Dúvidas sobre aquisição de nacionalidade por casamento
Estou com as seguintes dúvidas quanto ao pedido de aquisição de nacionalidade por casamento:
1 . No site do consulado de SP consta que precisa enviar certidão de nascimento do requerente em inteiro teor e outra em copia reprografica. É necessário enviar mesmo duas certidões de nascimento do requerente?
2. Para onde devo enviar o requerimento? Só pode ser para Lisboa?
3. O tempo mínimo de casamento é de 5 ou 6 anos? O requerente é brasileiro e a esposa obteve agora a nacionalidade por atribuicao como filha.
Agradeço antecipadamente a quem puder me ajudar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Graziela Teodoro
Primeiro de tudo, esqueça o consulado de SP. Só complica, exige documentos a mais, leva mais tempo etc.
Faça o processo diretamente via Lisboa, que é o único que aceita cônjuges. Já é bem demorado de qualquer modo. Use a lista do fórum para cônjuges:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
O casamento já foi transcrito em PT? Esse seria o primeiro passo de tudo. Novamente, esqueça São Paulo capital. Use Santos para a transcrição, se ainda precisar fazer, pois é mais rápido que SP.
Sobre o prazo de 5 ou 6 anos, estou em dúvida pois houve umas mudanças que não sei se entraram em vigor. Talvez @texaslady saiba.
@CarlosASP , @Graziela Teodoro ,
O tempo mínimo de casamento são 5 anos para os requerentes naturais de país de lingua portuguesa.
Muito obrigada, @CarlosASP e @texaslady !