Documentos adicionais
Estou na dúvida se meu processo será aceito. Minha mãe já obteve a cidadania via minha avó, e meu irmão via minha mãe (ela o registrou no cartorio) mas no meu caso foi meu pai que me registrou e lá na conservatoria me disseram que eu não precisava apresentar a transcricao de casamento dos meus pais. cheguei na bola 6, que esta marrom, tem chances deles me negarem pedirem esse documento ou seria exigido em etapas anteriores?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@juliathompsonf
No site de acompanhamento, o que está escrito logo abaixo da bolinha 6 marrom?
@juliathompsonf
normalmente, se o processo já está com as bolinhas 4 e 5 verdes, significa que os documentos foram analisados e já se verificou que você tem direito à nacionalidade portuguesa.
é claro que até a bolinha ficar 7-verde, tudo pode mudar.
No seu lugar, eu não me preocuparia nesse momento. É uma preocupação desnecessária. Se pedirem a transcrição de casamento, é só fazer. Se não pedirem, ótimo, vai sem a transcrição mesmo.
@ecoutinho "O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho."
@eduardo_augusto certo, obrigada!
@juliathompsonf
Respondendo objetivamente a sua pergunta:
cheguei na bola 6, que esta marrom, tem chances deles me negarem pedirem esse documento ou seria exigido em etapas anteriores?
Ainda há a possibilidade de o conservador exigir a transcrição de casamento dos seus pais, pois ele ainda não avaliou o pedido, mas já que você mandou sem transcrever e seu pedido já está "na boca do gol", no seu lugar eu faria exatamente como orientado pelo @eduardo_augusto : Não me preocuparia com isso agora. Se o conservador aprovar ótimo, se exigir a transcrição você cumpre a exigência transcrevendo e bola para frente.
A única coisa que eu já me adiantaria seria no sentido de deixar tudo à mão e conferir se está tudo em ordem para cumprir a exigência caso ela venha: localizar em que cartório está a certidão de casamento dos seus pais; onde está a certidão de nascimento de seu pai; Verificar se no registro de nascimento do seu pai consta a anotação do casamento com sua mãe etc.
Não precisa emitir as certidões ou gastar dinheiro para isso, basta ligar (ou comparecer) no cartório, se identificar como filha e pedir para confirmarem se os averbamentos estão lá. Se não estiver vc liga no cartório onde se casaram e pede para mandarem uma notificação por sistema para que o casamento seja averbado.
Boa sorte.
[removido]
@juliathompsonf
primeiro, vou pedir para o @Admin remover o print do seu processo, pois ele revela o seu nome completo. é apenas para sua segurança.
quanto ao retorno para a bolinha 4. É raro que um processo volte para uma bolinha anterior, mas acontece. Possíveis motivos:
1) erro de sistema. há algum "bug" na plataforma. o sistema mostra voce na bolinha 4, mas na verdade voce está na bolinha 6.
2) alguém do IRN acessou o seu processo e fez uma atualização incorretamente. isso já aconteceu no passado, teve uma vez que um funcionário de uma conservatória, não lembro qual, alterou o status das bolinhas de várias pessoas... ao longo dos dias seguintes, teve que ir corrigindo manualmente...
3) apesar de o processo ter chegado na bolinha 6 verde, alguém levantou alguma dúvida sobre a documentação, e o processo de fato retornou para a bolinha 4;
no momento, não há nenhum indicativo de exigência e portanto, "nada a fazer". Porém, se vc estiver muito ansiosa, ou quiser uma explicação mais detalhada, você pode escrever para a conservatória ou ligar para a linha registos.
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
boa sorte!