Processo de atribuição filhos 1c na crc lisboa

Boa noite!

Enviei o meu processo de atribuição de filhos maiores de idade (1C) para a CRC de Lisboa em outubro de 2023 e, desde então, não tenho recebido nenhuma atualização referente ao andamento do mesmo. Alguém na mesma situação? Alguém sabe a previsão da CRC de Lisboa de dar andamento?

Agradeço desde já!

Comentários

• @juliannag_

infelizmente, até onde sabemos Lisboa é um Dos lugares mais lentos para tratar processos 1C.

seu processo deve Durar entre 18 e 24 meses.

é normal que as bolinhas nao tenham comecado a Andar ainda.

• @juliannag_ filhos em Lisboa previsao de 36 meses.

• A realidade é que não tem previsão certa pra filhos em Lisboa, o que temos é o prazo dos outros pedidos como neto , casamentos e tempo de residência que demoram uns 3 anos em média atualmente.

Caso tenha que enviar um de outro descendente ou familiar envie em CRC PORTO, lá o prazo está entre 6 meses e um ano ( depende da idade do requerente )

• @marcelloamr previsão, previsão, não tem de nenhum lugar. O que eu l s colocam como previsão já não é válido há muito tempo. Existe espectativas em relação ao tempo de conclusão dos principais lugares, ou seja, de Lisboa e de Porto.

Não existe CRC Porto. E Arquivo Central do Porto ou ACP.

Processos de filhos 1C para maiores em Lisboa estão levando cerca de 3 a 3 anos e meio. Já no ACP, esses processos estão com expectativas de 1 ano.

• @Destefano

acho que ele quis dizer Conservatoria do Registo Civil do Porto. (Para confundir a galera, tambem é chamada CRC Porto)

é para lá que recomendam mandar pedidos de transcricao de casamento.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

• @eduardo_augusto mas não se trata de transcrição de casamento... Estão falando de atribuição para filho. Registo Civil do Porto não tem atribuição para nacionalidade.

• @Destefano

estava apenas tratando do que você disse, “não existe CRC Porto”.

e de acordo com a própria página do IRN, o CRC Porto é um local onde o cidadao pode tratar de nacionalidade - Se analisam lá, ou se reenviam para Outro lugar, ou se está desatualizado, não vem ao caso.

meu Objetivo, talvez nao tenha ficado claro, era apenas em relacao à existencia ou não em um “CRC Porto”. Só isso. A menção a transcricao de casamento era só para reforcar que não só existe, Como é mencionado aqui no fórum.

não estou dando nenhuma recomendacao de processo de nacionalidade pra lá.

sem crise. ;-)

• @eduardo_augusto

“não existe CRC Porto”.

Faltou atribuição aí no meio, erro meu. De toda forma, se for ao pé da letra, mas é como se não existisse para os fins a que se destina. No sentido de não existe nenhuma orientação para o envio de processos de nacionalidade. Isso está na subdelegação. Vem ao caso, mestre... Se a pessoa é orientada a mandar para um lugar que não tem essa competência, ela vai perder tempo. E voltando ao pé da letra, se a gente fizer tudo como está no site do IRN, as exigêns aumentarão em 1000%. rsrs

Por fim, todas as que possuem competência para analisar Nacionalidade estão no despacho https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Despachos%20CD/DESP009PCD2024_Balc%C3%B5es_Nacionalidade_p_divulga%C3%A7%C3%A3o.pdf?ver=w4vcG4ueEc-84B5NGX6D8w%3d%3d&timestamp=1719387398431, salvo engano meu, CRC Porto não consta aí.

• @eduardo_augusto como disse, CRC Porto não tem atribuição, mas ainda assim, recebe e envia para o ACP, conforme transcrição de parte do Despacho N.º 009/PCD/2024:

5.1 – Ao ACP são distribuídos os pedidos aí apresentados e os pedidos apresentados nas Conservatórias do Registo Civil do distrito do Porto, com exceção da Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia.

• @eduardo_augusto

(Para confundir a galera, tambem é chamada CRC Porto)

Para contribuir com a crítica ao nome dado, temos quase um homônimo em Lisboa, uma vez que existem:

CRC de Lisboa - Conservatória do Registo Civil de Lisboa

CRC de Lisboa - Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa

• @Destefano

sem esquecer a Conservatória do Registo Comercial de Lisboa… ;-)

embora eu espero que ninguem esteja mandando processo de nacionalidade pra lá… hehe

• @Destefano, @eduardo_augusto, @marcelloamr

Caraca!

Eu fiz o meu processo por assessoria porque eu não estou no Brasil e eu não tinha como procurar os documentos do português in loco, então preferi pagar por um advogado. E ele enviou pra Lisboa. Não sabia que tava tão demorado assim por lá!

Obrigada pelo retorno.

• @Destefano obrigado por postar o mês que estavam analisando em julho/24! Sempre bom termos essas informações, aproveito a oportunidade para perguntar se tens idéia de quanto eles avançam por mês em processos 1C para maiores no CRC. Se em agosto por exemplo existe chance de chegarem na segunda quinzena de novembro

• @Yagodeor difícil de responder isso, mas te garanto que julho e agosto são meses onde eles andam menos com os processos em relação aos demais meses do ano.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.