Emissão de certidão de nascimento
Minha nacionalidade deferida, foi devidamente registrada na conservatória competente.
Todavia não recebi a certidão, tampouco senha para acesso a mesma.
Como proceder para obter.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Hermenegildo Parabens! Se quiser arriscar 10 euros pode tentar pedir pelo civilonline Como solicitar certidões pelo civilonline
Obrigado!
Boa Tarde!
Agora com minha cidadania, devo estar requerendo a de minha filha Tb.
Viajo em Breve a Portugal.
Pergunto; se eu estiver com os documentos necessários para o requerimento, poderei, como Pai, dar a entrada/protocolar, ou necessito de uma procuração dela apostilada,
Apenas para conferência, os documentos dela, seriam, Certidão de nascimento apostilada, RG ou Passaporte, minha certidão de nascimento, ou Cartão do cidadão, e formulário?
Agradeço eventual ajuda.
@Hermenegildo
Pergunto; se eu estiver com os documentos necessários para o requerimento, poderei, como Pai, dar a entrada/protocolar, ou necessito de uma procuração dela apostilada,
apenas para chegar no balcão da conservatória e entregar o envelope, você mesmo pode fazer, sem procuração. Você simplesmente será o portador do envelope. Porém, o funcionário vai receber o envelope e guardar - não vai te passar senha nem nada. Se você levar uma procuração, o funcionário vai protocolar o recebimento, e já te dá o número do processo.
porém: não há nenhuma vantagem em entregar o processo pessoalmente. vai apenas passar tempo em fila, sempre com alguma chance de se aborrecer com algum funcionário, ou encontrar as portas fechadas. muito mais prático enviar pelos correios - o que você pode fazer de Portugal, inclusive, se a ideia é economizar.
Apenas para conferência, os documentos dela, seriam, Certidão de nascimento apostilada, RG ou Passaporte, minha certidão de nascimento, ou Cartão do cidadão, e formulário?
a listas de documentos você encontra aqui: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa
Boa Tarde!
Agora com minha cidadania, devo estar requerendo a de minha filha Tb.
Viajo em Breve a Portugal.
Agradeço eventual ajuda.
Obrigado mais uma vez.
@Hermenegildo
Acabei de ver que um colega já havia respondido a mesma pergunta alguns dias atrás. De qq forma, minha resposta é basicamente em linha com a dele.
Pergunto; se eu estiver com os documentos necessários para o requerimento, poderei, como Pai, dar a entrada/protocolar, ou necessito de uma procuração dela apostilada
Não há vantagem alguma em esperar viajar para entregar pessoalmente. É mais vantajoso e simples juntar os documentos e mandar imediatamente por correio para o ACP (Arquivo Central do Porto) assim o prazo começa a contar na data em que a correspondencia chegar na conservatória. Se ainda assim quiser esperar a viagem e entregar pessoalmente, seguem alguns comentários:
Se sua filha for menor de idade o pai e a mãe precisam assinar o formulário. Se sua filha for maior de idade o ideal é ela mesma assinar, mas ela pode te dar uma procuração para você assinar por ela (não vejo vantagem pois vai ter que gastar dinheiro para reconhecer firma e apostilar a procuração, ao passo que se ela assinar diretamente o formulário, basta um reconhecimento de firma por autenticidade).
Confira o guia abaixo dependendo do caso (filha maior ou menor de idade)
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
Boa sorte