Erro de digitação
renato rangel
Member
Boa tarde, A cidadania da minha Tia, ficou pronta em maio pelo ACP do Porto, ficaram de mandar o registro pelo correios e até agora nada. Falaram que ela já podia tirar o cartão cidadão pelo consulado do RJ que o registro estaria no sistema aqui, chegando lá ela ficou com algumas dúvidas, Ela acha que escreveram o nome dela errado, o nome dela é Sueli e ela está achando que colocaram Suely. E outra dúvida ela é casada, ou seja mudou o nome e lá consta que o registro saiu está com o nome de solteira , está certo? consigo tirar a certidão dela pelo civil online?
Se alguém puder ajudar .
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@renato rangel
Boa tarde, A cidadania da minha Tia, ficou pronta em maio pelo ACP do Porto, ficaram de mandar o registro pelo correios e até agora nada.
esquece, peça no civil online.
Falaram que ela já podia tirar o cartão cidadão pelo consulado do RJ que o registro estaria no sistema aqui, chegando lá ela ficou com algumas dúvidas,
por que não tirou as dúvidas lá mesmo? mandaram ela embora, não permitiram fazer o cartão... o que houve?
Ela acha que escreveram o nome dela errado, o nome dela é Sueli e ela está achando que colocaram Suely.
peça uma certidão no Civil Online. Se estiver errado, siga essas intruções: Correção de Assento de Nascimento feito com erro - Guia prático. — Fórum Cidadania Portuguesa
E outra dúvida ela é casada, ou seja mudou o nome e lá consta que o registro saiu está com o nome de solteira , está certo? consigo tirar a certidão dela pelo civil online?
sim, está certo isso. o próximo passo dela, após corrigir o nome digitado errado (se isso realmente aconteceu), é transcrever o casamento. depois disso, pode pedir o cartão.
@eduardo_augusto Muito obrigado pelas informações,
Então , acho que ela ficou confusa , quando falaram que o nome da certidão estava o nome de solteira, ela pensou que viria o de casada , ae já confundiu ela ,a mulher que atendeu ela TB foi um pouco grossa e não explicou direito as coisas para ela. E sobre ela não ter conferido o nome se está como Sueli ou Suely , ela não está com o registro em mãos , ela acha pq no e-mail da conservatória estava assim... E pra procurar no civil online coloco qual nome Sueli ou Suely? Se for isso é fácil de resolver? Obrigado.
@renato rangel
uma pena que o atendimento no consulado não tenha sido melhor.
como eu disse, quando as pessoas tem a nacionalidade atribuída (ou seja, retroage ao nascimento, exemplos: nacionalidade como filho ou neto de português), o assento de nascimento vem com o nome que a pessoa recebeu ao nascer. então, a pessoa faz a transcrição do seu casamento, o que vai indicar a mudança de nome. nesse momento, o assento de nascimento recebe uma averbação, onde vai constar algo como "casou-se no dia tal, passou a usar o nome tal." No caso da sua mãe, está faltando fazer esse passo.
sobre a correção do nome: peça primeiro uma via do assento, via civil online (faça o pedido usando o nome correto da sua tia). Normalmente você recebe o assento por email em até 72 horas. Se, ao receber o assento, você verificar que há um erro, siga o procedimento que eu mencionei na mensagem acima. Geralmente a correção é feita rapidamente, mas às vezes demora. não há como prever.
minha sugestão: verifique primeiro se o nome da sua tia está correto, se for necessário corrija, e depois faça o pedido de transcrição do casamento.
importante saber: se realmente for necessário corrigir o assento da sua tia, você vai observar depois que o assento sempre vai constar o nome "errado", e terá uma averbação dizendo "o nome correto é tal".
@eduardo_augusto Mto obrigado pela ajuda, última dúvida, para procurar no civil online coloco o nome dela de casada ou de solteira?
@renato rangel
até agora, estou assumindo que ela obteve a nacionalidade como filha ou neta de português. Se foi esse o caso, pode colocar o nome de solteira.
se quiser “garantir”, no campo de observações, você pode indicar “informação adicional: após se casar, adotou o nome Tal Tal. O nome no assento pode ter sido grafado Suely ou Sueli.”
@eduardo_augusto ela tirou a nacionalidade como filha de português.
Vou ver pelo civil online e volto aqui depois pra avisar.
Mto obrigado pela atenção.