Exigência - processo de filho

Pessoal, recebi essa semana a seguinte exigência - PROCESSO DE FILHO:

1 - Deverá apresentar nova certidão do assento de nascimento do seu representado, reprográfica ou por fotografia, devidamente legalizada por apostilha, uma vez que a certidão que juntou é de difícil leitura e tão esbatida a letra, que se torna de difícil leitura.

2 - Deverá juntar, nova certidão de batismo do pai português passada pelo Arquivo distrital competente, assinada fisicamente e autenticada com selo branco.

Eu enviei a cópia reprog´rafica em anexo, que realmente está muito ruim de leitura, mas em conjunto eu enviei a certidão inteiro teor de nascimento, que não foi considerada. O Cartório diz que não tem como "arrumar" essa certidão reprográfica, o que eu posso fazer?

Outra questão, qual a forma mais rápida de eu conseguir a certidão de batismo? Porque eu enviei o assento do portugues em cópia simples. Certidão Narrativa do arquivo distrital.

Comentários

• @hillarybs essa certidão que você enviou e mostra na foto, foi a que você pediu no cartório ou é uma xerox autênticada? Não está parecendo ser oficial do cartório. Deve ser por isso que estão pedindo outra legal e apostilhada. Caso essa seja a oficial, entendo que eles estão querendo a certidão digitada para entender melhor.

Quanto a certidão de assento de batismo, você tem que solicitar a com selo branco. Se enviar simples eles não aceitam. Tem lá no site a opção de pedir com selo.

• das exigências , aconteceu comigo.

1 - Peça no cartório que TODAS IMPRESSÕES SEJAM FEITAS EM PAPEL MOEDA , pelo que vi eles colocaram em uma folha A4 e colocaram um selo , porque é mais barato. Se não fizerem assim abra uma denúncia no TJ do seu estado que eles resolvem rapidinho.

peça uma certidão em inteiro teor por cópia reprográfica e outra em inteiro teor digitada , faça a apostila de Haia.

2 - basta pedir pelo crav do arquivo distrital , chega em uns 15 dias. Quando pedi foi por volta de uns 100 reais.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

• @carolviegas@carolviegas Eu enviei a certidão inteiro teor em cópia reprográfica apostilada. Enviei em conjunto a certidão inteiro teor digitada apostilada. Mesmo assim, fizeram essa exigência. Realmente, a em cópia reprográfica está de difícil leitura, mas eu não tenho outro documento a não ser a "certidão inteiro teor digitada" para enviar.

O que mais posso fazer?

• @marcelloamr Só explicando melhor, a foto que coloquei inicialmente é uma cópia. A que eu enviei foi sim em papel moeda, segue a foto dela. Mas realmente, não está legível, Enviei JUNTO a inteiro teor digitada apostilada, e não consideraram.

Sobre a certidão de batismo, eu tenho uma de 2019, posso enviar ela? A foto está anexa, com as informações sensíveis riscadas.

• carolviegascarolviegas Member
    editado November 13

Realmente, olhando assim você enviou tudo que era correto. O seu assento de batismo está bem parecido com o meu, porém o meu não foi certidão narrativa e sim reprográfica do livro de batismo. Talvez fosse o caso de entrar em contato para de alguma maneira explicar que já enviou e pedir mais informações de como deveria ser feito. Ainda acho que vão te aconselhar a enviar a inteiro teor digitada em relação a de nascimento, mesmo já tendo enviado na época. Talvez @eduardo_augusto tenha alguma experiência no assunto?

Coloquei o assento de batismo que enviei abaixo para você comparar com o seu @hillarybs

• @carolviegas por ser a certidão narrativa de batismo de 2019, será que tem algum problema? Eu to achando que vou ter que enviar tudo novamente, porque não tem outra forma de ser feito! Eu segui na risca as instruções.

• @hillarybs olhando rapidamente (estou no celular), me parece que o que você enviou foi uma cópia autenticada da folha do registro.

Explico: quando você pede um certidão em inteiro teor, por cópia reprografica, vem primeiro uma folha onde o tabelião diz: "certifico e dou fé, a pedido da parte interessada, que esta certidão foi extraída do livro tal, folha tal [...] " Em seguida, na mesma folha ou em outra folha (todas em papel moeda), vai a cópia do registro. Ao final, o escrivão assina e dá fé, depois vem o selo, etc...

Eu não consegui identificar isso em nenhuma das fotos que você postou. Talvez o cartório não esteja sabendo fazer, procure na internet exemplos e converse com eles. O que você quer é uma certidão em inteiro teor por cópia reprografica, e não uma cópia autenticada do registro.

• Pessoal, boa tarde. Preciso de uma orientação sobre como atender uma exigência no processo do meu filho, menor de idade. Recebi por email a seguinte solicitação:

1.1 - Não houve pronúncia quanto ao disposto na alínea a) do arto 9o da LN (Quadro 2: Declarações). Pelo que, deve ser remetida a declaração que se anexa, devidamente preenchida e assinada por V. Exas.

Lembro que não marquei o quadrinho do formulário 2C sobre a existência de vínculo, por julgar (erroneamente, pelo visto), que um menor de idade não teria como o comprovar, e que o simples fato da mãe ter adquirido a cidadania já seria vinculo suficiente.

O fato é que não veio qualquer formulário anexo ao e-mail. Será que eles mandam a mesma notificação com o formulário pelos correios? Se enviarem, como proceder a devolução? já que o site do MJ informa que tudo agora deve ser on line. Vou precisar contratar um advogado em Portugal para fazer a juntada do documento? Alguém ja se deparou com esse cenário? Em caso de filhos menores foi preciso remeter algum comprovante de vínculos? Porque se o for, irei me associar e as crianças ao Clube Português da minha cidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.