Ajuda na busca de certidões

A quem esteja lendo, tudo certo?


Meu nome é Matheus Henrique, estou na busca por documentos e certidões de meus antepassados vindos da Europa. Um deles, o Sr. Anibal Vieira de Menezes veio de Portugal (provavelmente da Ilha da Madeira) de navio e desembarcou no porto de Santos (São Paulo, Brasil) em 1920. Ele se casou abordo do navio, porém, não tenho informações sobre sua esposa, que também é minha ancestral (tudo que sei, até o momento, é que ela vinha da Espanha e se chamava Vitória, Victória ou Vitorina, mas só).

Gostaria de encontrar tudo que for possível desses dois para que eu pudesse, futuramente, tentar obter a cidadania Portuguesa. Já solicitei ao Arquivo Nacional do Brasil possíveis documentos que eles possam ter posse.

Encontrei registros do Anibal Vieira de Menezes que deixarei em anexo para auxiliar melhor nas buscas. O primeiro deles é um registro de desembarque em New York City em 1913, vindo da Ilha da Madeira (na época, ainda era solteiro), o segundo documento é o Registro de Estrangeiro, de quando desembarcou no Brasil em 1920, já casado, admitido em caráter permanente.

Agradeço imensamente à todos que leram até aqui e que possam me auxiliar de alguma forma.

Matheus H. da Costa Souza


Comentários

  • Boa noite! Já tentou achar a certidão de batismo dele?

  • Luiz Carlos Moura, tudo certo? Eu procurei pela Certidão de Batismo dele no Arquivo Regional da Madeira, porém, a busca não trouxe nenhum resultado. D:

  • @CrowleySFake , ele era de Funchal, Madeira

  • @Leticialele, tudo certo? Como conseguiu a informação, por favor? Agradeço pelo seu tempo! ^-^

  • @CrowleySFake , li na relação de passageiros.

    Mas Funchal tem diversas Freguesias, a única solução é procurar uma a uma, no tombo.pt : https://tombo.pt/m/fun

  • editado June 2021

    Não sei se ajuda, mas algumas coisas:

    Há uma notícia de casamento de um filho de Anibal Vieira de Menezes com VITORINA FERNANDEZ de Menezes. Com isso, você tem indicação do nome da esposa:

    http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_09&pesq=%22anibal%20vieira%20de%20menezes%22&pagfis=42966

    Achei isso via hemeroteca digital; buscando por jornais de São Paulo (já que há menção a Santos).

    Não é uma combinação de sobrenomes rara, mas tampouco é extremamente comum (tipo Silva dos Santos). Não sei se já viu, mas há um casamento na Madeira nos anos 1950s para um José de mesmo sobrenome; ali constam freguesias onde nasceu e onde morava. Pode ser um parente. Pode ser um lugar para arriscar se há um batismo no ano que Anibal nasceu. Além disso, subindo a linha ancestral desse José, pode talvez chegar até um ancestral comum e depois ir descendo de novo até chegar na pessoa que procura. Leva um tempo, mas assim que se pode destravar quando não há muitas informações mais fáceis (um passaporte etc).

    Eu já montei no Family Search árvores de possíveis parentes e fui pesquisando e lendo com atenção cada registro. Às vezes consegui conectar todos os ramos, às vezes não.

    https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=690498&FileID=1964113

    Já olhou os livros ou certidões de inteiro teor de outros eventuais filhos de Anibal? Cada escrivão colocava uma coisa em certidões; numa dessas pode estar a pista para onde Aníbal nasceu.

    No registro de entrada nos EUA, veja se consegue ler no link original (ampliando a imagem) a coluna 11 sobre "nome e endereço completo de parente etc no país de origem). Não é "father", nem mother nem grandfather nem wife nem friend. Não consigo ler, mas é algum de Menezes (J. ???) de Funchal também.

    E lá na coluna 18 (quem ele veio ver nos EUA), consta um primo Manoel (XXX???) que mora em New Bedford, lugar super conhecido pela expressiva colônia portuguesa (se tiver interesse, tem até um filme com a Julia Roberts, Mystic Pizza, que ela é da região, rs). Muitos brasileiros depois foram para lá, exatamente por já haver essa imigração portuguesa anterior. O sobrenome desse primo pode dar mais pistas.

  • @CarlosASP boa tarde! Tudo bem?


    Rapaz, essa notícia é deles mesmo. Nem acreditei quando eu comecei a ler. Eu sou de Jacareí/SP, essa dona Odila Ferreira era minha bisavó, mãe da minha avó. Ela faleceu em 2007, mas eu cheguei a conhecê-la.


    Estou usando o Family Search para fazer minha pesquisa também, já encontrei bastante coisa, vários parentes distantes, mas agora meio que empaquei. Vou tentar achar mais coisas agora que seu o nome da minha ancestral, Vitorina Fernandez.


    Quanto à esse documento de chegada aos USA, to quebrando a cabeça aqui pra tentar entender o que tá escrito nessa coluna, a caligrafia de quem escreveu não ajuda muito.


    Agradeço demais pela ajuda, essas informações vão me auxiliar muito.


    Forte abraço!


    att.


    Matheus H.

  • @CarlosASP , é mother : de Menezes, F Maria Funchal, Madeira; cousin (primo) Manuel Gomes Carvalho

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.