Transcrição de casamento do meu pai.

Bom dia, pessoal. Tudo bem?

Meu pai já possui a cidadania tem uns 4 ou 5 anos e quer fazer a transcrição de casamento dele atual.

Queria saber exatamente o processo e quais os documentos necessários.

Ele foi casado com a minha mãe, se divorciou e se casou com a atual, no qual tem outros dois filhos. O casamento já tem mais de 10 anos. É preciso transcrever o primeiro, homologar o divórcio do mesmo e após isso transcrever o atual?

Se sim, quais os documentos necessários para todas as etapas e é possível fazer a homologação do divórcio sozinho ou só através de advogado?

Meus cumprimentos,

Yuri.

Comentários

• editado September 4

@Loureirz

É preciso transcrever o primeiro, homologar o divórcio do mesmo e após isso transcrever o atual?

Exatamente isso.

Se sim, quais os documentos necessários para todas as etapas e é possível fazer a homologação do divórcio sozinho ou só através de advogado?

As transcrições dos casamentos ele pode fazer sozinho, mas a homologação do divórcio só pode ser feita por um advogado. Então ele vai ter que primeiro transcrever o casamento com sua mãe (sozinho), depois contratar um advogado para fazer a homologação do divórcio e por último pode transcrever o segundo casamento sozinho (ou aproveita o embalo e já negocia de o advogado fazer tbm a transcrição do segundo casamento rs).

A lista de documentos para transcrição vai depender de onde ele vai fazer (consulado que atende a área que ele mora, ou alguma conservatória em Portugal).

Caso ele more no Estado de SP a melhor opção tem sido o consulado de Santos, caso more no RJ ou ES o consulado do Rio é excelente pois faz a transcrição em poucos dias. Para outros Estados precisa consultar o procedimento do consulado que atende a área.

Uma alternativa é mandar por correio para o registo civil do Porto (CRC Porto) que aceita receber os documentos pelo correio. Geralmente levam uns 3 a 4 meses para transcrever.

Tem um tópico específico sobre transcrição aqui no fórum onde pode ver as orientações e experiências de várias pessoas com cada local.

Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.