Busca de documentos de cidadão português!
Boa tarde amigos!
Gostaria de pedir aqui ajuda aos experts desse fórum.
Eu preciso encontrar um documento de um português que nasceu em Vila Real - Sabrosa, no ano de 1914
O problema é que quando fui ao CRAV eles me enviaram a seguinte mensagem:
"Informamos que o Arquivo Distrital de Vila Real não possui registos de batismo/nascimento do concelho de Sabrosa, posteriores a março de 1911.
Sugerimos que contacte a Conservatória do Registo Civil de Sabrosa."
Pois já enviei email para esse registro Civil e ninguém responde.
Será que alguém pode me ajudar?
O nome do português é:
FRANCISCO RODRIGUES BERTELLO
Nome do pai:
MANOEL RODRIGUES BERTELLO
Nome da mãe:
EMILIA RIBEIRO LOPES
Data do nascimento
16 - 09 - 1914
Nascido na Freguesia de São Martinho de Antas - Sabrosa - Vila Real.
Muito obrigada!!
Comentários
Registro n.35
Conseguiu abrir o link? é este?
@MariaEduardaValente acredito que seja o registo encontrado pelo @Cristiano Soares , peça pelo civilonline com esses dados. Qual o seu parentesco com a pessoa desse registro?
@AlanNogueira , sou mãe do amigo da Juliana, que é a bisneta do Francisco.
Porque? Você conhece alguém que conhece essa pessoa?
Esse mundo é tão pequeno! hahaha
Ah, @Cristiano Soares, obrigada!
Vou repassar o link.
Forte abraço a todos!
@MariaEduardaValente disponha!
@Cristiano Soares , a familia disse que é esse mesmo. Como conseguir a certidão, se o arquivo diz que não tem esse registro?
@MariaEduardaValente , pode pedir pelo https://www.civilonline.mj.pt/ conforme @AlanNogueira disse.
Coloque o link da certidão no campo informações adicionais.
Conforme @CarlosASP disse em outro post:
"Mesmo se o registro não tiver sido informatizado ainda, ao pedir pelo civilonline um registro posterior a 1911, o civilonline vai entrar em contato com a conservatória. A conservatória vai informatizar o assento de nascimento e, a partir daí, só o assento informatizado será utilizado. Os registros de várias décadas já foram todos informatizados; os mais antigos vão sendo à medida que se tem que emitir algo - eles não emitem mais em papel sem antes informatizar.
É vantagem ter um registro informatizado, pois ele fica acessível com apenas o número/ano e a conservatória. E, uma vez que você tenha uma cópia dele, você pode fazer quantas cópias simples do registro, em papel comum mesmo, se precisar por alguma razão..."
@Cristiano Soares , que boa informação!
Vou tentar isso.
Muito obrigada mesmo, senhores! Vocês são 1000!
😍
Meninos só para informar que fiz o pedido, mas o Civilonline não aceita pedidos de mais de 100 anos e 1914 é mais de 100 anos.
Aí, fiz o pedido com a data de 1925 e coloquei nas observações que a data é de 1914. Não sei se vai funcionar, mas tá feito.
Quando chegar a resposta eu venho aqui informar.
Abraço a todos!
@MariaEduardaValente
O procedimento/“macete” para registros entre 1911 e 1914 é esse mesmo. Está até documentado no guia daqui do fórum. Vai dar certo.
@MariaEduardaValente
a certidão que tu solicitou pelo civilonline demorou quanto tempo pra eles te enviarem?
fiz uma solicitação no sábado, e até agora nem sinal... estou ficando preocupado, pq no post informativo o pessoal conta que recebeu em algumas horas e outros até em minutos.
@thiagorr , pedi em 24 de outubro e acabaram de me responder, mas disseram que não encontraram e pediram mais informações.
"Na sequência do seu pedido de certidão supra referido, tenho a honra de informar V. Exª, que após efetuadas buscas nos anos de 1912 a 1917, o assento de nascimento não foi localizado nesta Conservatória nem na base de dados do Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil, pelo que caso possua nos indique outros elementos para que possamos localizar o assento de nascimento pretendido."
Essa foi a resposta.
Eu estava tão feliz! Agora nem sei o que fazer...
@MariaEduardaValente
Se é o registro que o @Cristiano Soares mencionou lá em cima, não está em Vila Real, mas sim em Braga:
KKKKK isso parece uma equipa de investigação!
Você pode ter razão, @eduardo_augusto ! Vou tentar em Braga!
Depois conto o que aconteceu! Obrigada!
@MariaEduardaValente
Eu também responderia ao civilonline e anexaria a imagem das duas páginas (e não o link) do batismo que o Cristiano encontrou, ressaltando a data do batismo (18/10/1914) e local (igreja de São Martinho de Antas no concelho de Sabrosa). Isso deixa claro que ocorreu no atual distrito de Vila Real, pois não há outro concelho de Sabrosa. Ressaltaria também que foi batizado como "Francisco Lopes", filho de Manoel Rodrigues Bertello e Emilia Ribeiro Lopes.
Também anexaria a imagem (e não link) desses links abaixo:
Esse é a capa do livro de batismo de 1914:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89C2-D9DW-X?view=index&action=view&cc=1976140
E esse é o termo de abertura desse livro:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99C2-D98Q-R?view=index&action=view&cc=1976140
Esses livros tem que estar em algum lugar, pois o Family Search conseguiu fazer o microfilme deles. Talvez tenham parado no Arquivo Distrital de Braga, conforme a indexação do FS que o @eduardo_augusto achou, Mas a indexação do FS pode estar errada; não seria a primeira vez.
Já o arquivo de Braga não faz parte do sistema CRAV (é custodiado pela Univ do Minho), teria que pedir diretamente lá. Eu anexaria também a imagem do batismo no pedido. Vai ter que criar um outro cadastro; clique em Pesquisa/Reprodução e vá seguindo adiante:
https://pesquisa.adb.uminho.pt/oservices
Olá meninos!
Fiz o pedido ao Arquivo de Braga na Uminho, mas a resposta foi:
"Exma. Senhora Eduarad Valente,
O documento que pretende não se encontra no Arquivo Distrital de Braga.
Sugerimos que solicite informação ao Arquivo Distrital de Vila Real.
Com os melhores cumprimentos,
Matilde Almeida"
Ou seja , vou voltar ao Civil onkine, como orientou o @CarlosASP . Aliás, obrigada pelo post tão explicadinho...
Engraçado eu estar com o documento na mão e não encontrá-lo. Se eles entrarem com o processo de nacionalidade na Conservatória com essa cópia, será que eles aceitam? Então eles é que vão buscar, não?
@MariaEduardaValente
Engraçado eu estar com o documento na mão e não encontrá-lo. Se eles entrarem com o processo de nacionalidade na Conservatória com essa cópia, será que eles aceitam? Então eles é que vão buscar, não?
Não. Você tem que providenciar o documento. Pena que algo tão simples esteja sendo tão difícil.
--------------
Agora, o @CarlosASP apontou algo importante. Ele foi batizado como FRANCISCO LOPES, e não como FRANCISCO RODRIGUES BERTELLO. Portanto, você pode tentar escrever para o Civil Online, já que eles deixaram aberta a porta para você fornecer mais informações que ajudem a localizar o documento. Responda em cima do email que você recebeu. Algo assim:
"Bom dia.
Agradeço a resposta. Após pesquisas complementares, verifiquei que o meu parente foi batizado como FRANCISCO LOPES, e não como FRANCISCO RODRIGUES BERTELLO, como pensava inicialmente. Os demais dados permanecem: filho de MANOEL RODRIGUES BERTELLO e de EMILIA RIBEIRO LOPES, nascido em 16 - 09 - 1914, na Freguesia de São Martinho de Antas - Sabrosa - Vila Real
Apresento ainda reprodução do livro de registros de nascimento, obtido pela plataforma FamilySearch (anexe tanto a página do termo de abertura quanto do assento de nascimento, que você pode baixar em PDF).
Com base nessas informações adicionais, solicito que seja efetuada uma nova busca pelo registro de nascimento.
Obrigada,
Maria Eduarda xxxxxxxx"
Que lindo essa ajuda! Estou emocionada com vocês!😳
Já fiz o email. Vamos ver se agora vai! kkkk
Mil abraços!!!
Olá meninos!!
Olha, acabaram de me enviar uma notificação do CIVILONLINE. ENCONTRARAM!!
Enviei para o email deles uns 15 documentos, incluindo registro no Consulado no Brasil e passaportes da família toda! kkkkk Eles tinham que achar!!
Obrigada a todos que ajudaram nessa empreitada!
Agora já sou conhecida na família como caça documentos 😉!
Um forte abraço e até a próxima!
@MariaEduardaValente
ótima notícia!
afinal o nascimento estava registrado onde?
Estava em Sabrosa mesmo, mas como disse @CarlosASP estávamos todos procurando por Francisco Rodrigues Bertello, porque foi esse nome que ele usou em todos os seus documentos brasileiros (ele imigrou para o BR com 7 anos), mas afinal o seu registro é como Francisco Lopes.
No passado esse negócio de nome era muito "flexível". Minha avó imigrou da Lituânia para o BR e o nome dela era Domicella. Mas como era muito difícil para as pessoas falarem, mudou para Dame.😅
E o sobrenome na Lituania tem masculino e feminino, então meus tios tem o sobrenome no masculino e minha mãe no feminino... Uma confusão!!!
@MariaEduardaValente
Que bom que deu certo e ajuda foi produtiva!
Eles mandaram um assento de nascimento informatizado com o nome de Francisco Lopes?
Fica uma pergunta aqui para os demais que colaboraram e outros @eduardo_augusto @ecoutinho @texaslady @AlanNogueira :
Francisco Lopes nasceu depois de 1911; então seu nome foi fixado ao nascer como tal?
Como conciliar isso com o nome de Francisco Rodrigues Bertello adotado por ele como adulto no BR?
@CarlosASP
acho que não terá problema, já que os nomes dos pais aparecem de maneira consistente, e o "Rodrigues Bertello" é claramente o sobrenome do pai.
talvez fosse o caso de mandar algum documento adicional para evidenciar que se trata da mesma pessoa. ou deixar cair em exigência pra ver o que pedem.
Isso, mandaram um assento informatizado. No Assento está Francisco Lopes.
Os pais são: MANOEL RODRIGUES BERTELLO e a mãe, EMILIA RIBEIRO LOPES. Ou seja , bate perfeitamente com as Certidões de Nascimento dos filhos e netos.
Claro que o nome dele será diferente nas certidões, mas acredito que a Conservatória vá fazer a ligação. Como o sobrenome do pai é Rodrigues Bertello, devem assumir esse nome.
Não sei bem o que vai passar. Eles vão entrar com o processo e assim que novos capítulos acontecerem eu aviso a todos.
Ah eu tenho um amigo que está buscando também por seu antepassado e eu indiquei o Fórum, mas ele não recebe nunca o email para confirmar a inscrição. Será que o fórum está cheio?
Alguém sabe dizer o que pode estar acontecendo?
@Admin , pode por favor ver o caso que a @MariaEduardaValente menciona acima?
@MariaEduardaValente
qual é o nome de usuário que seu amigo criou?
@CarlosASP , @MariaEduardaValente ,
como disse o @eduardo_augusto eu já enviaria qualquer documento adicional que mostre que é a mesma pessoa com uma cartinha explicando a situação para evitar uma possível exigência.