Emissão Cartão Cidadão e Passaporte

Prezados,

Acabei de finalizar o meu processo de atribuição da nacionalidade portuguesa por ser filho de português.

Tenho agendamento no Consulado Português em BH no final deste mês para emissão da 1ª via do cartão cidadão, e a minha dúvida é em relação aos documentos necessários para apresentar no consulado.

De acordo com as instruções , basta apresentar o documento pessoal com foto no dia do agendamento, é isso mesmo? Li em outro lugar para levar a certidão de nascimento portuguesa também.

Assim, especificamente em relação a certidão de nascimento portuguesa, eu tirei a minha pelo site do Registro Civil (https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/), contudo quando fui imprimi-la aparece uma informação de que ela não é válida como certidão. Saberiam informar se a certidão emitida online pelo site possui validade perante o Consulado ou para fins de instruir processo de nacionalidade?


Comentários

  • @thalissonpv


    sim, é isso mesmo.

  • Tem que levar.

    Original e cópia xerox simples da identidade ou passaporte brasileiro.

    Original e cópia xerox simples de um comprovante de endereço, recente.

    Cartão de débito para pagamento da taxa.

    recomendo chegar 15min antes do horário.


    não precisa do assento. Eu não levei. Fui em 13/05

  • @thalissonpv

    O assento de nascimento PT é, na prática, virtual.

    O que interessa são dois dados que você verá no alto: o nome da conservatória que emitiu e um número no formato xxxxx/2024 (pois foi criado em 2024).

    Com esses dados, eles podem acessar o sistema onde os dados estão registrados e verificar tudo.

    Se recomenda imprimir uma cópia simples, com essa chave que recebeu do civilonline, apenas para ter os dados à mão e não confundir algum número. Pode imprimir quantas cópias quiser.

    O acesso ao civilonline só vale por 6 meses, por isso sugiro que grave o documento em algo como Word. Aí poderá emitir mais cópias no futuro, caso queira.

  • NatalyNataly Member

    Pessoal, boa tarde! Não estou conseguindo realizar agendamento para consulado em São Paulo vi que algumas empresas oferecem auxílio nesse processo, sabem se é seguro ou se alguma forma de conseguir por meios próprios?

    agradeço desde já

  • @Nataly

    Não pague por uma vaga na fila. Isso seria alimentar essa máfia que bloqueia todas as vagas disponibilizadas para depois vender.

    Mande um email p o consulado explicando o problema e eles vão te oferecer uma data.

  • NatalyNataly Member

    @ecoutinho agradeco por essa informação,confesso que não estava confortável com essa situação! Vou enviar o e-mail obrigada pela ajuda

  • Também estou a dias tentando e não aparece vaga até o próximo ano, preciso fazer o do meu filho, ele já tem a documentação a 2 anos e ainda não tirei os documentos portugueses

  • @ClaudioSouza

    Segundo um colega aqui do fórum, parece que abriram umas vagas para SP hj, pode ser que ainda estejam disponíveis.

    Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

  • @ClaudioSouza

    Dá uma olhada aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/347640#Comment_347640

    No comentário sobre Santos acima esqueci de dizer que é bom mandar um fone de contato; há relatos que ligam de volta para agendar,

  • @ecoutinho e @CarlosASP gratidão pela ajuda, vou tentar fazer por São Paulo, qualquer coisa tento em Santos, muitíssimo obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.