Certidões

Bom dia. Alguém pode me ajudar? Estou procurando as Certidões de Nascimento e de Casamento das pessoas abaixo e não estou encontrando nada no Family Search… consta que eram Portugueses (da Madeira)… por favor que tem mais expertise me ajude. Gratidão

  • Vicente Antônio Moreira
  • Rosa Muniz Pereira (falecida no Brasil em 11/09/1947 com 66 anos de idade, filha de Manoel Muniz Pereira e Ana Muniz de Freitas)


Comentários

  • Oi @AlanNogueira, obrigado pela resposta mas não entendi a sua colocação. Pode esclarecer por favor.

  • @marioguimaraes apenas com os nomes é muito difícil a busca, você precisa fornecer mais dados como principalmente filiações, datas (ainda que aproximadas), nome de cônjuge, filhos, etc. Nesse link tem os dados, ainda que não tenha todos forneça o máximo que tiver para ajudar as pessoas que querem te ajudar, aumentando as chances de sucesso. Boa sorte!

  • @marioguimaraes

    Complementando a resposta do colega:

    Qual a relação entre essas duas pessoas? Saber possíveis parentescos ajuda na busca.

    E sobre o FS: em geral não é só ir na busca lá e ver se acha algo (se der sorte, acha). Você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • Amigos preciso de uma ajuda. Vou colar aqui o e-mail recebido pelo arquivo central , Porque não entendi ao certo esta documentação.


    No âmbito do processo em referência notifica-se V. Exª, para no prazo de 30 dias úteis, suprir as seguintes deficiências:

    Juntar certidão de nascimento de copia integral tirada por fotocopia do assento original da sua mãe, nos termos do art.º 37.º n.º 3 e 9 do Regulamento da Nacionalidade pelas competentes entidades consulares de Portugal, nos termos do disposto no artº 37º, nº 9 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RN) e artº 440º do Código de Processo Civil Português, ou com a apostilha aposta pela autoridade competente, prevista na Convenção de Haia, relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos atos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia, em 5 de Outubro de 1961vel , porque a junta é uma certidão datilografada.

    Esclarecer a divergência que existe quanto ao nome da sua mãe “ Maria do Carmo Mestre García” e “Maria Mestre García” que existem entre os documentos retificando os que se encontram incorretos .

    Declarar no processo se residiu em outros pais para alem do país da naturalidade / nacionalidade e se assim for juntar registos criminais desses países.

    Informa-se ainda V. Exa. que sem as informações/documentos solicitados, não será dado seguimento ao procedimento já que são necessários à apreciação do pedido.

    Mais se informa que, nos termos do artigo 281º do Código do Processo Civil, será declarado deserto, e consequentemente arquivado, o procedimento que, por causa imputável ao interessado, esteja parado por mais de 6 meses.

     

  • @Danielye

    São três coisas diferentes. Duas são bem simples (a primeira e terceira).

    Primeira: você mandou a certidão "digitada" de sua mãe. Tem que mandar a "reprográfica" (que é uma foto do livro), Só pedir isso no cartório e depois apostilar.

    A segunda é a possivelmente mais enrolada. Aparentemente, em alguns documentos consta "Maria do Carmo Mestre García” e em outros "Maria Mestre García”. Eles querem saber qual é o certo e, aparentemente, estão pedindo que se retifique os documentos "errados" para ficar tudo igual. Vamos ver a opinião de outros foristas sobre isso.

    A terceira é simplesmente esclarecer se você sempre morou no BR, ou se já morou em outros países. Se já tiver morado em outros países, terá que providenciar os antecedentes criminais desse país também,

    Só para confirmar: o seu processo é de neta? ou outro tipo?

  • @CarlosASP @Danielye


    Primeira: você mandou a certidão "digitada" de sua mãe. Tem que mandar a "reprográfica" (que é uma foto do livro), Só pedir isso no cartório e depois apostilar.

    É isso mesmo.

    A segunda é a possivelmente mais enrolada. Aparentemente, em alguns documentos consta "Maria do Carmo Mestre García” e em outros "Maria Mestre García”. Eles querem saber qual é o certo e, aparentemente, estão pedindo que se retifique os documentos "errados" para ficar tudo igual. Vamos ver a opinião de outros foristas sobre isso.

    Também foi assim que entendi, e concordo que esse deve ser o único problema "real" dentro dessas exigências. Eu sugiro você olhar todos os documentos que fazem parte do processo para verificar o que vai precisar ajustar, antes de pedir a certidão reprográfica (item acima).

    A terceira é simplesmente esclarecer se você sempre morou no BR, ou se já morou em outros países. Se já tiver morado em outros países, terá que providenciar os antecedentes criminais desse país também,

    Provavelmente mandou o formulário com o campo "Países onde residiu anteriormente após os 16 anos" em branco. Essa aqui é relativamente fácil de responder, se só morou no Brasil. Quando for enviar todo o restante da documentação pedida (itens anteriores), junte uma simples cartinha, "em relação a ter residido em outros países, declaro que residi sempre no Brasil." Se tiver residido em outros países, aí vai precisar juntar as certidões criminais. Um pouco mais complexo, mas dá pra resolver.

    Só para confirmar: o seu processo é de neta? ou outro tipo?

    Também faço a mesma pergunta.

  • editado September 13

    [removido]

  • @Danielye



    já foi respondido acima.

  • Muito obrigado @AlanNogueira e @Carlos_Affonso. As pessoas citadas eram casadas. Infelizmente não tenho outros dados… 🥲

  • editado September 22

    Gostaria de uma orientação, se possível. Existe alguma forma de saber como anda o meu processo de atribuição por neto ?


  • @bruno1984cesar

    Boa Noite


    Aconselho à você não colocar todo o número do seu processo. É o que eu vejo alguns relatando, porque não precisa. Seria melhor você preencher a planilha de acompanhamento de processos que tem aqui no fórum.


    Para você saber mais sobre como está o seu processo, aconselho você a ligar na Linha Registro.

    Segue o número: +351211950500 ao ligar você clicar em 1 depois 1 novamente e esperar ser atendido. Tenha paciência na espera.

    Você pode ligar pelo Skype. Aconselho você ligar as 12hs, foi os horários que eu consegui ser atendido.


    Quando ligar seja objetivo na pergunta e já tenha o número do processo e algumas informações suas como nome completo, endereço para confirmação que irao pedir a você. Aí você pergunta como está o seu processo e em qual bolinhas está no site.


    Boa Sorte!

  • Olá Jaime e Eduardo. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou fazer isso. Entrar em contato amanhã mesmo com essa linha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.