Registro de Nascimento Narrativa e Apostilada

Por gentileza, alguém poderia me ajudar? Preciso fazer uma correção na Certidão de casamento da minha avó aqui no Brasil.

O Cartório pediu o Registro de Nascimento narrativa e apostilada, então solicitei no CRAV e me responderam que ela já foi informatizada sob nr 148/2022 e eu deveria pedir em qualquer Conservatória de Registro Civil.

Se eu pedir no Civil online, vi aqui nos comentários que o Ministério Público não aceita para apostilar e quando entro na CRC Vila Real, o sistema encaminha a solicitação para o CRAV.

Comentários

• @sabugo

Não sei onde você leu que o "ministério público não aceita os documentos do Civil Online".

Leia atenciosamente o guia prático de apostilamento, aqui: Guia Prático - Apostilhamento de docs. portugueses através da Procuradoria Geral da República - Página 18 — Fórum Cidadania Portuguesa

Leia tudo. Sim, são 18 páginas. Mas as coisas vão mudando ao longo do tempo, as pessoas vão incluindo mais informações... Mas se você prestar atenção, na última página há uma pessoa reportando em julho que seguiu o guia e deu certo.

Há outros guias disponíveis também. É só ler, usar um pouco o bom senso e confiar.

Se tiver alguma dúvida específica, aí com certeza o pessoal vai poder te ajudar.

• editado August 25

@sabugo

Se eu pedir no Civil online, vi aqui nos comentários que o Ministério Público não aceita para apostilar e quando entro na CRC Vila Real, o sistema encaminha a solicitação para o CRAV.

Leia também o email em que recebeu o código de acesso à certidão do Civil Online. Em especial o primeiro parágrafo após a chave.

Boa sorte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.