Prazo CC + Passaporte consulado SP

Olá pessoal,

Conclui meu processo de cidadania e fui tirar o cartão cidadão e passaporte no consulado de SP.

Há diferença de preço e prazo, sendo assim optei pela opção de prazo SEM urgencia!

Não tem como acompanhar o processo, me disseram que era de 60 a 90 dias. Já recebi a carta do CC, mas nada do email avisando que posso buscar o passaporte.

Gostaria de saber de quem tirou, como foi o processo e quanto tempo demorou?

daqui 5 dias completa o prazo, estou com medo de ter extraviado,

«1

Comentários

• @Fernandazf eu fiz a solicitação sem urgência no consulado de SP no dia 20/08, pelos prazos que você informou acredito que você foi um pouco antes. Na epoca me informaram 4 meses para receber o e-mail, e vi relatos de pessoas em outros grupos no Facebook que tem sido esse mesmo o prazo. Mas vamos nos atualizando por aqui, caso receba o e-mail para retirada.

• Olá, @Fernandazf .

Por favor, poderia me dizer como conseguiu fazer o agendamento no consulado de SP? Eu tenho tentado usar o site e não há datas. Me disseram para tentar na sexta após as 14h e mesmo assim não há datas para 2025.

Devo ir lá pessoalmente no consulado para tentar agendar?

Muito obrigado por sua ajuda.

• @gomes_rt precisa ser bem cedo, entre 7 e 8 horas, geralmente esse horario da certo.

• @teixeiranovais sim, o meu foi 14/08. Tenho uma conhecida que foi tirar o da filha 15/09 e o passaporte dela já saiu e foi sem urgência.

Muito estranho

• editado November 8

@gomes_rt, na terça por volta de 9h eu entrei no site e apareceram vagas só para o dia 20/01 no consulado de SP. Também estava tentando há algumas semanas

• Eu enviei e-mail para o consulado e agendaram pra mim.

• @teixeiranovais Atualizações, hoje faço 90 dias, liguei no consulado e a mulher me falou 90 dias para o CC e 120 dias para o passaporte., portando, tenho mais 1 mês de espera!

• @Fernandazf obrigado por entrar em contato com o Consulado e pela atualização! Aguardemos mais um mês então, vai vir de presente de Natal :D

• Olá @ElisCastro

Por favor, poderia informar para qual e-mail enviou e o que alegou para eles marcarem para vc?

Muito obrigado

• @Fernandazf acabei de receber o email para fazer a retirada!

• Boa noite pessoal!

Vou solicitar a primeira emissão do CC e passaporte, por gentileza, quais os documentos que devem ser apresentados no consulado?

• @teixeiranovais hoje me informaram no Consulado de SP que o prazo seria de 45 dias úteis.

Alguém tem relato de prazo de entrega com alguma experiência pessoal recente?

• @gomes_rt eu recebi o email para retirar o CC e o passaporte sem urgência em 3 meses. Fui retirar na quinta-feira passada (14/11) mesmo.

• Obrigado @teixeiranovais . O meu pedi com urgência e entrega em domicílio. Talvez seja este prazo mesmo então de 45 dias (ou um pouco antes).

• Fiz o pedido com urgência dia 30/10 e acabei de receber o código de rastreio do DHL, 30 dias corridos e chega até dia 04/12.

• Quanto tempo levaram e como fizeram para conseguir o agendamento no consulado SP?

Há meses estou tentando agendar pelo sistema de agendamentos que eles informam no site, mas nunca há vagas disponíveis.

• editado December 2

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/358615/#Comment_358615

@ElisCastro, também gostaria de mais detalhes sobre esse agendamento via e-mail...! Para qual endereço enviou? Para quando eles agendaram?

Meio off-topic, mas, o PEP (Passaporte Eletronico Português) já está sendo emitido com validade de 10 anos ou ainda vale só por 5 anos?

Outra pergunta, para o CC emitido pelo consulado, imagino que ele venha sem morada informada, né (o meu eu fiz direto em Portugal e a morada foi definida como Lisboa). Mas o resto vem tudo? Tipo, NIF (Número de Identificação Fiscal), NISS (Número de Identificação da Segurança Social), Número de Utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS)? Parece que antigamente esses números não eram gerados quando o CC era emitido pelos consulados, mas, o meu emitido diretamente em Portugal já veio com tudo isso. Só que agora preciso fazer o da minha esposa e provavelmente faremos pelo consulado de SP.

• @PedroGaspar o PEP vem com validade de 5 anos.

O CC emitido pelo consulado vem com sua morada do Brasil, tanto que recebe todos as cartas (códigos do cartão, indicação de representante fiscal para o NIF, recenseamento eleitoral) na sua casa depois de pedir o CC. E de resto, vem todos os números de identificação.

• oi gente,

alguém sabe o prazo que tão dando pra renovar o passaporte no consulado em sp?

• Aproveitando o tópico...

Meu CC e meu passaporte venceram em 2022. Eu posso renovar os dois juntos?

• @carolina1701 quando fui em Agosto, era 45 dias com urgência e 3 meses sem urgência

• @Matheus Diniz sim, é possível, tem que agendar e pagar os dois procedimentos (o pagamento vai ser presencial no consulado) https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#passaporte-eletr%C3%B3nico-portugu%C3%AAs-pep

• @teixeiranovais Obrigado pela resposta! Agora é começar a saga pra tentar um agendamento.

• Acabei de ver q abriu data pro fim de fevereiro pra passaporte em sp. E mandar email tb pode dar certo, e que as vezes pela demanda demoram um pouco pra responder

• @carolina1701 Eu consegui agendar. Obrigado!

@teixeiranovais No requerimento do consulado, o que eu coloco no campo Bilhete de Identidade (BI) ou Cartão Cidadão (CC)? É o que está no campo Nº Documento do meu cartão cidadão?

• @Matheus Diniz sim, o que está no N Documento do seu cartão de cidadão.

• Obrigado a todos. Consegui fazer o agendamento via email. Cheguei lá bem cedo e fui atendido antes do meu horário. Agora é só aguardar e meter o pé do Brasil.

• @teixeiranovais , obrigada pela informação

Estou a vários dias tentando o agendamento on line sem sucesso no Consulado de São Paulo, não aparece nenhuma disponibilidade em 2025, como vocês estão procedendo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.