Certidão de Nascimento Portuguesa de 1923 (cópia do livro)

Olá colegas.

É possível buscar na internet uma certidão de nascimento Portuguesa de 1923 (cópia do livro) de um assento que já foi informatizado?

Seria o assento 1629/1923 da conservatória de Leiria. Precisava consultar no livro pois no informatizado tem uma divergência no nome e eu gostaria de ver o original.

Obrigado.

Comentários

  • @fabianolagoa


    Via de regra os arquivos posteriores a 1911 não estão disponíveis online para visualização - até onde eu saiba, pelo menos.

    Há uma regra para o envio dos registros posteriores a 1911 para os arquivos distritais:


    1. Mais de 30 anos, quanto aos livros de assentos de óbito;
    2. Mais de 50 anos, quanto aos livros de assentos de casamento;
    3. Mais de 100 anos, quanto aos restantes livros de assentos.
    4. Os livros cujos registos tenham sido objecto de informatização são transferidos para a entidade responsável pelos arquivos nacionais.
    5. O disposto no número anterior é aplicável aos livros de registo relativamente aos quais tenha decorrido, à data do último assento


    Como o registro em questão é de 1923, provavelmente o livro já foi remetido de volta para o Arquivo Distrital. Então você precisaria entrar em contato com o Arquivo Distrital que possui os livros de Leiria e pedir para eles digitalizarem para você.

    Crie uma conta no CRAV e faça o pedido. [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa

    Especifique que você quer uma cópia do livro, e não simplesmente uma certidão digitada.

  • editado July 18

    Obrigado @eduardo_augusto

    Mas parece que o livro ainda está na Conservatória. A conservatória que informatizou o assento não é a de Leiria e informou que talvez o livro estivesse lá.

    É possível eu conseguir uma cópia dele?

  • @fabianolagoa


    Se você conseguir identificar onde está o livro, seja em uma conservatória ou em um arquivo distrital, você em princípio pode pedir uma cópia da página do livro.

    Honestamente eu não sei se há alguma restrição legal, mas acredito que não.

  • @eduardo_augusto

    Mandei e-mail pra conservatória e essa foi a resposta:

    Bom dia

    A certidão em papel tem que ser solicitada presencialmente, nesta ou em qualquer outra Conservatória de Registo Civil, uma vez que a mesma tem que ser requerida e devidamente fundamentado o pedido, afim de ser emitida a certidão do livro.

    Com os melhores cumprimentos.

    Agora complicou.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.