Cidadania portuguesa para cidadãos de países africanos

Olá amig@s! Preciso da vossa ajuda -

O meu pai é moçambicano, nascido em Maputo (na altura Lourenço Marques) mas é neto de português (o avô dele é de Tomar, Santarém). Tínhamos feito um pedido de nacionalidade portuguesa em julho de 2022. O processo ainda está em aberto.

Como na altura nao tínhamos recebido a senha para acompanhar o processo online, liguei para os registos centrais em Portugal e disseram-me que, neste caso (Setor PR1, pelo que sei por ser nascido antes de 1974 numa colónia portuguesa em África), não se emitiam senhas online, e apenas se pode informar o próprio requerente através do enderco de email rcentrais.ultramar@irn.mj.pt

Mandámos um email há um ano, em junho de 2023 (demoraram quase 3 meses para responder), e responderam que estavam na altura a tratar dos processos da 1a quinzena de abril de 2020.

Será que alguém tem experiencia nestes casos, ou seja, já acampanhou processos feitos a partir de Moçambique (ou qualquer país africano) e sabe dizer-me quanto tempo demoraram os processos para saírem, qual as expetativas, próximos passos (se houverem), etc.?

Ficava muito grato por qualquer informação pois já estamos à espera há um pouco mais de dois anos sem notícias nenhumas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.