Retificação de assento com erro do Porto

Recebi um assento onde o sobrenome dos meus pais estão sem o til (~) , já foram inúmeras tentativas de retificação junto a conservatória do Porto, eles não respondem! Estou entrando em desespero pois um assento com erro é inútil para as próximas etapas, alguém sabe o que fazer? Obrigado!

Comentários

• @Fabio19 so o acento ~ eu deixaria, acho que tem grandes chances de passar nas próximas etapas. E enquanto isso vc vai tentando alterar mandando email, tem um tópico explicando isso aqui no forum acho que está em guias e informações úteis.

• @AlanNogueira Infelizmente Alan devido a diferença fonética o consulado se recusa a fazer devido as grandes chances de problemas no passaporte e ao passar a cidadania a gerações futuras... O que busco é uma maneira prática para eles prosseguirem com a retificação, Infelizmente não respondem aos e-mails a pessoa responsável e não sei mais o que fazer. Não adianta fazer a transcrição e outros documentos com essa divergência e ter que alterar depois. O problema é de fato que eles façam, entende.

• editado February 22

@Fabio19 como dito, tente fazer dessa forma descrita no guia. Vou deixar o link para facilitar pra vc encontrar, algumas pessoas conseguiram dessa forma, acho que vale vc tentar Correção de Assento de Nascimento feito com erro - Guia prático. Mas na medida do possível fuja dos consulados, geralmente fazem muitas exigências desnecessárias, fazendo direto em PT geralmente é mais simples e pequenas diferenças como essas creio que não seriam óbice. Depois se puder conte se deu certo ou não aqui no fórum, isso ajudará outras pessoas na mesma situação a ter um norte de como solucionar :-)

• Estamos a quase 1 ano tentando corrigir... corrigiram a primeira vez ERRADO, tiraram o nome que estava com a grafia errada e colocaram outro que nem consta do doc do meu sogro (colocaram o sobrenome da minha sogra rsrs)... e agora estamos tentando a retificação da retificação já faz uns 4 meses e nada... desanimador.

• @AlanNogueira Obrigado Alan, volto sim!

• @AlexandreL Estou com advogados em Portugal, volto para contar o desenrolar, você deveria tentar o mesmo, por lei e de acordo com a Certeza Registal é o seu direito, seu tempo extrapolou muito... Conheço uma pessoa que conseguiu em 30 duas agora em janeiro.

• @AlexandreL Por qual via você conseguiu a primeira retificação?

• @AlexandreL após 6 meses só por via judicial, qual foi o canal que você usou na primeira solicitação de retificação?

• @Fabio19 Boas! A primeira foi cia Central de Retificação que é o canal oficial... Mas a primeira só saiu depois de muito tempor e depois que envolvemos o consulado de SP. Mandei email para eles e no dia seguinte saiu ... errado... rsrs, parece até que de propósito rsrs. Estamos desde então sempre mandando mensagem e pedindo novamente pela Central de Retificação. Essa semana encaminharam para a AC Porto mais uma vez o pedido de retificação da retificação ... também pensei em contratar um adv local para resolver essa retificação caso não saia nada até março. Se puder compartilhar se deu certo ficaria feliz com o retorno.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.