Dúvidas no passo a passo documentação para neto de português:

Dúvidas no passo a passo documentação para neto de português: José Fernandes do Amaral (avo paterno português) nasceu antes de 1911.

Foi localizado no site do arquivo distrital o registro de batismo (segue 8 dúvidas sobre essa questão):

1> Vou solicitar no site do CRAV > 1 pedido de certidão e 1 pedido de reprodução> São somente esses dois itens que peço no site ?

2> No site do CRAV pede para fazer cadastro para solicitação dos serviços acima pede como obrigatório preencher: Cartão de cidadão ou nº de passaporte, tenho que tirar o passaporte brasileiro primeiro para colocar essa numeração no cadastro do site para poder fazer o pedido no CRAV ?

3> Tenho que solicitar uma segunda via no cartório brasileiro da certidão de casamento do (avo paterno português), solicitar averbação dessa certidão e apostilar ela?

4> Tenho que ir no consulado português no Brasil e pedir para transcrever o casamento do (avo paterno português) com a minha avó brasileira? 

5> Tenho que também solicitar certidão do óbito no Brasil do (avo paterno português), solicitar averbação dessa certidão e apostilar ela, ou não precisa a do óbito ?

6> Referente ao filho brasileiro do português (meu pai), já falecido tenho que enviar a documentação de certidão de nascimento caso não esteja legível pedir a transcrita, e apostilar ela e no caso como era casado enviar também a certidão de casamento averbada e apostilada, e a certidão de óbito somente apostilada ? Ou eu posso pular essa geração e enviar somente os documentos do neto ? Tenho que transcrever algo no consulado brasileiro em relação ao meu pai filho de português falecido ?

7> Referente ao Neto de português vivo (eu) : Enviar certidão de nascimento apostilada, enviar certidão de casamento averbada e apostilada, xérox colorida do RG e precisa autenticar a xérox do RG ?

8> E uma ultima dúvida estou fazendo isso tudo para poder dar a minha filha viva (bisneta de português) também o direito a cidadania portuguesa, a ultima duvida é primeiro tenho que dar entrada no meu processo de cidadania como neto para depois a minha filha dar entrada ou posso já solicitar o dela juntamente com o meu ?

Comentários

• editado November 24

@lulupinha84

Para pedir certidão no CRAV siga este guia Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) lá tem tudo explicado passo a passo.

Documentação necessária para seu processo como neta veja este link, a maioria das suas dúvidas estão descritas nele Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

Óbitos não são necessários, não precisa se preocupar com isso.

Respondendo sua última questao é preciso finalizar o seu processo como neta, assim que finalizar você será portuguesa, somente após isso que sua filha poderá dar entrada no processo dela como “filha de portugues(a)”, já que os bisnetos não tem direito de solicitar diretamente. Infelizmente processos de neto atualmente tendem a demorar mais de 3 anos… é bom entrar o quanto antes

• Boa noite!

Sou neto de avô português e pretendo dar entrada na dupla cidadania. Meu avô registrou meu pai, que é brasileiro e meu pai me registrou. Descobri que meu avô nasceu em 14/05/1891, em São João da Corveira, então, entrei em contato com o Arquivo Distrital de Vila Real e solicitei uma certidão narrativa certificada dele, essa certidão já foi emitida e já chegou em minha residência no Brasil. A seguir vou informar minhas dúvidas: 

minha primeira dúvida é que quando pedi a  certidão de nascimento do meu avô português no site do Arquivo Distrital, pedi a certidão narrativa, porém, não vi nenhuma opção fazendo referência no site para que ela fosse certificada também, então, pedi só narrativa mesmo. Nesse caso, a certidão narrativa certificada é a marca do carimbo do Arquivo Distrital na certidão?

Minha outra dúvida é que na certidão do meu avô português o nome da mãe dele veio escrito Leonída de Sampaio e na certidão do meu pai está escrito Leonídia Sampaio, essa pequena diferença no nome pode dar algum problema?

Desde já agradeço.

• @Wallace84 se tem o carimbo em relevo está tudo bem.

O "de" é apenas particula de ligação, não haverá problemas.

• @LeoSantos muito obrigado pelo pronto retorno.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.