Documentos
Bom dia a todos gostaria que alguém me ajudasse com as seguintes informações.
Sou de nacionalidade Brasileira e sou casada com Português, precisarei tirar meus documentos conforme na lei de Portugal . Não sei nem por onde começar...agradecida desde já...lembrando o único documento que tenho no momento e meu passaporte..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@amora
precisarei tirar meus documentos conforme na lei de Portugal
primeiro você precisa explicar que documentos são esses que você quer.
nacionalidade? residência? apenas um registro do seu casamento?...
@amora ,
Para tirar seus documentos portugueses você precisa ser portuguesa. Primeiramente você deve transcrever seu casamento em Portugal se se casou no Brasil. Isso pode ser feito em uma conservatória em Portugal ou no consulado de sua região.
Estando casada com português você tem direito a nacionalidade portuguesa pelo casamento depois de 3 anos de casada se tiver filos em comum de nacionalidade portuguesa, se não depois de 5 anos de casada.
Enquando sua nacionalidade não sai, se for morar ou estiver morando em Portugal pode solicitar na AIMA um cartão de residência por ser conjuge de português.
Quando finalmente você obter a nacionalidade portuguesa e consequentemente seu assento de nascimento português poderá solicitar seu CC e passaporte português.
Consulte o link abaixo para obter mais informação sobre transcrição de casamento e pedido de nacionalidade por casamento.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Boa tarde , dei entrada na nacionalidade por casamento,minha certidao de nascimento apostilada veio sem o acento circonflexo no meu nome, mas na de casamento (casada em portugal a mais de 15 anos) tem acento e nas certidões de nascimento de 3 filhos tem acento circonflexo.
Minha residência não tem acento e no passaporte tbem nao pois pedimos residência através do passaporte. Posso ter algum problema por nao ter o acento ortográfico na certidao de nascimento?
@Vânia2024
Relaxe. A inclusão ou omissão de acentos ou mudanças de grafia que não mudem a fonética são simplesmente ignoradas. Para o processo de nacionalidade Vania = Vânia, José = Joze, Vitor = Victor, Philomena = Filomena etc
Muito obrigado pelo seu comentário. Estou mais tranquila agora. Um ano e está na bolinha um. Com a nova plataforma pode demorar 3 anos tbem? Muito obg.
@Vânia2024
Em teoria a tal nova plataforma tem o potencial de tornar a análise e aprovação mais rápida, mas até o momento (apesar de um relato positivo aqui e outro ali) as médias não mudaram. Eu não contaria com nada menos que 3 anos. Melhor esperar um prazo ruim e, eventualmente, ser surpreendida com uma notícia boa que o contrário.
@ecoutinho @Vânia2024
eu tenho certeza que os prazos vão diminuir. Mas isso só deve ser notado daqui a uns 18 a 24 meses, quando todo os estoque acumulado de processos dos últimos anos estiver resolvido. É apenas um exercício de "chutologia", sem nenhuma base concreta.
Obviamente, não faz sentido esperar - se você já tem os documentos, envie logo o seu processo!
Muito obrigado pelo seu comentário. Estou mais tranquila agora. Um ano e está na bolinha um. Com a nova plataforma pode demorar 3 anos tbem?
Boa noite gente, o meu casamento foi averbado
a 10 anos ka em portugal, tenho 3 filhos que nasceram em portugal, ou seja casada 24 anos e casada a 10 aqui. Achava que meus filhos iriam morar um dia no brasil mas eles não quiseram. Fazem parte dessa comunidade , nao ha nada a fazer.Então me rendi a fazer o documento e sair das residências. Agora está a demorar muito ne? Vcs são muito amáveis e bem informados. Faz um ano de processo parado, vai mais uns dois .