Tipo de certidão para cada caso
Pessoal, não consegui encontrar claramente informações sobre que tipo de certidão (narrativa, integral, copia reprográfica, transcrita digitada de inteiro teor) devo pedir para cada caso, por favor podem me informar?
- Pedido de nacionalidade
- Transcrição de casamento
- Retificação de certidões brasileiras.
Se batismo ou civil, há diferenças?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@rlobo qual é a situação especifica que ira requerer? Veja os guias aqui do forum tem tudo explicado https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui
@AlanNogueira Todas as situações que eu citei. Não encontrei as informações nesses guias, infelizmente não especifica claramente os tipos de certidões para cada caso.
@rlobo
Não encontrei as informações nesses guias, infelizmente não especifica claramente os tipos de certidões para cada caso
Especifica sim... Se consultar, por exemplo, o guia "Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C" no link que o AlanNogueira te passou vai encontrar:
2. Certidão de nascimento do filho requerente
de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.Leia o guia para cada situação com calma e se ainda assim tiver dúvida, pergunte.
@ecoutinho Estou me referindo às certidões de nascimento/batismo portuguesas.
@rlobo
se forem documentos de Portugal serão reconhecidos, se forem emitidos no Brasil basta reconhecer as assinaturas de quem emitiu ( responsável pelo cartório ou o clérigo ) e apostilar.
Meu bisavô nasceu em Portugal ( pedi a certidão dele no arquivo distrital )
Realizou casamento em uma igreja no Brasil ( pedi a certidão com assinatura do clérigo reconhecida no cartório, apostilei o documento )
Aceitaram normalmente para a transcrição do casamento.
é um exemplo diferente , mas espero que ajude.
@rlobo
Se você fala de certidões portuguesas, tem duas variáveis que precisa considerar:
Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
Como solicitar certidões pelo civilonline
Apostilamento documentos portugueses pela PGR em Portugal