Preciso documentos meus ascendentes (avós paternos)
Caros,
Preciso de documentos de nascimento de meus avós paternos, e ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar....segue abaixo algumas informações de que disponho:
avô/avó:
MANOEL JOAQUIM FERREIRA, lavrador e oriundo de Portugal (pode ser Ilha da Madeira, mas tbm pode ser Figueira/Beira Alta), filho de José Ferreira Rodrigues (há documentos que consta somente José Ferreira) e Maria Antonia de Almeida. Ele casou-se aos 24 anos em Rincão-SP em 10.10.1914 com MARIA ROSA DE JESUS (minha avó) com 19 anos, sendo ela filha de Domingos Marques Rodrigues e de Maria Marques de Jesus, também oriunda de Portugal ((provavelmente Ilha da Madeira, onde casaram-se os pais dela Domingos e Maria Marques em 21.11.1879 na igreja de SantAnna de Funchal)), conforme informações do cartório de Rincão, livro 2, folha 1, sob n. 30. Meu avô (Manoel) faleceu aos 75 anos de idade, em Barretos-SP, em 21.08.1957 conforme informações do 2º cartório Barretos, livro de óbitos C-2, folhas 224, sob termo n. 1647. Não tenho informações de onde foi o falecimento e sepultamento dela. (minha avó)
Desse casamento, nasceu meu pai, JOÃO FERREIRA, em 29.09.1926 em Novais-SP, falecido em 01.10.2012 em Bebedouro-SP livro C-61, folha 016, T-16892, e que foi casado com minha mãe MARIA DEOLINDA FERREIRA ou nome de solteira MARIA DEOLINDA PEREIRA, cujo casamento foi no dia 06.12.1951 em Bebedouro-SP livro B-15, 31Vº, folha 3493, e ela nascida em 02.09. e falecida em 26.09.2006
Grato,
Paulo
Comentários
@Paulo Ferreira
Batismo de Maria: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=419338&detailsType=Description&ht=domingos%7cmarques%7crodrigues
São Jorge, Santana, Ilha da Madeira
@Paulo Ferreira tem certeza que Manoel seria da Madeira? Até encontrei um registro compatível mas deve ser de um homônimo, pois nasceu em 1902 - https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=121188&FileID=2806498&recordType=Description (imagem 24, registro n. 25 - Manoel, Paroquia de São Roque.
São muitos homonimos e isso dificulta... veja passaporte https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:83XB-TX6Zmas indica a localidade de Vila de Cucujães, (Oliveira de Azeméis, Distrito de Aveiro) - ou pode simplesmente ser mais um homonimo... mas por desencargo de consciencia busque folheando nos livros das freguesias deste concelho que estão disponiveis online aqui https://tombo.pt/f/oaz19
Como esse há outro https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:Z46B-MF3Z este indica Avelãs do Caminho, Anadia, porem seria de um Manoel muito mais velho que ele...
Já tentou pedir a certidão de inteiro teor do casamento e também o desarquivamento do processo de habilitação de casamento (documentos que os noivos apresentaram para casar) de Manoel e Maria no cartório de Rincão? Talvez tenha alguma informação acerca da origem dele. Depois nos informe por favor.
@AlanNogueira grato pelas informações viu....
sim a certidão de casamento de meu avô Manoel, eu consegui de inteiro teor, mas não pedi desarquivamento do processo de habilitação.
@AlanNogueira pode ser esse link sim (1902 - https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=121188&FileID=2806498&recordType=Description (imagem 24, registro n. 25 - Manoel, Paroquia de São Roque.),
pois essa paroquia de São Roque, pelo que li nesse registro, fica no concellho de Funchal, o qual fica na Ilha da Madeira, então pode ser que seja o mesmo... já fiz a copia e arquivei aqui comigo.
Uma pergunta... esses registros nesses livros de batismo, tem validade como comprovante do Registro de Nascimento para efeito de documentação para Cidadania?
grato
@Paulo Ferreira
Uma pergunta... esses registros nesses livros de batismo, tem validade como comprovante do Registro de Nascimento para efeito de documentação para Cidadania?
sim, desde que anteriores à implementacao do registro civil em 1911, que é o caso aqui.
voce terá que pedir ao arquivo da madeira uma copia desse registros.
voce encontra aqui no forum as instrucoes de como pedir.
@Paulo Ferreira Tem validade sim. Só a partir de 1911 adotaram o registro civil
@Paulo Ferreira
Não sei se viu o batismo da sua avó que lhe enviei acima?
Quanto ao avô Manuel acredito que o registro que te mandei não seja dele, pois esse é muito mais novo do que ele... pelo seu relato o seu avo seria de 1890 e esse é de 1902... o nome dele e dos pais é muito comum, deve haver dezenas de homônimos... você precisa apurar melhor essa questão...
@AlanNogueira é verdade Alan... me baseei ser 1890 pois na certidão de casamento que ocorreu aqui no Brasil, e que foi em 1914, dizia que ele tinha 24 anos de idade, então pelas contas, nasceu em 1890.
Já minha avó casou-se com 19 anos conforme a certidão de casamento, então ela deve ter nascida em 1895.
grato por enquanto viu.
abração.
@jsc1988 grato viu... abraço
@eduardo_augusto muito obrigado Eduardo. abraço
@Paulo Ferreira o batismo da sua avó encontrei e lhe enviei acima…foi batizada 01/03/1896 e nasceu dia 15 de fevereiro do mesmo ano… por gentileza veja as postagens anteriores
@AlanNogueira Oi Alan, vi sim e agradeço viu... já salvei aqui.... mas uma pergunta... esse registro de "batismo", tem a mesma validade como "certidão ou registro de nascimento"?
@Paulo Ferreira sim, antes de 1911 em Portugal não existia registro civil, valem as certidões de batismo.
@Paulo Ferreira
Apenas para complementar e esclarecer: as imagens que vc baixou servem de referência de onde está registado o assento de batismo. A certidão de batismo terá validade de uma certidão de nascimento, mas essa imagem da internet não.
Para usar no processo de nacionalidade vc precisa pedir uma cópia física certificada e carimbada emitida pelo arquivo distrital. Use o guia abaixo para pedir a certidão de batismo.
Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
@Paulo Ferreira A certidão em questão é da Ilha da Madeira, que não está no CRAV, neste caso você pede direto no Arquivo Distrital (no link que enviei tem opção de pedir a certidão). Mas você pode usar o guia do CRAV que o @ecoutinho enviou como referência pois o procedimento é bem parecido. Mas não deixe de pedir a certidão como ele orientou :-)