Processo Recebido no ACP mas senha enviada errada

Enviei meu processo de atribuição de nacionalidade ao ACP mês passado e recebi essa semana o e-mail do IRN confirmando a abertura do meu processo e número de senha, contudo, ao tentar consultar o status, recebo a seguinte informação:

"A senha XXXX-XXXX-XXXX não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo."

Já tentei consultar várias vezes, por vários dias consecutivos e o erro persiste.

Tenho outros processos de familiares que foram enviados no mesmo envelope e as senhas que foram enviadas estão corretas.

Alguma sugestão do que devo fazer? Tem algum telefone que consigo ligar para questionar esse ponto?

Muito obrigado.

Comentários

• @ecoutinho eu liguei lá, mas só falam no atendimento eletrônico que não foi possível atender e pra tentar mais tarde. E quando tento outro item e consigo falar com um atendente, São super grossos, não dão nenhuma informação e já transferem pro mesmo atendimento eletrônico e desligam na minha cara.

• editado October 15

@diegotremonti

Infelizmente o canal de atendimento é lá mesmo. Tente ligar no horário que o atendimento abre (9:00 Lisboa, 5:00 Brasília). Não adianta tentar outro item no menu de atendimento. Se a opção não estava disponível no horário que ligou é pq o atendimento para aquele tópico (nacionalidade) estava fechado.

Cada experiência é de um jeito, e não posso opinar sobre se foram grossos contigo ou não, mas posso falar sobre as vezes que liguei: não tive a percepção de serem grossos, mas é importante saber que os portugueses pensam e se comunicam de uma forma diferente do que estamos acostumados. São diretos na comunicação (o que pode parecer uma resposta "seca" ou grosseira) e, a menos que vc dê sorte de pegar um brasileiro do outro lado, se o seu pedido não for do escopo de quem atendeu (provavelmente foi o caso, pq vc tentou outro item de atendimento) não vão tentar se virar para resolver seu problema, vão simplesmente te encaminhar para o setor responsável e pronto.

Também não vão sensibilizar com seu caso, infelizmente, então não adianta contar uma história na esperança de que isso convença a pessoa a te ajudar a encontrar um caminho, como funcionaria normalmente no Brasil. Na verdade, é mais provável que a pessoa se irrite com a insistência num assunto que ela não atende.

Minha recomendação:

• Ligue no horário que o atendimento abre (5:00 do Brasil),
    • Verifique antes se o atendimento está aberto no dia que ligar (apenas dia de semana e verifique se não é feriado em Portugal ou Lisboa).
    • Se a opção de nacionalidade não estiver disponível no menu de atendimento é porque esse grupo não está disponível naquele dia/horário. Tente em outro horário ou outro dia. Não adianta tentar outra opção pq mesmo que alguém atenda à chamada, não vão tratar do assunto nacionalidade;
    • Esteja com todas as informações para confirmarem sua identidade à mão (se tiver à mão uma cópia de tudo que mandou no processo, melhor ainda)
    • Só vão passar informação para o requerente, se o processo não for seu ou de filhos menores não vão te atender. Peça para o dono do processo ligar (ou o procurador que assinou o formulário)
    • Tenha as perguntas mais ou menos já planejadas e de forma objetiva e direta, sem contar história triste. Por exemplo não gaste tempo dizendo que está aguardando há 1 mês, que a senha que recebeu não funcionou, que está preocupado/insatisfeito etc. Faça um pedido direto e explícito: "Por favor, informe o número do meu processo e a senha de acompanhamento"; "Por favor, qual o estado atual do meu processo de nacionalidade?" etc.
    • Prefira chamar a pessoa por "senhor"/"senhora" ao invés de você ou tu. Use o "por favor" e "obrigado" sempre. Eu várias vezes já me peguei omitindo principalmente o "por favor" ou o "please" ao falar com estrangeiros por que, informalmente, no português de várias regiões do Brasil, dependendo da entonação de voz que usamos na pergunta, o "por favor" fica implícito.
    • Anote o número, repita em voz alta para confirmar e se estiver na frente do computador, aproveite para já testar na hora. Assim pode informar imediatamente caso a senha que ele passar não funcione.

As vezes que precisei, segui dessa forma e funcionou bem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.