido de nacionalidade, precisa homologar a união estável em Portugal. Para isso você vai precisar de um advogado.
Sou cidadão português, tenho união estável ha 7 anos registrado em cartorio brasileiro. Por escritura publica.
a conservatoria aceita essa uniao estavel ou precisa mesmo ser via judicia a setença.
eu preciso fazer a transcrição antes de pedir a nacionalidade da esposa ou pode ser feito junto?
Voce sabe dizer o que precisa para enviar para o advogado entrar ? Teria contato de algum advogado portugues? E qual prazo para isso? @Eduardo
@Thiagopereira
o ideal é você consultar um advogado registrado na Ordem dos Advogados de Portugal - cada profissional tem o seu jeito de trabalhar.
a princípio, deveria fazer a transcrição antes de pedir a nacionalidade. Na verdade aqui não se trata de transcrição, mas sim de homologação. A transcrição deveria ser feita primeiro, porque ela pode demorar - vai depender da documentação, do seu advogado, do juiz... e você não vai querer que o seu processo caia em exigência pela falta da homologação, só pq ela está demorando demais.
mas é uma questão de estratégia, que o advogado poderá te orientar.
não podemos recomendar profissionais, é contra as regras do fórum, você precisa procurar na internet, ou conhecidos.
@Thiagopereira
Sou cidadão português, tenho união estável ha 7 anos registrado em cartorio brasileiro. Por escritura publica. a conservatoria aceita essa uniao estavel ou precisa mesmo ser via judicia a setença.
Não aceita. A lei da nacionalidade portuguesa no art 3.3 é explícita:
O estrangeiro que
, à data da declaração, viva em união de facto há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa, após ação de reconhecimento dessa situação a interpor no tribunal cível.eu preciso fazer a transcrição antes de pedir a nacionalidade da esposa ou pode ser feito junto?
É bem mais complicado que isso. Vcs não são casados, portanto não há o que transcrever. Para sua companheira poder pedir nacionalidade portuguesa pela união de facto, você precisaria contratar um advogado brasileiro para reconhecer judicialmente a união de vcs. Em seguida você precisaria contratar um advogado inscrito na OA de Portugal para fazer a homologação da sentença brasileira em Portugal e só então a união de vocês seria reconhecida em Portugal para fins de nacionalidade.
Eu passei pelo mesmo dilema, pois vivia em união estável no Brasil há 10 anos e dada a complicação e custos optei por casar e contar o tempo de 3 anos (pois temos uma filha que como eu, é portuguesa) para então minha ex-companheira (atual esposa) poder pedir nacionalidade por casamento.
Converse com um advogado, mas acredito que o caminho mais simples/econômico será vc se casar e após o prazo exigido pela lei (5 anos sem filhos ou 3 anos com filhos) ela possa entrar com o processo de nacionalidade dela.
Boa sorte.