Tripla nacionalidade - brasileira de origem, espanhola e portuguesa por naturalização. É possível?

2»

Comentários

• E no final das contas depende onde quer estar e o que quer… se por algum motivo seu sonho é morar no interior da Rússia desbravando a neve no extremo norte vale a pena tentar virar Russo kk

Eu tenho interesse em trabalhar e ganhar meu dinheiro em paz , coisa que hoje não consigo com meu passaporte brasileiro , com um bom emprego estou preso dentro de casa por medo da criminalidade e vendo meu poder de compra se derreter…

Eu até tenho vontade de morar nos EUA ou Suíça, ainda que tenha bastante imposto porque eu tenho interesse nas regiões devido a convicções minhas.

no final das contas não tem melhor ou pior, se ama sorvete , pizza e arte, além de uma vida tranquila seja feliz na Itália e no que puder nos aqui do fórum vamos ajudar!

• @marcelloamr Sim.

Claramente o ranking se baseia em um amplo contexto.

Mas o que " é bom pra mim, não necessariamente será bom para você ou outra pessoa e vice versa. "

Antes de escolher um "passaporte ou nacionalidade", a pessoa deve pesar os prós e contras!

• Acho que vai de cada um mesmo. Eu tô esperando a cidadania portuguesa do meu pai para pegar a minha. Meu filho é brasileiro, sérvio, britânico e alemão. Apesar do meu mlk já possuir uma da UE, almejo pedir a portuguesa para ele também.

• Falando em escolher passaporte, minha árvore esta travada , vocês tem dicas? Eu tô querendo partir para outra cidadania europeia mais rápida que a portuguesa...

esse é o link da minha árvore https://www.familysearch.org/tree/pedigree/portrait/LLMF-QXN

abaixo dos meus avós

se alguém puder me ajudar , queria ver se achava um alemão, polono ou espanhol para agilizar um pouco , ainda falta 1 ano para a do meu pai , portuguesa, e mais um ano para a minha, qualquer outra deve sair mais rápido.

• @pedro1008

Meu filho é brasileiro, sérvio, britânico e alemão.

as únicas desvantagens que vejo nisso são que agora são quatro países que em última instância podem convoca-ló para guerra, e com quatro passaportes é mais fácil ser inimigo de algum país…

tirando isso, com quatro passaportes imagino que ele consiga viajar para qualquer país do mundo, né? Ou ainda fica algum de fora?

• @eduardo_augusto

Com um passaporte brasileiro e um europeu já dá para ir pra quase qualquer lugar ( passear ) , para morar no final das contas, a não ser onde ele é cidadão ou na UE, não muda muita coisa...

A questão de liberdade geográfica diz mais o quanto de dinheiro e de disponibilidade para trabalhar remoto você tem , ou das suas qualificações.

A exemplo , o visto EB1 dos EUA tem a mesma dificuldade para um Brasileiro e um Suíço, bastando ter os requisitos, alguns vistos de alguns países de Investidor ou de Trabalho podem ser mais facilitados ou não, mas no geral de um pais para outro da Europa não muda muito.

• @eduardo_augusto

Boa pergunta. Imagino que Coreia do Norte, por ex. Hahaha

Guerra?Aí a cidadania brasileira seria de bom uso. Já falei isso pra mãe dele haha

Brincadeiras à parte, esse aspecto da guerra me veio a mente, sim. Vamos ver mais pra frente, agora ele só tem 3 anos...

• @pedro1008

Só colocar fogo no passaporte e correr para o outro país kk

Eu teria o máximo de nacionalidades possíveis, menos essas de uns países meio tenebrosos como Coreia do Norte e Venezuela , para nem correr o risco de ser deportado sem querer kk

• @marcelloamr Realmente dá pra formar um bom " combo " de passaportes/nacionalidades que lhe façam úteis no futuro.

@pedro1008 Meus caros... agora numa boa.

Num cenário hipotético de escalada de guerras, como as que estamos vivenciando na atualidade...

Ainda acreditam que a América do Sul seria o lugar " mais seguro e propício " de " recomeçar " assim dizendo?

Como todo " brasileiro revoltado " rsrsrs, já me passou algumas vezes pela mente em " renunciar a Nacionalidade Brasileira " quando sair a Portuguesa/UE, mas não creio que eu mesmo leve isso a " fundo " algum dia!

• @jpvecchi

eu to nessa mesma linha de pensamento sua , mas saindo minha cidadania portuguesa e na primeira titica que ver no Brasil eu não penso duas vezes em desfazer da nacionalidade brasileira.

• @marcelloamr @jpvecchi @pedro1008

tirando alguns incidentes, infelizmente com muitas mortes, na costa brasileira durante a segunda guerra, o Brasil tem tudo bastante sucesso em evitar conflitos armados dentro do território. A última guerra "aqui", foi a do Paraguai, já se vão lá mais de 150 anos.

O Brasil tem uma minúscula disputa com o Uruguai, com chance zero de virar conflito armado. O Acre passou ao Brasil há mais de um século.

As questões migratórias da Bolívia e da Venezuela não tem a ver com o Brasil, e sim com a situação naqueles países. Ou seja, com os nossos vizinhos não temos nenhum problema significativo.

Historicamente o Brasil sempre foi um refúgio, americanos fugindo da guerra civil, europeus fugindo das guerras napoleônicas e depois das guerras mundiais e por aí vai.

Eu diria até que manter um passaporte brasileiro é um seguro para esses casos extremos.

Eu estava apenas fazendo uma reflexão sobre o exemplo do @pedro1008 "Meu filho é brasileiro, sérvio, britânico e alemão."

Numa hipótese, vamos dizer remota, de um conflito opondo ingleses e alemães e o filho dele estar trabalhando na Alemanha - poderia ser visto como um espião ou um traidor.

Lembrando que nada é absoluto, nem mesmo nacionalidade. Na segunda guerra, os judeus, que eram cidadãos de pleno direito, perderam a cidadania alemã por decreto.

Obviamente, tudo isso é especulação. Para todos os aspectos práticos do dia a dia, acho que o @pedro1008 faz mais é o certo de buscar quantas nacionalidades forem possíveis para si e para a família :-)

• @eduardo_augusto Concordo plenamente!

Você colocou muito bem!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.