Conservatória ou consulado mais rápido em 2024

Boa noite, tudo bem?

Estou juntando a documentação para realizar a transcrição do casamento da minha vó e gostaria de saber se sabem qual o consulado ou conservatória mais rápida no momento. Alguém sabe me dizer? Precisava da transcrição de forma rápida.

Comentários

• @tiagolofredo vc mora em qual estado?

• @tiagolofredo no momento eu não sei se o RJ é o mais rápido, meu primo está aguardando a mãos de dois meses uma transcricao de casamento no consulado do RJ.

• @Destefano boa tarde. Eu moro em SPaulo (INTERIOR) e descobri um Consulado Itinerante que vira na cidade proxima a minha. Eu fiz 3 processos da familia pela ACP que era a mais rapida, e tbm menos burocrática. Agora preciso fazera TC do meu casamento e estou com duvida de qual caminho, e não achei nada ainda aqui no forum .

• @Destefano obrigada, sim eu tenho essa lista. preciso do caminho CONSULADO ou as Conservatórias, que normalmente são mais rapidas. Vou ver aqui o que o pessoal tem falado. Parece que para TC Tondela é a melhor. Obrigada mesmo, abraço

• @RITA GARCIA para o seu caso, penso que é melhor enviar para Santos ou para Porto.

• certo. agradeço....mas creio que são exigencias diferentes né? Pq quando eu fiz os outros processos.....ja fiz 5 cada lugar pede diferentes formularios e exigencias. vou verificar. Gratidão

• @RITA GARCIA tem que ver o prazo atual de Santos, mas era o mais rápido em SP. Do contrário, melhor enviar para Porto mesmo.

A atualização do estado civil é indispensável para se renovar documentos de identificação como o Cartão de Cidadão e o Passaporte, além de ser imprescindível para efeitos de atribuição de nacionalidade.

Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

1. Requerimento  preenchido e assinado 
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    3. Documento Original ou Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado; obs: apostilhamento deve ser original no documento.
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.

Para a transcrição de óbito, são necessários os seguintes documentos:

1. Requerimento   devidamente preenchido, assinado e;
    2. Certidão de Óbito (original) devidamente apostilhada;
    3. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    4. Comprovante de pagamento;

Para solicitar simultaneamente a Transcrição de Casamento e Óbito, deve:

• Reunir os respetivos documentos descritos acima;
    • Preencher e imprimir o requerimento.
    • Efetue o pagamento (consulte aqui os dados bancários) e imprima o comprovante;
    • Envie todos os itens acima para o Consulado Geral de Portugal em São Paulo ou para o Escritório Consular de Portugal em Santos, informando no envelope o serviço ("Transcrições").

Notas

• Caso o português tenha nascido há mais de 100 anos, o requerente precisa efetuar um pedido de certidão, emitida de forma narrativa e datilografada, deste português, diretamente à Conservatória ou Arquivo Distrital, pois estes documentos não se encontram em nosso sistema;
    • Para consultar o valor dos serviços, consulte a tabela;
    • Não haverá devolução de valores após ter formalizado o seu pedido.
    • Caso sua certidão (nascimento/ casamento/ óbito) não esteja em lingua portuguesa, deve estar obrigatóriamente traduzida, essa tradução precisa estar juramentada e apostilhada.

• Atenção: é obrigação do cidadão português (tanto por nascimento como por atribuição) manter seu estado civil atualizado em sua documentação. Nos casos de divórcio ou separação, o nome do cidadão português permanecerá como de casado até que o processo acima seja executado e a averbação conste do assento de nascimento.
    • Tais casos – especialmente quando se trata de cidadã portuguesa divorciada com alteração de nome – são habitualmente motivo de desconforto para a mesma. Daí a importância de se manter o estado civil sempre atualizado.

Obs: Assim que realizado uma transcrição, será emitido em seu assento de nascimento um averbamento:

Exemplo:

Fonte: https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito-exceto-div%C3%B3rcio

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.