É possível passar pela imigração somente com meu assento português e a minha família também?

Olá a todos, boa noite. Sei que é um assunto um pouco controverso e variável,mas gostaria de saber se realmente consigo passar pela imigração em Portugal apenas com meu assento português juntamente com meu esposo e meu filho. Vou pra Portugal justamente para tirar o passaporte e meu cartão do cidadão,tendo em vista que onde eu moro não existe consulado, o mais próximo é em Manaus e é muito caro pra mim sair daqui pra resolver isso. Precisa de passagem ida e volta? Preciso transcrever meu casamento ou só a certidão apostilada é o suficiente? Meu marido e meu filho precisam da passagem ida e volta? Eu também? Comprovar dinheiro pra se manter, hospedagem? Preciso realmente saber, para não dar nada de errado. Ou diante disso tudo é melhor eu e a minha família entrar como turistas? Grata a todos.

Comentários

• @Renatapvh

Como você mesmo disse, é "assunto controverso".

Na verdade, só você, que é cidadã portuguesa, vai entrar como "portuguesa". Seus familiares, embora te acompanhando, entrarão como turistas.

Vocês podem ir todos juntos no mesmo guichê de atendimento. Você pode apresentar seu assento de nascimento (e o seu passaporte Brasileiro) e entrar como portuguesa - pode ser que o oficial de imigração reclame que você deveria apresentar o cartão cidadão, etc., mas você pode explicar que não há consulado perto de onde você mora e era mais fácil ir a Portugal. Se você já tiver tudo agendado, para cortar a conversa (mas com educação), você pode mostrar os agendamentos - mas nem é necessário. Como portuguesa, você tem todo direito de entrar em Portugal.

Já seus familiares, basta eles apresentaram o passaporte brasileiro. Estão te acompanhando, problema nenhum.

Sobre as suas perguntas:

Precisa de passagem ida e volta?

Você disse que está indo para resolver o passaporte e cartão cidadão. Então entendo que ficarão alguns dias em Portugal e voltarão para o Brasil. A pergunta me parece irrelevante nesse contexto.

Preciso transcrever meu casamento ou só a certidão apostilada é o suficiente?

Imagino que eventualmente seu marido pedirá a nacionalidade também, certo? Pode já adiantar esse passo e providenciar logo a transcrição, que aliás é uma obrigação sua como cidadã portuguesa.

Meu marido e meu filho precisam da passagem ida e volta? Eu também?

Você, a princípio, não. Seu marido e filho, sim. Mas como entendo que vocês retornarão ao Brasil depois de alguns dias, a pergunta me parece irrelevante.

Comprovar dinheiro pra se manter, hospedagem?

Você, não. Marido e filho, sim. Dito isso, em mais de 25 anos viajando frequentemente para o exterior, nunca ninguém jamais me pediu isso. Eu simplesmente viajo com o cartão de crédito e com uma cópia de um extrato bancário recente.

Uma coisa que você não perguntou: seguro saúde/viagem. Apesar de como cidadã nacional você ter todo direito de usar o serviço de saúde português, na prática sem o cartão cidadão você pode ter problema. Marido e filho precisam ter. Minha recomendação é que vocês três comprem um seguro saúde/viagem. É uma tranquilidade.

• Olá gostaria de dar uma dica sobre a pergunta "Preciso transcrever meu casamento ou só a certidão apostilada é o suficiente?" 

Todos meus parentes que eram casados e foram tirar o cartão cidadão no consulado, perderam o dia. Foi dito que primeiro se deve transcrever o casamento e depois pedir para emitir o cartão cidadão. Cuidado para não ir lá em Portugal e ter o cartão negado por não ter atualizado o estado civil (transcerver o casamento). A não ser que você esteja indo lá justamente para transcrever o casamento.

• editado November 13

@carolviegas

Foi dito que primeiro se deve transcrever o casamento e depois pedir para emitir o cartão cidadão.

Alguns consulados realmente criam esse constrangimento (que não tem base legal alguma), mas em Portugal (e outros consulados) a falta da transcrição não impede o pedido do cartão de cidadão. Eu mesmo emiti o meu CC e PEP antes de transcrito meu primeiro casamento.

Dito isso, só vale a pena emitir os documentos antes de transcrever o casamento se a pessoa não tiver mudado de nome ao se casar, caso contrário os documentos serão emitidos com o nome de solteira e vai ter que emitir tudo de novo depois da transcrição para atualizar o nome.

• @ecoutinho

acho que o problema não é esse. no caso do homem, que geralmente não muda de nome, realmente não pega nada.

para pedir o cartão cidadão, o próprio interessado precisa se apresentar. Quando a mulher vai solicitar o cartão cidadão, e apresenta um documento de identidade (brasileiro) no consulado, e a funcionária identifica que o nome é diferente do que consta no assento, essa diferença precisa ser justificada. A situação é "uma mulher veio aqui com um assento de nascimento de Maria da Silva, mas apresentou o documento de identidade de uma mulher chamada Maria da Costa". Assim, entendo que apesar de pedirem a transcrição do casamento, na verdade estão pedindo, justifique porque o seu documento de identidade tem um nome diferente do que está no assento.

• @eduardo_augusto

Bom ponto. No caso em que há mudança de nome eu entendo, apesar de ser possível justificar e demonstrar a diferença de nome, nem acho que vale a pena emitir documentos nessa situação.

Posso estar enganado, mas me lembro de relatos aqui de pessoas informando que tiveram a emissão de documentos negada em consulados no Brasil antes da transcrição do casamento, mesmo sem terem mudado o nome ao se casar.

• @Eduardo Alvim conta a sua história aí…

• editado November 13

Estivemos em janeiro em Portugal. Entramos esposa e filho (os dois com nacionalidade) e eu apenas com o passaporte brasileiro no mesmo guichê da UE. Mas ambos estávamos com os passaportes. O oficial só nos perguntou se morávamos no Brasil, registrou meu passaporte e entramos. Eu tenho o meu processo correndo em Portugal por casamento e estou fazendo a italiana por ascendência. Já li que na Itália é possível entrar apenas com a identidade italiana, sem precisar do passaporte. Pode ser que aceitem só o assento. Vai depender do oficial da imigração. Eu tentaria. Mas é bom seus familiares terem todo o necessário, pois é prerrogativa do agente pedir a documentação exigida.

• @Renatapvh Boa tarde , você mora no estado do Amazonas ? tem que ver os ricos , e se por algum acaso seu familiar for impedido.

Até mesmo para quem mora em São Paulo , em algumancidade de interior o consulado é longe , para quem mora no interior minas gerais é longe também oque a pessoas faz...

Tem outro estados que é muito mais longe, Tocantins, Roraima, outras cidades do Amazonas que o consulado mais proximo fica muito mais distante ,faz o sacrifício de pelo menos transcreve o casamento ou mesmo adquirir o cartão cidadão. Já pensou, chgando lá em PT. O guarda da fronteira só para te irritar de propósito impeça algum familiar seu de entrar...

• @Taquara @Renatapvh

pessoal, é muito simples. Se tem algum receio de qualquer coisa dar errado, os três estarão com o passaporte brasileiro, é só se apresentarem como turistas e pronto. vai precisar: passagem ida e volta; comprovante de valor para viagem; seguro saúde.

• E tem um detalhe. Isso só vLe para voos diretos para Portugal ou com conexão sem entrada no país, como Inglaterra.

• Você diz que não quer que nada dê errado, então é simples, entre com o passaporte brasileiro assim como os outros familiares e tenha em mãos os documentos necessários a todos os turistas... comprovantes de recursos, passagens de volta, reservas, etc.

Normalmente não perguntam nada, carimbam o passaporte e dão boas-vindas.

Evita todas essas milhares de dúvidas e complicações desnecessárias para entrar como cidadã portuguesa...

• @Renatapvh ,

primeiramente você pode entrar obviamente sem nenhum problema e não precisa passagem de volta. Sua familia, marido e filhos entrarão como turistas e como tal precisam não apenas da passagem de volta como também tudo mais que é exigido de um turista, comprovação de lugar de estadia e recursos financeitos ou carta convite etc. Mas como o @Rodrigo_Miranda postou acima, quando você apresentar seu assento, talvez nem exijam nada de seu marido e filho. O problema é arriscar e pegar um oficial de imigração mais rígido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.