Busca de Certidão de Nascimento

Estou na busca de informações referentes ao Nascimento e Casamento do meu trisavô para dar entrada no processo de cidadania para minha avó. Não sabemos ao certo quando ele veio ao Brasil. Consegui juntar algumas informações, mas estou completamente perdido na busca, não sei por onde começar/continuar.


Nome: Anibal Vieira de Menezes

Gênero: Masculino

Nascimento: 9 de mar de 1889  

Local: Portugal

Pais: Filipe Vieira de Menezes e Maria Jesuina Vieira de Menezes (nascida De Freitas Menezes)

Esposa: Vitorina de Menezes (nascida Fernandez)

Filho: Jayme Vieira De Menezes


Agradeço do fundo do meu coração se alguém conseguir me auxiliar nesta busca.

Comentários

  • editado May 29

    @CrowleySFake

    Encontrei uma pista, a irma mais nova Natividade (1893) foi batizada na Freguesia de Santa Catarina, em Lisboa https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4816555 imagem m0450.tif (registro n. 123), nele menciona que os pais sao naturais e recebidos (casados) na Freguesia do Arco de Sao Jorge, na Ilha da Madeira.

  • editado May 29

    Casamento dos pais na Paroquia da Sé, Madeira em 1888 https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=487834&FileID=689727&recordType=Description,na realidade eles são naturais do Arco de Sao Jorge.

    Caso voce ou outros foristas nao consigam achar o Annibal, tente pedir o desarquivamento do prontuario de estrangeiro dele no arquivo nacional https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9FH-6NF1?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQK7N-W3GS&action=view

    Caso nao tenha ainda, segue o obito https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSVS-F5C9?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A65V4-7XFR&action=view

  • Alan, boa noite!


    Essa é uma pista nova, nunca havia encontrado. Fiz um outro post tem uns anos (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18208/ajuda-na-busca-de-certidoes#latest) onde botei umas informações extras, estou desde então na busca desta certidão. Lembro que cheguei a procurar horrores por Madeira, mas nunca encontrei, mesmo tudo indicando que seja o local de nascimento desse antepassado.


    Sigo na busca por aqui, agradeço imensamente pela nova pista.

  • editado May 29

    @CrowleySFake

    Se já busca há anos, reitero a sugestao acima, peça o desarquivamento do prontuario dele no Arquivo Nacional (informe a eles o numero do documento constante do cartao de imigracao).

    Já achou o casamento dele (pelos registros dos filhos deve ter sido em SP). Peça também o desarquivamento do processo de habilitação de casamento (documentos que os noivos apresentaram para casar) no cartorio onde ocorreu o casamento. Certidao de inteiro teor do casamento também pode ajudar...

    Procure também o casamento religioso dele, geralmente os casamentos religiosos mencionam a paroquia onde a pessoa foi batizada.

    ----

    Enquanto isso vá olhando as freguesias próximas do endereço que o pai dele declarou no nascimento da irma Natividade. Repare que Filipe era "militar" no registro da filha, e no casamento na Madeira ele já aparecia como "guarda municipal da cidade de Lisboa" então muito provavel que tenha retornado a Madeira só pra se casar e os filhos tenham nascido em Lisboa.

  • @CrowleySFake outro possivel irmão, Ricardo de 1896 batizado na Freguesia da Santa Casa de Misericordia de Lisboa https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6NGR-9D84

  • @CrowleySFake @AlanNogueira

    Acho que esse Ricardo infelizmente não vai ajudar muito, pois não tem o Filipe como pai. Ou é um meio irmão, ou a mãe é uma homônima.

    Aqui o registro da entrada dele na Santa Casa (aparentemente foi deixado pela mãe ou outra pessoa para ser adotado ou criado por outra pessoa). Tif 280:

    https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5820918

    O registro menciona que ele havia sido batizado no Hospital São José. Esse batismo dá mais detalhes, inclusive que a mãe é da Madeira e residia na paróquia de Santa Catarina em Lisboa. Algo que destoa é que ela aparece como "solteira". Tif 457:

    https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5820870

    Esse Ricardo foi "exposto" (deixado lá) na Santa Casa. Pode ver que o registro de entrada é minucioso, descrevendo tudo que estava com a criança. Isso era feito para caso alguém da família viesse, às vezes anos depois, tentar recuperar a criança. Tenho um antepassado bem longínquo que foi exposto em Lisboa. Visitei o arquivo da Santa Casa e fiquei impressionado com a riqueza de detalhes que eles guardavam sobre essas crianças (para que ama de criação foram entregues, se foram adotados etc). Teve uma exposição dos "sinais", esses objetos que acompanhavam as crianças expostas lá:

    https://scml.pt/cultura/arquivo-historico/sinais-de-criancas-expostas/sinais-expostos/

  • @CarlosASP muito interessante a exposição sobre os sinais, já vi essas descrições em alguns livros mas nunca havia visto a exposição com os itens, realmente dá outra dimensão da coisa.

    Esse Ricardo realmente nao é filho de Felipe, mas a mãe parece ser a mesma pois alem de homonina é da Madeira e residente em Santa Catarina, o que são situaçõe smuito especificas... só mesmo o fato de se declarar solteira que não confere pois ela de fato era casada como já encontramos e ela assim se declarou também no batismo de Natividade. Fico me perguntando o que teria acontecido, talvez o marido tenha morrido ou o casal se separado por algum motivo... de todo modo para mim isso reforça que o @CrowleySFake deve buscar o seu antepassado nas freguesias de Lisboa proximas a Santa Catarina.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.