Andamento do Processo de neto de portugues (bolinha 7)

Olá,

acabo de ver que o processo do meu pai que iniciou em maio/21 está na bolinha sete "terminado".

porém nao entendi qual seria o próximo passo, nem se foi aprovado.

como saber?

«1

Comentários

• editado July 30

@deboratavares

Se está na bolinha 7 seu pedido foi aprovado. Está com a bolinha 7 em verde ou marrom? O que diz o texto logo abaixo das bolinhas? Se a bolinha 7 estiver marrom significa que a etapa 7 ainda está em andamento, ela só estará concluída (verde, como as anteriores) quando for emitido o assento de nascimento.

• @deboratavares ,

se está na bola 7 marrom, e está escrito "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.", tem que esperar o assento ser emitido. Se já está na bola 7 verde então você deve receberr o assento ou por correio ou por email. Ou ainda se quizer pode pedir uma via pelo civil online ao custo de !0 euros. Veja no guia do fórum o link.

De posse do assento já pode solicitar o CC e passaporte. E mesmo não solicitandos seus documentos já pode pedir a nacionalidade para esposo e filhos se for o caso.

• deboratavaresdeboratavares Member
    editado July 31

@ecoutinho e @texaslady está uma bolinha marrom escrito "terminado"

por isso fiquei em duvida, pois não há email deles tb. Devo mandar email?

• @deboratavares só estará terminado quando a bolinha 7 deixar de ser marrom, enquanto ela estiver marrom, é porque o processo ainda não foi terminado, em tese. Em tese, porque pode sim estar terminado e o sistema não foi atualizado para que o site mostre o correto.

A bolinha 7 marrom mostra o seguinte texto abaixo das bolinhas:

O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

No entanto, quando a bolinha 7 estiver verde, essa redação será a seguinte:

O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

• @Destefano entendi. Isso quer dizer que ele foi aprovado de qualquer forma?

Quais são os próximos passos ? quando ficar verde eles enviam e-mail com orientações do que fazer?

• editado July 31

@Deboraca

Esse fluxo do site confunde mesmo. Entenda esse "Terminado" na última bolinha como "Seu processo está na última etapa". Ele só termina com a emissão do assento de nascimento, quando em teoria a bolinha 7 ficaria verde (digo ficaria pq na prática eles não estão atualizando após a emissão do assento).

A informação importante é o texto que está abaixo das bolinhas: "Seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado...".

Quais são os próximos passos ? quando ficar verde eles enviam e-mail com orientações do que fazer?

No momento você precisa aguardar seu assento de nascimento. Infelizmente eles não estão avisando nem mandando o assento por email mais. Algumas pessoas recebem um email informando que o processo foi concluído, mas muitos (eu inclusive) só fica sabendo ligando na Linha Registos depois de algum tempo e perguntando o status. Eles estão emitindo assentos em lotes. Sugiro vc acompanhar por aqui no fórum e quando vir postagens de outros foristas informando que tiveram assentos emitidos em data posterior à data que seu processo foi aprovado, ligue na Linha Registos e pergunte se o assento foi emitido. Se confirmarem você pode entrar no Civil Online e pedir a certidão em PDF (pagando uma taxa de 10 euros).

Com o assento de nascimento emitido você poderá fazer as etapas seguintes como transcrever casamento (caso seja casada), iniciar o pedido de nacionalidade dos seus filhos (caso tenha), marcar de ir a uma loja do cidadão ou consulado (caso viva fora de Portugal) e emitir o Cartão de Cidadão (o "RG" português) e na sequência o passaporte etc.

Minha recomendação é que vc aproveite as semanas que tem pela frente aguardando o assento para planejar esses próximos passos e já levantar os documentos necessários para eles.

• Maravilha! muito obrigada @ecoutinho .

Linha Registos: (+351) 211 950 500 é um único número? Dei entrada por Lisboa.

Me ajudou demais dando uma luz. Obrigada

• @ecoutinho será que ja poderia entrar no Civil Online e pedir a certidão em PDF?

• @deboratavares

será que ja poderia entrar no Civil Online e pedir a certidão em PDF?

Se vc pedir vai apenas perder dinheiro. Eles não têm como emitir uma certidão em PDF de um registro de nascimento que ainda não existe. A certidão de nascimento é um documento dizendo (certificando) que existe um registro no livro de nascimentos referente a pessoa X. No caso de Portugal o livro de registros não é mais em papel, é digital, mas a lógica é exatamente a mesma.

• @deboratavares sendo o processo do seu pai, com fundamento no 1D, de maio de 2021, penso que talvez já esteja finalizado. Porém, precisaríamos ter uma noção de quando é esse despacho. Vc tem o costume de olhar todos os dias e quando vc percebeu isso foi apenas no dia 30/07/24? Ou vc não entra há muito tempo? Porque se vc não entra desde o início do mês de julho, pode ser que esse despacho seja do início do mês e o assento já tenha sido criado. Mas isso depende muito do seu grau de gerenciamento disso.

• @Destefano Eu não entro desde abril. Vou ligar lá mais uma vez para ver se já saiu. Obrigada!

• @deboratavares o seu pai que tem que falar. Eles não vão dar nenhuma resposta a vocês, salvo se você for a procuradora dele no processo.

• Certo, vou pedir a ele para ligar.

obrigada!

• boa tarde!

gostaria de agradece-los pois saiu o assento do meu pai em agosto/24.

iniciamos o processo de neto em maio/21.

@ecoutinho @Destefano segui as orientações de vocês e deu tudo certo. Vamos dar andamento nas demais etapas.

Uma duvida: Primeiro fazemos a transcrição de casamento do meu pai e só depois marcamos de ir ao consulado para emitir o Cartão de Cidadão? Ou já pode ir fazendo?

Em paralelo podemos seguir com o pedido de nacionalidade dos filhos?

• @deboratavares se o seu pai mudou de nome, não teria problema nenhum em pedir o documento no consulado. No Rio, no entanto, eles pedem para fazer a transcrição primeiro. No entanto, caso esteja com tempo e conseguir agendamento, penso que não custa tentar.

• @Destefano não estou vendo vaga para agendar no consulado em sp. é assim mesmo?

• @ecoutinho Como filha já posso dar entrada no processo. Sou solteira, mas caso em dezembro. Sugerem que eu dê entrada depois de casada?

• @deboratavares

Pode dar entrada já.

Você vai "nascer solteira" em PT também. Só após a conclusão do seu processo de nacionalidade é que poderá pedir a transcrição de seu casamento. Portanto, não há razão de esperar até dezembro para dar entrada no seu pedido. Entre na fila já.

Sobre consulado em SP capital: é bem difícil achar a vaga; tem que ficar tentando sempre.

Se estiver disposta a fazer um bate-volta até Santos, lá tem sido bem mais simples. Mas para agendar lá tem que mandar um email com seu fone de contato. Eles ligam de volta para agendar:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/contactos/consulado-geral-2

Uma outra opção para fugir do consulado de SP capital, dependendo de onde mora, é ir em uma "permanência consular", É quando o pessoal do consulado se desloca para cidades de sua área de jurisdição para fazer CC, passaporte etc. São em datas específicas durante o ano. Campinas tem quase todo mês. O método de agendamento explicado aqui:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares#consulado-geral-de-portugal-em-sao-paulo

Mas, caso não tenha mudado nas últimas semanas, Santos tem sido o mais simples, pois funciona o ano todo.

• @deboratavares

Concordo com o CarlosASP! Vc não ganha nada esperando até dezembro. Mande seus documentos para sua cidadania o mais rápido possível. Quanto mais cedo começa, mais cedo termina rs.

• Maravilha @CarlosASP @ecoutinho ! Muito obrigada! vou fazer isso o quanto antes.

Eu e minha irmã podemos mandar junto num único processo os documentos para Portugal?

penso em dar entrada por lá mesmo como fiz com meu pai.

• @ecoutinho @CarlosASP

sobre a documentação, tenho algumas duvidas:

• eu paguei 10 euros para ter o assento do meu pai em pdf, preciso que eles me enviem algo oficial (papel timbrado) para valer no meu processo ou pode ser copia simples desse documento?
    • Preciso anexar no meu processo a transcrição de casamento dos meus pais? Por onde começo aqui? Vi alguns posts aqui no fórum mas fiquei confusa.
    • Preciso mandar para Arquivo Central do Porto ou pode ser por Lisboa?
  • editado September 16

@deboratavares

Eu e minha irmã podemos mandar junto num único processo os documentos para Portugal?

Podem mandar juntas num único envelope, mas cada uma terá um processo separado, com um formulário e taxa para cada uma. O único documento em comum entre os dois processos seria o assento de nascimento do pai, que é uma simples impressão do PDF que recebeu do civil online.

penso em dar entrada por lá mesmo como fiz com meu pai.

O que significa "dar entrada por lá mesmo"? Seria entregar pessoalmente? Pode fazer, mas acho bobagem. Vai ter que agendar, se deslocar à conservatória, perder um dia inteiro numa fila. A única "vantagem" é que vai receber o número do processo na hora ao invés de esperar alguns dias para receber o número pelo email. De resto, o prazo para conclusão é exatamente o mesmo. Na minha visão, é muito sofrimento para pouco ganho.

eu paguei 10 euros para ter o assento do meu pai em pdf, preciso que eles me enviem algo oficial (papel timbrado) para valer no meu processo ou pode ser copia simples desse documento?

Não espere receber mais nada. O que você já recebeu do civil online "é oficial". Você vai imprimir esse pdf e mandar junto ao seu processo. Simples assim.

Preciso anexar no meu processo a transcrição de casamento dos meus pais? Por onde começo aqui? Vi alguns posts aqui no fórum mas fiquei confusa.

Não precisa. Quando a transcrição estiver concluída vai constar um averbamento em sistema no registo de nascimento dele.

Preciso mandar para 

Pode mandar para qualquer uma das duas, mas se fosse meu processo eu mandaria para o ACP (Porto), como por sinal fiz com os da minha família. Lisboa está levando uns 3 anos para um pedido de filho, o ACP tem feito em 1 ano.

• @ecoutinho , Obrigada!

veja se entendi certo:

• Envio para ACP (Porto) num único envelope os meus documentos e o da minha irmã.
    • em paralelo já providencio a averbação de casamento dos meus pais, pois não precisa estar neste envelope com os documentos, visto que eles puxam em sistema. Certo?
    • alguma dica por onde começo a fazer a averbação? vi aqui no fórum algumas discussões, mas não entendi ainda por onde começo.
  • @deboratavares

Envio para ACP (Porto) num único envelope os meus documentos e o da minha irmã.

Correto. Pode mandar os dois no mesmo envelope. Separe os conjuntos de documentos de cada processo de alguma forma (pode ser naqueles saquinhos plásticos para documentos, ou clip etc

em paralelo já providencio a averbação de casamento dos meus pais, pois não precisa estar neste envelope com os documentos, visto que eles puxam em sistema. Certo?

Correto.

alguma dica por onde começo a fazer a averbação? vi aqui no fórum algumas discussões, mas não entendi ainda por onde começo.

A primeira coisa é decidir onde fará a transcrição. Cada consulado ou conservatória tem seus procedimentos, prazos, exigências etc. Uma vez que identificou o lugar onde fará a transcrição vc junta os documentos necessários para transcrever lá. Caso more no RJ ou ES a melhor opção (prazo) é o consulado do RJ. Caso more em SP o consulado de Santos costuma ser uma boa opção. Para outros lugares do Brasil precisa verificar no site do consulado que atende a região.

Uma alternativa é a CRC Porto (não confundir com o ACP, para onde se manda processo de nacionalidade). Eles aceitam receber os doctos pelo correio e geralmente transcrevem em uns 3 meses.

O tópico onde se discute atribuição, prazos de cada lugar, o que se tem exigido de doctos etc é esse: Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

• @ecoutinho show! ficou muito bem explicado. Obrigada! vou dar sequência então.

Obrigada pela ajuda!

• @ecoutinho bom dia! duvida: posso mandar para ACP a transcrição de casamento dos meus pais

e meu processo de cidadania tb ? assim eu usaria uma unica vez a DHL para o mesmo endereço.

• editado September 20

@deboratavares

posso mandar para ACP a transcrição de casamento dos meus pais e meu processo de cidadania tb ?

Não. São lugares distintos. O processo de nacionalidade vai para o ACP (Arquivo Central do Porto) e a transcrição de casamento para a Conservatória do Registo Civil do Porto (CRC-Porto). Ambos estão na mesma cidade, mas são endereços diferentes.

• Ahh entendi. Obrigada! @ecoutinho

• @ecoutinho , como vai?

qual dos dois endereços é o correto para entrega de pedido de nacionalidade na ACP?

• Morada/atendimento: Rua Visconde de Setúbal, 328
    • Morada Arquivo: Rua do Cunha, nº. 404, 4200-250 Porto 

• editado November 8

@deboratavares

Comigo tudo bem e espero que com você também esteja! É na morada (endereço) do Arquivo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.