Registro de casamento
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Parecer Técnico e/ou Jurídico sobre necessidade de Transcrição de Casamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Ola pessoal,
Volto ao forum depois de 3 anos para dar continuidade aos processos de cidadania da família.
Minha mae recebeu a nacionalidade portuguesa via processo de neto, e nao fizemos mais nada desde então.
Minha mae e casada com meu pai, mudou de nome no casamento, eu e meu irmão nascemos apos o casamento (possivelmente meu pai quem declarou nosso nascimento).
E necessario fazer o registro do casamento dela em Portugal antes de eu eu meu irmão solicitar nossa cidadania, certo?
Qual o meio mais rápido de fazer este registro? Se alguem tem familiaridade com este assunto no forum, poderia me direcionar para a sala de discussao correta para que eu possa estudar a respeito?
Agradeco desde ja.
Alberto
@Alberto_Ramos_Luz
E necessario fazer o registro do casamento dela em Portugal antes de eu eu meu irmão solicitar nossa cidadania, certo?
Supondo que o declarante do nascimento de vocês foi o pai (geralmente é) a transcrição é necessária.
Qual o meio mais rápido de fazer este registro? Se alguem tem familiaridade com este assunto no forum, poderia me direcionar para a sala de discussao correta para que eu possa estudar a respeito?
Se você mora nos Estados do RJ ou ES, o melhor caminho é fazer via consulado do RJ, geralmente transcrevem em poucos dias. Se morar no Estado de SP o consulado de Santos é uma boa alternativa (mas o de SP não!!). Para outros Estados, precisa consultar a página do consulado que atende sua região pois cada um tem seus procedimentos e prazos.
Uma alternativa é mandar para o Registo Civil do Porto (CRC-Porto) que aceita receber os documentos por correio e geralmente faz a transcrição em 3 meses. Essa não é a opção mais rápida, mas é uma alternativa razoavelmente segura se eventualmente você tiver dificuldade em usar o consulado (ou o prazo é alto demais). Abaixo o link para o tópico relativo à transcrição de casamento.
Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]
@ecoutinho muito obrigado.
Isto, foi o pai o declarante.
Estou morando na Irlanda e vou mes que vem passar as ferias no Brasil, onde pretendo solicitar todos os documentos e trazer comigo para Irlanda, e então envia-los por correio, mais rápido e barato. Viu enviar ao Registo Civil do Porto então.
Muito obrigado pelas informacoes.
@Alberto_Ramos_Luz
Recomendo pedir os documentos imediatamente. Certidões de inteiro teor levam dias para ficar prontas e as vezes o cartório precisa de autorização do juiz corregedor antes de emití-las. Se deixar para pedir apenas quando estiver lá pode dar o azar de voltar antes dos documentos estarem prontos.
Dá para fazer o processo todo estando fora do Brasil (eu também moro na Irlanda e fiz meu processo e de minha filha a partir daqui), mas como você vai ao Brasil em 1 mês, recomendo fazer os seguintes passos por lá:
@ecoutinho
Que coincidência morarmos os dois na Irlanda.
Obrigado pelas dicas, nao tinha me tocado que deveria pagar a taxa para ter o formulario.
Meu passaporte possui filiação (nomes corretos), e meu RG e novo, porem minha mae esta como o nome de solteira nele. Quando atualizei meu RG pediram minha certidao de casamento o qual fiz nos Estados Unidos e la eles colocam o nome de solteiro da mae. Isto ja me deu dor de cabeca pra renovar minha CNH no Brasil, entao vou usar meu passaporte. Na verdade, estava pensando em organizar tudo e submeter como se fosse minha mae mesmo como requerente.