Certidão Reprográfica (na horizontal) ?
Estou com um cartório que ao emitir as certidões reprográficas, estão saindo na horizontal e não na vertical. Isso seria um problema para o processo, cairia em exigencia mesmo mandando a digitada junto da reprográfca?
Em outros cartórios eu fiz e em todos eles sairam na vertical, até frente e verso inclusive.
Pedi pra ver se tinha como resolver isso. Segundo o suporte do sistema deles, disseram não haver como fazer na vertical (visto que esse sistema de cópia repográfica é diferente em cada cartório).
Segue uma foto de como estão saindo as certiões reprográficas deste cartório.:
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@roggerwilliam
pode cair em exigência se estiver ilegível.
o “ilegível “ obviamente depende de quem vai pegar pra ler.
vc pode mandar a digitada, como suporte, como vc mesmo mencionou.
mas para nao ter risco, veja se o cartório nao pode fazer uma simples cartinha, “a quem interessar possa… as certidões número tal e tal, da pessoa tal, impressas por via reprográfica, são apresentadas em formato horizontal, devido a limitações técnicas dos equipamentos disponíveis. Asseguramos que trata-se de reprodução fiel do conteúdo dos respectivos livros de registro e ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos. Assinado, reconhecido.”
acho que com isso vc fica 100% coberto… mas tb acho q pode ser uma preocupação desnecessária. Em teoria, o que o cartório tem o mesmo valor legal.
@roggerwilliam se estiver legível e como vc vai mandar a digitada junto acredito que não terá problemas pelo fato de estar na horizontal ou vertical, apesar de ser incomum é um documento oficial e não existe “lei” dizendo como tem que ser o formato da imagem na certidão reprográfica
@roggerwilliam
Se estiver legível pode ir até de ponta cabeça. A minha de nascimento foi emitida como a sua, na horizontal, não mandei digitada uma vez q estava legível, e o processo correu sem problemas.
Boa sorte
É Perguntei sobre estar na horizintal, pois uma das certidões ficu completamente ilegível, uma vez que na horizintal a imagem fica muito pequena, logo praticamente impossível de ler o conteúdo, por isso minha preocupação.
@roggerwilliam
É Perguntei sobre estar na horizintal, pois uma das certidões ficu completamente ilegível, uma vez que na horizintal a imagem fica muito pequena, logo praticamente impossível de ler o conteúdo, por isso minha preocupação.
Está ilegível mesmo? Pela imagem que vc colocou acima não dá para saber. Caso esteja, o que precisa fazer é entrar em contato com o cartório e pedir uma nova emissão, informando que da forma que está o documento está ilegível e não atende à finalidade para a qual você solicitou. Se realmente estiver ilegível o cartório é obrigado a emitir via nova (e apostilar, se vc apostilou nesse mesmo cartório) sem custo adicional, pois foi um erro deles. Informe que tentou apresentar a certidão no consulado português e foi recusada por estar ilegível.
Eu não mandaria uma via adicional digitada para contornar a barbeirada do cartório (primeiro pelo custo desnecessário, segundo pela chance de digitarem bobagem).
@roggerwilliam
@ecoutinho
sua sugestão faz todo sentido. a questão é, o quanto o @roggerwilliam quer brigar por isso. afinal, o cartório já informou que não consegue fazer de outra forma. talvez tenha que falar direto com o tabelião, o que nem sempre é fácil. se isso não funcionar, tem que acionar a corregedoria... e por aí vai. mas o que você falou, seria realmente o correto a fazer, é responsabilidade do cartório emitir o documento em um formato legível.
Olá, pessoal. Estou com uma duvida.
Nasci no RJ. Me casei em SP.
Para Conservatória, uso qual? Ou tem que ser as duas em copia repografica inteiro teor , frente e verso, com reconhecimento do notório?
So a do meu casamento basta?
obrigada.
@Glaziellemarangao é uma espécie de "mito" no Brasil que a certidão de casamento "substitui" a de nascimento, isso não é verdade. Siga a risca a lista de documentos conforme for o caso do seu pedido, lá tem tudo explicado qual a certidão que precisa e em que formato deve ser apresentada:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3
@AlanNogueira compreendi.
Agradeço a resposta .
Então vou tirar as duas, por medida de segurança… melhor ne?
@Glaziellemarangao
Então vou tirar as duas, por medida de segurança… melhor ne?
Mande apenas os documentos mínimos necessários para o seu caso. Mandar documentos a mais “por segurança” na verdade aumenta a chance de alguma pequena divergência (ou erro do cartório) levantar dúvida no conservador e causar uma exigência.
Verifique se no seu caso a certidão de casamento será necessária por alguma razão. Se não for, não mande.
Boa sorte.
@ecoutinho comentário perfeito 👏🏻👏🏻
@ecoutinho entendi.
O meu problema é que eu meu nome mudou após o casamento, sendo assim, não sei se existe essa anotação na de nascimento inteiro teor ou se apenas constara esse histórico no inteiro teor da do casamento.
ou se envio as duas.
Você ja conseguiu a dupla nacionalidade? Tem advogado bom para indicação? Não estou sentindo confiança na que me indicaram, ela alega não precisar ser repografica.
No meu caso será por pedido Sefardita… ta longe na minha árvore genealógica. @AlanNogueira
@Glaziellemarangao no fórum é expressamente proibida a indicação de serviços profissionais, caso realmente deseje contratar alguem para o processo de nacionalidade (lembrando que não é obrigatório), será necessário buscar por outros meios (amigos, conhecidos, etc) indicação de prestadores de serviços... importante é ser alguem de sua confiança.
@ecoutinho@AlanNogueira não sabia. Peço desculpas.
@Glaziellemarangao sem problemas :-)
@Glaziellemarangao
Você ja conseguiu a dupla nacionalidade?
Consegui sim. Fiz a transcrição do casamento dos meus pais, a atribuição de bacionalidade para mim e minha filha menor, a transcrição do meu primeiro casamento, o pedido de nacionalidade de meu irmão e meu sobrinho, tudo eu mesmo.
Agora contratei um advogado para homologar meu divórcio pois é uma ação que só pode ser proposta por um advogado inscrito na ordem de Portugal. Como disse o colega, as regras do fórum não permitem indicar profissionais, então recomendo fazer sua própria pesquisa.
Recomendo antes de partir para a contratação de um advogado você ler os guias disponíveis na página inicial do fórum (estão logo no topo). Provavelmente depois de lê-los e tirar suas dúvidas aqui no fórum se sentirá mais segura para fazer sozinha ou pelo menos terá certeza de que para o seu caso vale a pena investir na contratação de um profissional.
Geralmente não é um serviço barato, então sugiro avaliar com calma se realmente vc precisa.
@Glaziellemarangao
Uma coisa que me ocorreu depois que respondi: a via sefardita ficou muito mais restrita (quase inalcançável) após a mudança na lei que ocorreu em 2022. Verifique se realmente essa via é viável no seu caso. Nesse ponto uma conversa com um advogado (para avaliar a viabilidade do caso) pode valer a pena.