Transcrição de casamento e cidadania ao mesmo tempo
Bom dia!
Moro em Portugal tenho nacionalidade e minha filha de 15 anos veio morar comigo.
Sou divorciada no Brasil e preciso fazer a transcrição de casamento pra poder tirar a cidadania da minha filha.
Quais documentos preciso mandar vir do Brasil pra transcricao e também gostaria de saber se posso fazer a transcricao e a cidadania da filha ao mesmo tempo.
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Denise stanguini
O processo é diferente, dependendo do tipo de nacionalidade que você tem.
Se você tem a sua nacionalidade por atribuição (= regroagindo ao seu nascimento), então sua filha tem direito à nacionalidade pelo artigo 1C. A lista de documentos está aqui: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa
Se você tem a sua nacionalidade por aquisição (exemplo, seu marido era português, ou por tempo de residência), sua filha menor de idade tem direito à nacionalidade pelo artigo 2. Não temos um guia para o artigo 2, mas você pode acompanhar uma discussão que trata desse artigo aqui: Cidadania para Filhos Menores Anteriores à Naturalização por Via Sefardita — Fórum Cidadania Portuguesa e o formulário está aqui Modelo 2.pdf no próprio formulário você pode ver a lista de documentos.
Quanto a transcrever o casamento: sim, pode fazer em paralelo. Veja uma discussão aqui: Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021] — Fórum Cidadania Portuguesa
boa sorte no seu processo!
eduardo_augusto
Minha nacionalidade é por atribuição
Consegui sanar minhas dúvidas
Obrigada