Processo de Transcrição de Casamento e Imigração

Boa noite a todos!


Me chamo Bruno e estou em processo de imigração para Portugal, planejando ir em Setembro deste ano com minha esposa.


Eu já tenho a cidadania portuguesa desde 2019, tenho cartão cidadão com SNS e NISS, somente o NIF que vou precisar tirar lá assim que chegar, minhas dúvidas são em relação a documentação da minha esposa que é brasileira


1. Sobre o processo de transcrição de casamento

- Qual seria o passo a passo?

- O que consigo fazer aqui do Brasil e o que só posso fazer em Portugal?

- Documentação necessária para o processo?

- Qual o prazo médio que leva o processo todo, até ela ter os documentos para estar apta a trabalhar em Portugal?


Nas minhas pesquisas, vimos que o processo não é tão rápido quanto eu imagino e não sei se ficaria tudo pronto nesses 2 meses que temos até Setembro, por isso, pergunto também sobre outros tipos de visto, como visto de trabalho e visto de procura de trabalho, pois entendo que seria uma alternativa enquanto o processo de transcrição não fica pronto.


2. Sobre visto de trabalho/visto de procura de trabalho

- Qual seria o passo a passo?

- Qual o prazo que conseguimos tirar o visto?

- Documentação necessária para tirar o visto?


Tirando essas três opções, existe alguma outra maneira dela entrar em Portugal apta para trabalhar dentro desses dois meses que estamos planejando? Qual seria o caminho adequado para fazer esse processo da forma correta?


Desde já, muito obrigado!

Comentários

  • editado June 19

    @Bruno Teixeira

    Sobre transcrição: a resposta vai depender de em que estado do BR reside. Cada consulado tem seus procedimentos, requisitos e tempos de processamento.

  • Oi @CarlosASP , obrigado pela resposta. Eu moro no RJ, vi que o consulado daqui é o mais rapido, porém vi também que precisaria que minha esposa ficasse 3 meses com status de turista em Portugal, segundo o site da AIMA, somente depois que eu poderia pedir o titulo de residência pra ela. Não sei se essa informação procede, por isso que eu estou buscando as oportunidades de um visto de trabalho, de procura de trabalho e CPLP.

  • @Bruno Teixeira ,

    A informação procede, ela indo como turista. Só depois dos 3 meses ela poderia aplicar na AIMA para o cartão de residência, que daria direito a viver, trabalhar e estudar lá. Infelizmente a AIMA está numa situação complicada e é difícil saber quanto tempo isto levaria. E indo como sua esposa e entrando como turista este seria o procedimento para que ela se regularizasse lá.

    Você pode dar entrada na transcrição de casamento e se sair antes de você ir para Portugal já pode enviar o processo de nacionalidade MOD 3 por correio ou levar e entregar pessoalmente lá se quizer, mas isso não acelera em nada o processo.

    Instruções para transcrição: na página 1 deste tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

    Instruções: MOD 3 : https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3#latest

    Se você já tivesse pedido o processo de nacionalidade dela, aí seria mais fácil e ela já poderia ir com documentos e começar a trabalhar. Mas o processo de nacionalidade por casamento demora no mínimo 2 anos sendo muiiiiiito otimista.

    Então as opções seriam mesmo o cartão de residência mencionado acima pela AIMA ou visto de trabalho ou visto de procura de trabalho, Mas é melhor telefonar no número de contato do link abaixo e perguntar quanto tempo levará para sair este visto. Parece que pode levar 90 dias ou mais. No link abaixo você encontrará instruçoes para ambos os vistos.

    https://www.vfsglobal.com/portugal/brazil/national-visa.html

    Mas analisando seu caso, será bem difícil sua esposa chegar em Portugal em setembro e começar a trabalhar, está muito em cima da hora.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.