Como localizar nascimento do português

2»

Comentários

  • Boa noite à todos

    Como consigo achar assento de batismo de 1858 do Distrito da Guarda, concelho de Gouveia, freguesia de Cativelos - Portugal?

    Já procurei no Arquivo Distrito da Guarda e lá somente batismo a partir de 1860.

    Fui no Arquivo da Torre de Tombo e não achei tb.

    Não sei onde procurar. Os senhores poderiam me ajudar?

    Procuro o assento de batismo de Rita Mendes, filha de José Mendes e Anna de Jesus.

    Não sei o dia e nem o mês de nascimento, somente o ano de 1858.

    Muito obrigada por

  • Olá, pessoal. Quero agradecer muito quem achou o batismo de meu bisavô. Compreendi sim o porque está com o nome de outro pai. agradeço imenso a vocês. agora preciso conseguir a certidão de Nascimento dele. Carlos Alves de Gouvêa, nascimento 14.02.1891, nascimento Provalvelmente em Vianna do Castello. Acho que o conselho é D'Anha. E o nome do pai deve ser mesmo Antônio Gonçalves d'Oliveira, mas os avós paternos são Sebastião José Alves de Gouvêa (Gouveia).

    No batismo, o nome de Manoel José, não aparece, mas aparece o nome do pai dele que é o Sebastião. Compreendi um pouco o que pode ter acontecido.

    Muito obrigado ao Kleber, ao Allan que me enviaram as fontes. Seria possível informar se alguém sabe um site para conseguir os documentos italianos?

    Desde já agradeço a vocês. Eu estou muito feliz!

    Em julho estarei indo na igreja onde foi o batismo para pegar o documento original.



    Muito obrigada!!! Muito obrigada!!!!!

  • @GlauciaRuesi1

    O batismo já foi encontrado pelo @Kleber Silva Aguiar (veja mensagem dele no dia 10/06, na pagina anterior). Voce nao precisa ir no local para pedir a certidão, siga este guia Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) faça o mesmo com relação ao outro que procura

  • Olá!

    @AlanNogueira

    Achei a do meu avô. Mas não acho a do meu pai por nada!

    A propósito. Gostaria de saber na certidão do meu avô o nome da mãe dele está escrito Josepha com ph e nos documentos do Brasil está escrito Josefa com F. O registro do meu pai deve constar Josefa com F. Isso é uma impedimento para o processo de cidadania? Precisa retificar a certidão de nascimento do meu pai para inserir o PH?

  • @Danielledpt87


    se a unica diferenca que vc encontrou nos registros foi essa questão do nome da mãe do seu avo, nao tem com o que se preocupar.

    Josefa = Josepha.

  • @eduardo_augusto

    Obrigada pela informação.

    Já fico mais tranquila

    você sobre o modelo de certidão a ser pedida no CRAV? Se é Integral ou narrativa e reprodução analógica em papel ou digital?

  • @AlanNogueira e @eduardo_augusto obrigada pela ajuda! Consegui localizar o registro de Nascimento do meu pai no Arquivo Nacional estava nos livros do 12RCPN.


  • @AlanNogueira e @eduardo_augusto eu pedi ao cartório a certidão de nascimento de inteiro teor, cópia reprográfica e depois farei o processo de Apostilamento. Acontece que o livro é manuscrito, mesmo a letra sendo legível, é necessário pedir uma outra certidão de inteiro teor digitada?

  • @Danielledpt87


    estando legível, não há necessidade de certidão digitada.

  • Olá! Procuro assento de batismo de Maria Amélia Alves da Silva, nascida em 1903, não sei o distrito mas seus pais eram da região de Porto. Eram Sebastião Cândido Alves da Silva e Antônia Cândido Alves da Silva.

  • Boa tarde!!

    Eu fiz um pedido lá a no civil online e recebi um e-mail de que foi Recusado.

    O que isso quer dizer?

    Alguém pode me ajudar?

  • Boa tarde! A resposta foi Recusado pois não está a neste lugar...

    Alguém sabe me dizer o conservatório próximo de Nelas?

    Desde já agradeço muito por todas as informações.

  • @natiellycosta

    Que azar que ele não foi registrado no mesmo lugar que os irmãos.

    Aqui o mapa do distrito de Viseu com seus concelhos:

    https://geneall.net/pt/mapa/18/viseu/

    E aqui o do concelho de Nelas com suas freguesias:

    https://geneall.net/pt/mapa/280/nelas/

    Você vai notar que Nelas fica bem na divisa com o distrito vizinho da Guarda, que é esse aqui:

    https://geneall.net/pt/mapa/9/guarda/

  • @CarlosASP

    Sr Carlos muito obrigada pelas informações, as datas que informei foram de acordo a certidão de casamento e óbito dele que são os únicos documentos que temos dele.

    segue a baixo as informações da certidão de casamento


  • @jessrpcruz

    Muitas vezes as datas nos documentos aqui no BR tem erros,

    Já tentou o que foi sugerido na resposta anterior?

  • Obrigada!! Vou procurar!

  • Boa tarde, senhores e senhoras.

    Tenho uma dúvida quanto ao Family search. Eu encontrei o nome do antepassado que queria, mas não consigo abrir a foto nem saber onde ela está. Quando passo o mouse em cima da foto aparece a seguinte mensagem:

    "Imagem disponível

    Para visualizar estas imagens, escolha uma das seguintes opções:

    • É possível ver esta imagem ao acessar um de nossos sites parceiros ou um guardião de registros autorizado (tarifas podem ser cobradas)."

    Onde encontro esses "parceiros"?

    A pagina é esta: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XPL-HP6R

    O cidadão é o Manoel Ferreira da Silva, nascido em 01/08/1876

    Filho de Albino Ferreira da Silva e Maria Rosa de Jesus.

    Se alguém puder me ajudar eu agradeço imenso!





  • editado July 15

    @MariaEduardaValente

    Em alguns casos, como esse, há elementos suficientes na indexação para se achar o registro indo no site do tombo. Tem que ser uma combinação de fatores, como a indexação estar razoavelmente correta (nem sempre está, pois é feita por leitura ótica, uma tecnologia que ainda causa muito erros ao ler manuscritos), ser uma paróquia pequena (onde é fácil achar um batismo só com o ano) etc. Muitas vezes a indexação mostra um ano completamente errado. Deu sorte que mostra o certo.

    É esse aqui, na freguesia de Paradela, concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro. Ver tif 024:

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1260238

    Quando não é possível, aí se pode ir pessoalmente em um Centro de Historia da Família do FS, onde eles tem acesso a essas imagens bloqueadas (em geral por questão de copyright, que limita onde pode ser acessada). São voluntários que atendem nesses centros, com horários limitados, mas bem prestativos; Aqui como achar o centro mais perto de você:

    https://locations.familysearch.org/pt/search

    O Manoel desse batismo nasceu em 02/08/1875 o que é bastante próximo da data que você tem, considerando que frequentemente há erros nos documentos BR nessas coisas, quando comparados ao original em PT.

  • @CarlosASP , incrível como você é rápido!!

    É isso mesmo a neta tinha só documentos brasileiros do casamento dele. Mais uma vez, obrigada!

    Forte abraço!

  • Olá, pessoal.

    Há algum tempo, venho tentando localizar a cidade de nascimento do meu bisavô, Francisco dos Santos, para obter sua certidão de nascimento/batismo, mas até agora não tive sucesso e não encontrei nenhum documento que me auxiliasse. Vocês poderiam me ajudar nesta busca?

    Na certidão de casamento e no RG da minha avó, os pais dela são listados como Francisco dos Santos e Maria Julia de Castilho. Francisco, nascido em dezembro de 1891, casou-se com Maria Julia em 1917. Na certidão de casamento, Francisco é descrito apenas como natural de Portugal. Maria Julia, por sua vez, nasceu em 1º de julho de 1899. Interessante notar que, na certidão de casamento, Maria Julia é descrita como brasileira, mas em sua certidão de óbito, ela aparece como natural de Portugal.

    Além disso, os nomes dos pais de Francisco são João dos Santos e Anna Alexandre, conforme consta na certidão de casamento dele. Já os pais de Maria Julia são Manoel Valente da Silva e Júlia Moriça Castilho.

    Qualquer ajuda que puderem oferecer será muito apreciada. Obrigado!

    Resumo: 

    Quem eu busco: Francisco dos Santos (Português que emigrou para o Brasil)

    Bisavó: Maria Julia de Castilho (possibilidade de ser Portuguesa)

    Pais de Francisco: João dos Santos e Anna Alexandre (Portugueses que emigraram para o Brasil)

    Pais de Maria Julia: Manoel Valente da Silva e Júlia Moriça Castilho (Portugueses que não migraram para o Brasil)

Esta discussão está fechada.