Apostilamento de Haia em Certidão de Nascimento Portuguesa pré-1911; Arquivo Distrital, CRAV

Necessito de Apostila de Haia em uma Certidão Narrativa de Nascimento - Baptismo (Pré-1911), emitida via CRAV, pertencente ao Arquivo Distrital da Guarda (ADGRD), para então seguir com retificações em Cartório no Brasil. O nome do avô materno é diferente entre as certidões portuguesas e brasileiras. Em Portugal, o nome é Manoel António Fonseca, enquanto no Brasil, só Manuel Fonseca.

Eu vi um bom Guia de Apostilamento(s) em Portugal, feito por @mabego: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal

Mas, quando entrei em contacto com a Procuradoria Geral de Coimbra por E-mail, sendo a localidade mais próxima de Guarda, recebi a resposta que só apostilam documentos da área judicial de Coimbra. Adicionaram que apenas documentos emitidos por Conservatórias e outros orgãos poderiam ser apostilados, desde que estejam impressos em papel, após devido envio por correio, ou em agendamento presencial em Coimbra. Sendo necessário apresentar identificação civil. Em meu primeiro contacto com a Procuradoria, havia pedido um formulário para preenchimento. Porém, não fornecerem o formulário, eu que encontrei no próprio site.

Minha dúvida - ainda há como apostilar uma Certidão de Nascimento ou Batismo portuguesa pré-1911, de um Arquivo Distrital, via uma Procuradoria Geral???

Já paguei pela Certidão Narrativa Digitalizada portuguesa de meus familiares. Terei mesmo que pagar novamente uma outra certidão física via CRAV, para envio por correio até Coimbra, daí só apostilar?

Comentários

• Se der faz na justiça, é mais rápido e nem precisa apostilar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.