Tipo de certidão para cada caso

Pessoal, não consegui encontrar claramente informações sobre que tipo de certidão (narrativa, integral, copia reprográfica, transcrita digitada de inteiro teor) devo pedir para cada caso, por favor podem me informar?

1. Pedido de nacionalidade
  2. Transcrição de casamento
  3. Retificação de certidões brasileiras.

Se batismo ou civil, há diferenças?

Comentários

• @rlobo qual é a situação especifica que ira requerer? Veja os guias aqui do forum tem tudo explicado https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui

• @AlanNogueira Todas as situações que eu citei. Não encontrei as informações nesses guias, infelizmente não especifica claramente os tipos de certidões para cada caso.

• @rlobo

Não encontrei as informações nesses guias, infelizmente não especifica claramente os tipos de certidões para cada caso

Especifica sim... Se consultar, por exemplo, o guia "Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C" no link que o AlanNogueira te passou vai encontrar:

2. Certidão de nascimento do filho requerente de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.

Leia o guia para cada situação com calma e se ainda assim tiver dúvida, pergunte.

• @ecoutinho Estou me referindo às certidões de nascimento/batismo portuguesas.

• @rlobo

se forem documentos de Portugal serão reconhecidos, se forem emitidos no Brasil basta reconhecer as assinaturas de quem emitiu ( responsável pelo cartório ou o clérigo ) e apostilar.

Meu bisavô nasceu em Portugal ( pedi a certidão dele no arquivo distrital )

Realizou casamento em uma igreja no Brasil ( pedi a certidão com assinatura do clérigo reconhecida no cartório, apostilei o documento )

Aceitaram normalmente para a transcrição do casamento.

é um exemplo diferente , mas espero que ajude.

• editado September 19

@rlobo

Se você fala de certidões portuguesas, tem duas variáveis que precisa considerar:

1. Data em que nasceu o português: O registo civil foi instaurado em Portugal em 1911, portanto pessoas que nasceram antes de 1911 só têm assento de batismo, que precisa ser pedido no arquivo distrital pelo CRAV (guia abaixo, que informa o formato exato que precisa ser solicitado). Pessoas nascidas após 1911 têm assento de nascimento que é pedido pelo Civil Online (guia também abaixo).
    2. Onde a certidão será usada: Se a certidão/assento português for para ser apresentada a uma autoridade portuguesa (pedido de nacionalidade, transcrição etc) não precisa de apostila. Se for para ser apresentada a uma autoridade brasileira (para retificar um documento brasileiro, por exemplo) a certidão precisa ser apostilada em Portugal para ser reconhecida no Brasil (guia abaixo).

Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

Como solicitar certidões pelo civilonline

Apostilamento documentos portugueses pela PGR em Portugal

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.