Cidadania por casamento
Olá pessoal! Será que alguma boa alma consegue me ajudar a tirar algumas duvidas?
Estamos planejando mudar para Portugal e meu marido e minha filha de 03 anos já tem cidadania. Ambos são brasileiros, mas por meu sogro ser português eles conseguiram a cidadania.
Minha dúvida é sobre a minha situação. Como que eu vou e fico de maneira legal em Portugal? Eu sou Brasileira e não somos casados.
Eu vi em um video atual, sobre a possibilidade de casar no Brasil, fazer a transcrição para Portugal. Lá em Portugal eu peço a autorização de residencia. È isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@GeiseSouza123
Ambos são brasileiros, mas por meu sogro ser português eles conseguiram a cidadania.
Pequena correção: Eles não "conseguiram a cidadania", eles são portugueses. Terem nascido no Brasil não faz deles menos portugueses e serem portugueses não faz deles menos brasileiros. 😉
Minha dúvida é sobre a minha situação. Como que eu vou e fico de maneira legal em Portugal? Eu sou Brasileira e não somos casados.
Eu vi em um video atual, sobre a possibilidade de casar no Brasil, fazer a transcrição para Portugal. Lá em Portugal eu peço a autorização de residencia. È isso?
Sim. Se case e transcreva o casamento ainda estando no Brasil. Você vai entrar junto com seu marido e filha sem problema algum, mas estará com uma autorização de 90 dias como qualquer turista brasileiro. Após 90 dias lá você solicita o Cartão de Residência por ser cônjuge de um português. Adianto que vai demorar para obter o cartão pois quem emite é a AIMA que é um orgão que está caótico. Então esteja preparada para esperar e ter bastante aborrecimento, infelizmente.
Após 3 anos casados você pode pedir cidadania como cônjuge. O processo de cônjuge atualmente leva uns 3 anos (pode ser que daqui a 3 anos, quando vc for entrar com seu pedido a coisa tenha melhorado, mas atualmente é isso), então se você se casar agora (o que eu recomendo você fazer), por volta de 2030 você terá cidadania portuguesa. Parece muito tempo, mas pense da seguinte forma: quanto mais cedo começar, mais cedo termina.
Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]
@ecoutinho Obrigada pela ajuda ;)
Você sabe se eu preciso ir com a passagem de volta comprada?