Averbação de Casamentos — Como averbo o casamento para minha avó portuguesa e meu avó brasileiro?

Boa tarde!

Estou começando o processo de transcrição de casamento e já tenho a localização de todos os documentos, porém me informaram que para evitar redundâncias seria necessario fazer o averbamento do casamento dos meus avós, casamento ocorrido no brasil, à certidão de nascimento deles para demonstrá-los na situação de casado.

Eu estaria na dúvida por onde e como fazê-los, especialmente para averbar o casamento em portugal! Como proceder?

Comentários

  • @chinchino

    São duas coisas diferentes.

    Transcrição de casamento: isso é para gerar efeito em PT. Ao fim do processo de transcrição, será gerado um assento de casamento PT entre seu avô BR e sua avó PT. E, dependendo do ano que ela nasceu, será criado um averbamento no assento de nascimento PT dela constando esse casamento. Essa é a parte essencial para o processo de nacionalidade PT. Custa 120 euros, mais os custos das certidões, envios etc.

    Já sabe aonde pretende fazer isso? A escolha, muitas vezes, depende de onde reside (no BR - em qual estado; ou no exterior).

    Anotação do casamento na certidão de nascimento de seu avô BR: não é um passo essencial para a nacionalidade PT, na minha opinião. Muita gente recomenda isso por preciosismo, na minha opinião.

    Mas, é um processo gratuito. Em teoria, não se teria que fazer nada. Pois o cartório do casamento tinha a obrigação de informar o cartório onde o nascimento de seu avô BR foi registrado. Para evitar bigamia etc. Na prática, isso muitas vezes não aconteceu.

    Você pode solicitar ao cartório do casamento para informar ao cartório do nascimento sobre o casamento. É obrigação deles fazer isso. É grátis. A realidade, velocidade e a boa vontade em fazer isso varia de RCPN para RCPN - nas duas pontas, tanto do RCPN que informou quanto do RCPN que tem que anotar a informação no registro.